Topo

É Solstício de Inverno! Prepare-se para um momento de renascimento

Universa

21/06/2018 15h28

Veja como aproveitar este período de transformação (Foto: Getty Images)

Se agora o dia parecer curto e a noite longa, não estranhe, não é só impressão! Isso acontece porque, no hemisfério sul, o dia 21 de junho marcou o Solstício de Inverno.

Ou seja, além da chegada da estação mais fria, é quando o Sol incide no ponto mais inclinado da Terra, ficando mais distante de nós do que no restante do ano.

Além de as temperaturas ficarem mais baixas, os animais se recolhem e as folhas secas caem no solo para nutrir as raízes. Observar a natureza durante esse período é interessante para perceber que o momento é propício ao silêncio e ao recolhimento.

Veja também

A data, comemorada pelo mundo todo há milhares de ano, marca um período de renovação e isolamento.

Assim como os animais que hibernam, o Inverno nos convida a silenciar e imergir em nós mesmos, justamente para criar uma conexão mais forte com as nossas profundezas e poder seguir firme em nossos propósitos, ainda que em um momento de escuridão.

Aproveitar essas influências é uma das melhores pedidas do Inverno. Por isso, por mais que você fique meio deprê nessa fase, tente entender os motivos de se sentir assim. Tudo o que você sente diz muito sobre você!

A data também é conhecida como Yule para as culturas pagãs, e marca um dos festivais mais celebrados ao redor do mundo. No hemisfério norte especialmente, já que a entrada do inverno coincide com o Natal, de 21 de dezembro a 25 de dezembro, durante o nosso Verão.

Para os celtas, a transição entre estações marca um verdadeiro renascimento, um momento de reafirmar a continuação da vida. Isso porque é o momento em que a Deusa dá à luz ao seu novo filho, um renascimento simbólico do Deus Sol. Já no hemisfério sul, o Solstício é comemorado do dia 21 ao dia 25 de junho.

Se faltava coragem para reafirmar a sua própria existência e o que você quer pra si mesmo, esse é o momento.

Outras influências de 2018 são a entrada do signo de Câncer, também no dia 21, que por ser um signo do elemento água, regido pela Lua, pede para darmos mais atenção ao que nutre nossa alma.

Enquanto isso, a Lua caminha crescente em Libra e avança para Escorpião até o dia 23, também um signo de água. Quais escolhas você precisa tomar e do que você precisa abrir mão para poder mergulhar verdadeiramente no seu mais profundo eu?

Leia abaixo cinco influências do Solstício de Inverno e saiba como melhor aproveitá-las!

Poupar energia

É natural do Inverno que a gente sinta vontade de ficar mais em casa, quietinho e, de preferência, embaixo da coberta. Não só pelo frio, mas também porque nessa estação temos uma necessidade de poupar as energias. Ou seja, não adianta forçar a barra e ir para o rolê sem vontade, combinado? É o momento de entrar em contato com o seu eu interior.

Enxergar a própria escuridão

O que, em você, não te agrada? É o momento de limpar os padrões construídos e se abrir para uma verdadeira renovação. Deixe que todas as máscaras caiam, que tudo o que não serve mais vá embora. Enxergar seu próprio lado obscuro ajuda a dar luz para o que precisa ser nutrido neste grande ciclo vital.

Interiorizar

Descobrir novas práticas de meditação e de conexão consigo mesmo é uma ótima pedida para o Inverno. É a época de entrar na caverna, fazer uma faxina interna e depois florescer, como as árvores, durante a Primavera. O que você quer semear? Tudo o que você deseja, começa primeiro do lado de dentro, e a chave para isso está nas coisas mais simples como ouvir um bom disco ou receber uma massagem.

Limpar o espaço

Já que vai sobrar tempo em casa, que tal abrir os armários? Sejam eles da coxinha, do quarto, do banheiro e do coração. Fazer a limpa no armário pode ser uma boa ideia, afinal, guardar roupas que não usamos com frequência, deixa energia acumulada sem necessidade. Além disso, tem bastante gente passando frio, que tal doar aqueles casacos que você não usa?

Trabalhe a paciência

De nada adianta ficar em casa, meditando e mergulhando no seu eu profundo, se a vontade é a de que o Inverno acabe. É tempo de esperar, de observar e de ter tolerância com o tempo das coisas – inclusive o seu próprio tempo. Nenhuma transformação acontece de uma hora para outra, esse é o momento de aprender a ter paciência para que o renascimento aconteça!

*Por Camila Eiroa, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.