Topo

Punhal, machado, moeda, sino... Como é seu signo no horóscopo cigano?

Universa

30/06/2018 04h00

Na busca pelo autoconhecimento, é possível encontrar diferentes vertentes que analisam e explicam o comportamento de cada indivíduo, suas potencialidades, seus talentos e desafios. A astrologia é o estudo mais conhecido e seguido. Mas existem outros caminhos, entre eles o zodíaco cigano.

Na verdade, não é algo tão diferente dos 12 signos que já conhecemos no horóscopo tradicional. De acordo com a equipe de especialistas do Astrocentro, o zodíaco cigano também é representado por 12 instrumentos, ou melhor, por 12 objetos do cotidiano desse antigo povo.

Veja também

Enquanto o zodíaco tradicional tem interferências dos astros, que regem e influenciam as características dos signos, no cigano, são os metais da terra que cumprem essa função. Isso porque esse grupo étnico considerado nômade dominava a arte e o trabalho com os metais.

Nesta análise esotérica, cada metal é associado a um período do ano – que coincide justamente com os meses de regências da astrologia tradicional. A diferença, nesse caso, é que não existem previsões diárias que podem orientar os passos de alguém.

Isso porque o zodíaco cigano engloba apenas a personalidade do indivíduo que nasce nas datas predefinidas e a forma como ele irá agir durante a sua vida. Os 12 signos são:

  1. Punhal: nascidos de 21 de março a 20 de abril, equivalente a Áries
  2. Coroa: nascidos de 20 de abril a 20 de maio, equivalente a Touro
  3. Candeias: nascidos de 21 de maio a 20 de junho, equivalente a Gêmeos
  4. Roda: nascidos de 21 de junho a 21 de julho, equivalente a Câncer
  5. Estrela: nascidos de 22 de julho a 22 de agosto, equivalente a Leão
  6. Sino: nascidos de 23 de agosto a 22 de setembro, equivalente a Virgem
  7. Moeda: nascidos de 23 de setembro a 22 de outubro, equivalente a Libra
  8. Adaga: nascidos de 23 de outubro a 21 de novembro, equivalente a Escorpião
  9. Machado: nascidos 22 de novembro a 21 de dezembro, equivalente a Sagitário
  10. Ferradura: nascidos de 22 de dezembro a 20 de janeiro, equivalente a Capricórnio
  11. Taça: nascidos de 21 de janeiro a 29 de fevereiro, equivalente a Aquário
  12. Capelas: nascidos de 20 de fevereiro a 20 de março, equivalente a Peixes

Conheça um pouco mais sobre cada signo, segundo informações da equipe do Astrocentro:

Punhal

Item muito presente nos rituais ciganos, é uma arma curta, sempre pronta para ser usada no combate e fácil de ser carregada para todos os cantos. Tais características são associadas às pessoas ligadas a este signo: são corajosas, agressivas e estão sempre prontas para entrar numa disputada.

Coroa

Ciganos gostam de joias e prosperidade material e, nesse universo, a coroa é um símbolo de muita riqueza. Isso significa que os nascidos sob este signo dão muito valor aos bens materiais, ao dinheiro e à vida com bastante prosperidade. É a turma que trabalha arduamente para enriquecer.

Candeias

Este é um item para iluminar, geralmente pendurado na parede, e que queima um pavio embebido em óleo. Trata-se de um objetivo bastante usado pelos povos ciganos para iluminar os acampamentos e, por isso, simboliza a iluminação do conhecimento, que vence a escura ignorância. Nascidos neste período são curiosos por natureza. Querem saber tudo o que existe ao seu redor e tentam transmitir aos demais os assuntos que dominam.

Roda

É a simbologia cigana para o movimento da vida -os grupos nômades viajavam em carruagens, que dependiam de rodas. Nesse contexto, as pessoas desse signo têm forte ligação com o movimento, sobretudo o das emoções, já que os sentimentos motivam o vaivém das relações e do mundo como um todo.

Estrela

Era no céu que os ciganos buscavam a referência de iluminação, buscando nas estrelas um ponto de apoio. Por isso, as pessoas deste signo estão sempre brilhando, geralmente em posições nas quais possam ser notadas por todos que estão à volta. Essa luz própria é benéfica, pois inspira seus semelhantes.

Sino

Nascidos neste grupo tendem a ser pessoas metódicas, perfeccionistas, que raramente erram. Elas espelham a rigorosidade do sino de uma igreja, que é regular na marcação de horas, sempre badalando nas horas exatas e servindo de referência para uma população.

Moeda

Como toda moeda tem dois lados (cara e coroa), acredita-se que quem nasce sob esse signo cigano tem a capacidade de avaliar sempre os dois lados de qualquer situação ou fato. Além dessa análise ponderada, apresenta o dom de promover o equilíbrio e a resolução dos conflitos.

Adaga

Essa arma branca, pouco maior que um punhal, pode ser usada tanto para o bem como para o mal, para a defesa e para o ataque. Assim, quem nasce neste período e sob esta regência é alguém que pode desarmar qualquer pessoa (recorrendo muito ao lado emocional), mas também pode entrar num combate infinito, com bastante intensidade.

Machado

Utensílio extremamente importante para os ciganos, o machado era um instrumento de trabalho -os antigos o usavam para manipular a madeira. Os nativos deste signo são aqueles que se aventuram diante do inexplorado e que se preocupam com sua comunidade, sempre atrás de suprimentos e bem-estar.

Ferradura

Eis um signo que é resiliente, que não tem pressa para alcançar seus objetivos, mesmo que sejam distantes e que signifiquem grandes jornadas. Este perfil tem tudo a ver com as ferraduras que protegiam os cascos dos cavalos, animais domesticados pelos ciganos para as longas distâncias que eles percorriam.

Taça

É uma pessoa bastante ligada ao coletivo, que se preocupa com o bem-estar do grupo que está à sua volta e que não mede esforços para promover melhorias para quem precisar. Tais características são associadas à taça, item muito utilizado nas festas, celebrações e comemorações em conjunto, comuns entre os ciganos.

Capela

O espaço de oração representa a conexão com o divino e com as questões espirituais e/ou religiosas. Quem nasce nesse período é alguém com forte inclinação à espiritualidade, sendo mais sensível às energias de um ambiente que as demais pessoas.

*Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.