Topo

Nada de cacto e coisa embaixo da cama: ajuste Feng Shui da casa em 8 passos

Horas de dar tchau para aquele cactos dentro de casa - Jake Goossen/Unsplash
Horas de dar tchau para aquele cactos dentro de casa Imagem: Jake Goossen/Unsplash

Colaboração para Universa

19/10/2022 04h00

O Feng Shui é uma técnica oriental que organiza os espaços de maneira harmônica para atrair boas energias. A técnica pode ajudar a trazer sorte e fluidez para o lar, mantendo os moradores com boa saúde e felicidade.

Seus primeiros registros datam de há mais de 4.000 anos, e o nome tem origem chinesa que significa "vento" e "água".

Para nós, a prática é uma verdadeira terapia de casas. Para começar, nada de objetos embaixo da cama. Calendários antigos também podem atrasar a vida.

Quer equilibrar o seu lar? Descubra abaixo como ajustar o Feng Shui com apenas oito passos.

1. Tire os objetos debaixo da cama

Já reparou que os orientais montam suas camas bem próximas ao chão? Isso não é apenas uma mania qualquer. É uma maneira que eles encontraram de ficarem mais perto do solo para absorver toda energia da terra, que, para eles, é sagrada. E o brasileiro tem aquela mania de enviar tudo embaixo da cama. Então, o primeiro passo do Feng Shui é dar uma limpeza geral embaixo da cama e mover aqueles objetos para um armário. Cama baú então, nem pensar! Sapatos, malas, bolsas e eletrônicos podem atrapalhar seu sono e trazer sonhos confusos. Isso também vale para quem mora em apartamento.

2. Nada de espelhos que refletem a cama

Por falar em quarto, uma dica clássica do Feng Shui é não ter espelhos no quarto que fiquem posicionados de maneira que reflitam a pessoa deitada na cama. Basta colocá-lo em um lugar onde você não se enxergue nele. Isso porque o espelho gera uma aceleração na energia e pode trazer um aumento de pressão e batimentos cardíacos. E, isso acaba deixando o sono agitado e pouco proveitoso. Para armários que têm portas espelhadas, vale fazer o teste de cobrir a porta e observar se o sono fica mais fluido.

3. Se livre dos vasos com plantas mortas

O intuito de ter plantas e flores dentro de casa é trazer harmonia e leveza ao ambiente. Elas são um filtro de energias, que possibilita a prosperidade entrar na casa. Cultivar uma planta já morta acaba por afastar as coisas boas do seu lar. Se não quiser jogar fora, que tal adubar a terra, cortar os galhos secos e semear uma nova plantinha? Se você tem dificuldade para cuidar com dedicação, escolha espécies que não precisam de água todo dia.

4. Nada de cactos dentro de casa

Quando falamos de plantas que não precisam de água todo dia, quem vem à cabeça? Os cactos! Porém, eles não são uma boa companhia para ter no ambiente interno da sua casa. Além de conterem espinhos, o que traz a energia de afastamento, retém muita água. E tudo que retém muita água acaba por absorver muitas emoções também. Mas calma! Não precisa jogar fora aquele vasinho de suculenta ou cacto que você tem há anos. Opte por deixá-los na área externa, em varandas, quintais ou apoios de janela.

5. Dê um fim em objetos quebrados

Espelho quebrado dá 7 anos de azar? Então dá para ter uma ideia o quanto o Feng Shui detesta aquele arsenal de objetos danificados no fundo do armário. Faça uma limpeza geral: nada de guardar aquela louça trincada ou itens que não funcionam mais. Aproveite para praticar o desapego — e evitar ser uma pessoa acumuladora. Lugar de coisa quebrada é no lixo e não adianta remendar. Se livrar de tudo isso faz com que você evite problemas emocionais e indecisões, permitindo que a energia flua sem interrupções.

6. Cuidado com objetos pontudos

Deixar expostos objetos pontiagudos como facas, tesouras e ferramentas não é aconselhado pelo Feng Shui. Isso porque esses itens seriam responsáveis por cortar toda a energia que circula onde eles estão, afetando a harmonia do local e dos que ali habitam. Por exaltarem agressividade, podem fazer com que o relacionamento dos moradores reflita essa energia, acarretando em brigas, discussões e falta de afeto entre as partes.

7. Nada de lixo acumulado

Quarto da bagunça, depósito, despensa ou porão. É muito fácil lotar esses cômodos com tudo aquilo que a gente não vai mais usar. Acontece que com o passar do tempo todos esses objetos acabam virando um verdadeiro entulho cheio de pó. E, para o Feng Shui, não tem nada mais perigoso para a fluidez da energia na sua casa do que esse tipo de acúmulo. Atenção também para as caixas de papelão vazias, plásticos com bolhas já murchas, revistas antigas, resto de pisos e azulejos velhos. Não vai usar? Mande embora sem dó!

8. Se livre de relógios parados e calendários antigos

Manter relógios quebrados pendurados na parede não é um bom negócio. O mesmo vale para os calendários antigos, que te prendem em planejamentos esquecidos e não concretizados. Fazer a energia circular no momento presente é essencial no Feng Shui para manter o ambiente, e seu dia a dia, harmonizados. Faça a limpa atrás das portas para jogar fora todas as folhinhas antigas e troque as pilhas dos relógios. Outra dica é mantê-los sempre no horário certo. Nada de adiantar os ponteiros para não atrasar os compromissos, ok? Alinhe-se ao tempo dos dias.

Veja itens para decorar sua casa com o Feng Shui

10 incensos Chakras Goloka

Incensário Cascata de Fumaça Grande

108 dicas de feng-shui para trazer harmonia e felicidade à sua vida

Fonte de Água Redonda em Concreto

Rodapé content commerce -  -