Topo

Ho'oponopono: técnica havaiana promete melhorar a vida através da gratidão

Universa

28/06/2019 04h00

(iStock)

Já parou para agradecer o dia de hoje? Além disso, já conseguiu perdoar algumas mágoas que você passou ou causou? Pois deveria. Esse é o principal lema do Ho'oponopono, uma técnica ancestral de cura havaiana que busca tornar o certo, certo, trazendo a liberação de energias e a cura através do perdão e da gratidão.

Talvez você já tenha lido por aí os dizeres "sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato". Esse é o mantra  mais conhecido do Ho'oponopono e pode ser usado como oração, como música ou meditação. Porém, mesmo sendo bastante difundido inclusive no Brasil, é apenas uma das inúmeras maneiras de se conectar com a energia da técnica.

Veja também

"Aqui no Havaí o Ho'oponopono é um estilo de vida em que você se compromete a curar tudo o que vem até você. É saber-se responsável pelo o que cria e pelo o que compartilha. É um modo de viver 'pono', que significa viver com a decisão consciente de fazer a coisa certa para si e para o mundo", explica a energy coach e healer Camila Borges (@camila.energycoach no Instagram).

O primeiro contato de Camila com a ferramenta foi em 2012, após o término de um longo namoro . Ouvir e repetir a oração foi determinante para tratar sua ansiedade. Em 2018, a brasileira decidiu largar a carreira empresarial em busca de autoconhecimento e se mudou para o Havaí. O objetivo era estudar técnicas ancestrais de cura, caso do Ho'oponopono.

"Para mim, é uma energia que traz liberações que me permitem ser a cada dia mais verdadeira comigo mesma", conta. Formada no IZI LLC, Instituto da criadora da prática, Morrnah Simeona, a terapeuta hoje trabalha para que as pessoas possam sentir melhoras em questões de relacionamentos, trabalho e autoconhecimento através dessa energia.

Lei da atração

Originalmente, nossa alma não carrega culpas ou medos. Esses sentimentos são adquiridos e criados a partir das nossas percepções e experiências de vidas. São esses padrões que causam desequilíbrio em nosso campo emocional, mental, energético e físico. E aí está o foco do Ho'oponopono, que promete limpar memórias e traumas.

"A prática nos coloca de volta em nosso estado original. O que podemos chamar de 'ponto zero', local onde tudo está em equilíbrio , onde tudo se manifesta de forma perfeita e alinhada com a nossa essência", diz Camila, que faz questão de lembrar que atraímos aquilo que insistimos em pensar ou criar em nossa mente.

Isso é o que, em havaiano, é chamado de Aka. São como cordões que nos ligam às situações que já vivemos ou pessoas que já fizeram parte de nossa vida. "Falar sobre situações desagradáveis, por exemplo, faz com que elas sejam alimentadas e se multipliquem. Por isso é tão importante fazer a limpeza que o Ho'oponopono se propõe."

A grande sacada está no fato de que, se atraímos o que pensamos, podemos direcionar essa energia para atrair algo positivo. E como fazer isso? Através da gratidão. "Quando agradecemos, abrimos nosso campo para que mais sentimentos como esse se manifestem", aconselha a terapeuta.

Praticando o perdão

Para ser grato ao que acontece em nossas vidas, antes é necessário abrir espaço para o perdão , que ajuda a libertar a culpa que sentimos por nossos atos ou pelo o que vivemos. Assim, podemos criar um senso de autorresponsabilidade, entendendo que somos responsáveis por nossas dores e, consequentemente, por nossas curas.

"O que eu mais ouço dos meus clientes através é que tudo se resolveu do nada, de maneira simples. É claro que se a ferida for muito profunda, o processo pode ser mais desafiador. Porém, após trazer as questões para a superfície, tudo se resolve de forma mais harmônica", relata Camila.

Para ela, a essência do Ho'oponopono ensina que tudo o que vemos no outro, existe dentro de nós em algum nível. "Se algo ou alguém me causou um sentimento negativo , é porque aquilo existe em mim e eu posso curar. Para isso, podemos fazer as orações ou simplesmente falar as quatro frases. Se fizermos com amor e intenção, sentiremos as mudanças acontecendo de forma sutil e encantadora."

Quer começar a praticar? Abaixo estão as duas orações guiadas por Camila.

Camila Eiroa, colaboração para Universa

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.