Topo

Abra seus caminhos: hoje é o ápice do inverno e o dia perfeito para isso

Universa

01/08/2018 05h00

Esse é o período que dá mais vontade de se recolher e ficar na sua (Foto: iStock)

Aqui no hemisfério sul, o ápice do inverno acontece hoje, 1º de agosto, data que marca o Imbolc para as culturas pagãs. A palavra irlandesa significa "dentro da barriga", fazendo alusão ao fato de ainda estarmos reclusos em um período mais gelado e escuro, mas prestes a sair para aproveitar o sol. O termo também está relacionado à amamentação, já que na natureza é quando as fêmeas começam a lactação, e ao nascimento das coisas, visto que as colheitas também acontecem neste período.

É um momento que representa o crescimento e a vitalidade, a oportunidade perfeita para florescer depois de um longo período introspectivo. Ao mesmo tempo em que estamos atravessando os dias mais gelados do Inverno, recebemos o prenúncio de dias mais quentes e floridos com a proximidade da primavera.

Veja também

Para pagãos como os celtas, o calendário seguia um modelo diferente que recebe o nome de Roda do Ano. Nessa roda, é possível encontrar oito celebrações importantes durante o ano, conhecidas como Sabbats. Até hoje simpatizantes e praticantes da Wicca, por exemplo, costumam celebrar e comemorar fielmente essas datas, sendo o Imbolc uma das mais importantes entre elas.

No hemisfério norte, o Imbolc acontece no dia 1º de fevereiro, que é quando o inverno é mais rigoroso por lá. O festival também é conhecido como Candlemass, já que nas festas e rituais as mulheres costumavam usar coroas com velas acesas, simbolizando a alegria e o calor da vida. Além disso, diversas outras velas e fogueiras representavam a iluminação do espírito e o poder criador. Isso porque, na Roda do Ano, a data marca o momento em que a Deusa supera a frieza e seriedade do período invernal, assumindo novamente sua faceta jovial e criativa.

Como comemorar o Imbolc

Posso eu, uma pessoa não-pagã, comemorar o Imbolc? Mas é claro! Afinal, todo mundo sente a diferença de ânimo no calor e no frio. Aquele sentimento introspectivo que vem no Inverno, a vontade de ficar em casa assistindo Netflix  ou embaixo das cobertas até o soneca do despertador tocar pela décima vez são indícios da necessidade de recolhimento do período.

Com a aproximação da primavera isso muda totalmente. A sensação é de que algo precisa florescer, de que precisamos nos mexer para que algo novo surja. Justamente por isso a luz do fogo é tão importante: é preciso iluminar bem o que até então estava escuro para saber a direção a ser caminhada. Você sabe o que gostaria de atrair para sua vida nos próximos meses? Precisa de um novo começo? Agora é o momento certo para pensar sobre isso.

Mentalize na chama das velas

Velas de cor vermelha, laranja ou amarela representam a energia do Imbolc. Quando você acende a chama e mentaliza o que gostaria de atrair para essa nova fase, consegue focar seu pensamento nos seus ideais. E como nossa mente é poderosa, reafirmar suas intenções para si mesmo, em um momento de concentração, deixa o processo ainda mais fácil!

Escreva o que gostaria de atrair

Quer um novo emprego? Um carro diferente? Mudar de cidade? Quer tanta coisa que nem consegue lembrar de tudo? Esse emaranhado de pensamentos soltos na cabeça precisam ser organizados para entender por onde começar. Que tal fazer um caderninho de Imbolc e plantar as sementes que você deseja ver florescer na próxima estação?

Quer um novo amor? Perfume-se

Como você quer chamar a atenção dos outros se você não chama a sua primeiro? O primeiro passo é se sentir bem ao olhar pro espelho  e isso pode começar escolhendo um novo corte de cabelo, por exemplo. Além disso, o segredo para a primavera ser tão bonita é a beleza e o perfume das flores, então inspire-se nisso. Perfumes florais e cítricos dão a cara dessa nova fase, aposte neles.

Tempere bem a comida

Outro grande elemento usado durante o Imbolc são as ervas, e muitas delas podem ir diretamente para o seu prato. Prefira as ervas frescas como salsinha, alecrim, manjericão e sálvia. Além de dar um gostinho especial para a comida, todo o frescor de um tempero fresco e natural ajudam a despertar para essa nova fase.

Deixe o artista que existe em você aflorar

Faz quanto tempo que você não pega um papel sulfite e uma caixa de lápis de cor ? Ou então, que não escreve em um caderno, com caneta mesmo, e não em um celular? Transformar suas vontades em desenhos, poesias, músicas e textos inspiracionais também são uma ótima pedida para ir se despedindo do inverno. Bora começar a botar as asinhas de fora.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.