Topo

Fim do romance é difícil para todos? Como cada signo lida com a situação

Universa

23/02/2019 04h00

Como reage quem termina e quem leva o fora? (Foto: iStock)

Às vezes, a decisão é mútua. Em outras situações, um dos pares não quer mais a relação e resolve colocar um ponto final – podendo até pegar o outro de surpresa. A verdade, porém, é que o fim de qualquer relacionamento não costuma ser agradável para nenhuma das partes envolvidas.

Sem contar que as reações vão variar muito, dependendo de qual dos lados tomou a iniciativa para o rompimento. Mas alguns comportamentos podem ser esperados, a partir do momento que olhamos para as casas do zodíaco.

Veja também

Conversamos com o astrólogo Alexandre Chut, que nos conta como cada signo reage diante do fim da uma relação, sob dois pontos de vista: quem resolve terminar e quem leva o fora.

Áries

● Quando termina a relação: com o nativo de Áries, é tudo muito rápido: a partir do momento que ele decide acabar com a conexão existente, só se dá ao trabalho de avisar o outro e sair de cena em questão de segundos.
● Quando leva o fora: ao ser "descartado", o ariano assume uma posição firme e igualmente deixa o outro de lado, como se fosse um ex sem importância. Finge que não está preocupado com a situação. Mas também pode mostrar uma postura desafiadora, dizendo que logo, logo estará em novos relacionamentos ou, ainda, se revelar violento, já que não aceita perder o relacionamento.

Touro

● Quando termina a relação: a decisão não é tomada de uma hora para outra. Touro avalia bastante o que pretende fazer. Só que, quando toma uma decisão, não volta atrás.
● Quando leva o fora: a tristeza impera no taurino rejeitado, a ponto de nem cumprir seus compromissos. Se pudesse, ficaria deitado, esperando a próxima relação aparecer. Como não lida muito bem com perdas, o sofrimento e a insatisfação diante do fim o farão sofrer.

Gêmeos

● Quando termina a relação: se não está mais a fim da vida a dois, o geminiano encerra rapidinho a parceira amorosa. Muitas vezes, nem explica o motivo – simplesmente some, perdendo qualquer vínculo com o ex-par.
● Quando leva o fora: não importa o tempo da relação, Gêmeos faz de conta que nem conhece quem lhe dispensou. O negócio, dali pra frente, é conhecer novas pessoas. Seguindo em busca de novos caminhos, ele acredita que sofrerá menos.

Câncer

● Quando termina a relação: Câncer, literalmente, enrola para dar fim ao trato que tem com alguém. Busca pretextos para o término e cria situações em que se coloca no papel de vítima para justificar o afastamento.
● Quando leva o fora: como ocorre com o taurino, a tristeza toma conta do canceriano, que fica remoendo e com uma mágoa profunda do ex. Não entende direito o motivo da separação e segue acreditando que doou muito de si para a outra pessoa. Mesmo com o fim, mantém fotos e mais fotos do relacionamento que acabou.

Leão

● Quando termina a relação: se tem um motivo que leva Leão a romper com alguém é porque não se sente valorizado. Corta a conexão por não ver caminhos de reconhecimento, preferindo buscar novas relações.
● Quando leva o fora: faz de tudo para mostrar que está bem e considera o término um absurdo. Mas também não quer entender porque tudo desandou. Também pode agir de forma diferente, insistindo para voltarem – e se conseguir tal proeza, logo em seguida, ele mesmo vai terminar a relação.

Virgem

● Quando termina a relação: o virginiano pensa bem antes de tomar uma atitude. Se o par quiser voltar, Virgem se mantém frio e lista os diversos porquês que o levaram ao fim, num posicionamento firme, sem muitas chances de retorno.
● Quando leva o fora: mergulha nos afazeres, tanto no trabalho quanto em casa, tentando fugir da tristeza. Busca analisar onde errou e, se não encontra as próprias falhas, pode até ficar doente com a situação.

Libra

● Quando termina a relação: Libra passa por um longo período de dúvida. Pensa que, por um lado, precisa terminar e seguir. Mas também se lembra de tudo bem que viveu. Quando chega à conclusão de que não conseguirá ficar mesmo no relacionamento, abre o jogo e fala o que pensa. Porém, tende a se manter indeciso e, diante da insistência da outra parte, pode até abrir mão da sua posição e voltar atrás.
● Quando leva o fora: diante do "tchau", a reação do libriano é se empenhar para, de alguma forma, compensar o que errou. Por um tempo, tenta reatar. Se não consegue, chora, pondera bastante, mas
se prepara para agir melhor no próximo relacionamento.

Escorpião

● Quando termina a relação: se dá o fora, Escorpião corta para sempre o contato com o ex. Tira até as raízes do sentimento para que a conexão não retorne. É direto e, muitas vezes, cria cicatrizes no outro.
● Quando leva o fora: entra em contato com a dor profunda, mas prefere sair com outras pessoas para evitar mergulhar na lama. Se é ou está muito apaixonado, tenta um retorno de todas as formas.

Sagitário

● Quando termina a relação: é direto e rompe o relacionamento sem dó. Se perde o interesse, explica de forma otimista que o lance terminou e que há poucas chances de volta.
● Quando leva o fora: Sagitário parte para outros relacionamentos, pois não se permite cair em tristeza. É que, quando o amor é forte, o sentimento se transforma em mágoa e, às vezes, em rancor – e ele quer fugir disso. Há quem se revele repetitivo e insista na tentativa de retorno.

Capricórnio

● Quando termina a relação: explica o motivo do corte – geralmente por não se sentir valorizado. Além disso, Capricórnio costuma ser um pouco violento com as palavras nessa situação.
● Quando leva o fora: por sorte, o capricorniano é regido por metas e objetivos. Analisa o que deu errado e segue aguardando novas oportunidades do coração. Caso goste muito do outro, tende a ficar triste e tentar reerguer a conexão. Se não rolar, guarda rancores por décadas.

Aquário

● Quando termina a relação: Aquário é o signo mais frio e direto para dar um fora. Quando termina, é porque realmente não quer mais nada. Pode avisar através de uma mensagem e desaparecer. Além do mais, é praticamente impossível dar uma nova chance à união.
● Quando leva o fora: o aquariano encontra os amigos, conta sobre separação e escuta os conselhos. Racional, desapegado e até meio frio, reflete e entende que o relacionamento não daria certo. Em seguida, retoma a vida.

Peixes

● Quando termina a relação: pode terminar, mas pode também retornar ao relacionamento, já que Peixes se mostra instável e tende a se arrepender – ou seja, não é tão efetivo no rompimentoo.
● Quando leva o fora: o relacionamento rompido leva o pisciano à profunda tristeza. Ele se vitimiza e fica bem triste, pois tudo o que havia imaginado, bem como suas expectativas, vão por água abaixo.

Claudia Dias, em colaboração para UNIVERSA

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.