Topo

Solstício de inverno chega trazendo introspecção e a chance de renascer!

Universa

21/06/2019 04h00

(iStock)

É chegada a estação mais fria do ano e, com ela, uma nova fase. Neste dia 21 acontece o Solstício de Inverno aqui, no hemisfério sul, por isso o dia será curto e a noite longa. É quando o Sol incide no ponto mais inclinado em relação à Terra, ficando mais distante de nós do que no restante do ano. Enquanto isso, no hemisfério norte, é comemorado o Solstício de Verão.

Os Solstícios fazem parte da Roda do Ano, uma espécie de calendário comemorativo que representa as datas simbólicas para os pagãos, especialmente os Celtas. Para eles, o tempo não era linear, mas sim, circular. Embora nosso modelo de calendário seja diferente, ainda conseguimos perceber como os ciclos se repetem na natureza e influenciam a contagem do tempo — as fases da Lua  e as estações são um exemplo disso.

Veja também

O Inverno nos convida a silenciar e mergulhar profundamente em nós, assim como fazem os animais, que costumam hibernar e dormir bastante nessa estação. Mas o que isso quer nos dizer? Que precisamos nos conectar com nossas profundezas para ter firmeza em nossos propósitos. A boa notícia é que a natureza dá essa força e ajuda na introspecção e no recolhimento.

Se você é daqueles que fica mais para baixo e deprê nessa época, tente observar o que o seu corpo quer te dizer. Você está conectado com seus ideais? Há quanto tempo você não tira um tempo para si mesmo? Pois é. Não é à toa que, para os celtas, a transição de estações marca um momento de renascimento, de reafirmar a vida.

Outra influência desse momento é a entrada do Sol no signo de Câncer , também no dia 21. Por ser um signo do elemento água, regido pela Lua, ele chega pedindo para darmos mais atenção ao que sentimos, mas ignoramos. Ao que nutre nossa alma e a tudo aquilo que habita em nossas profundezas.

Quer se conectar com a energia do Solstício de Inverno para aproveitar a fase da melhor maneira? Veja 5 dicas aqui embaixo!

Pés quentinhos

Que tal fazer um escalda-pés relaxantes depois de um dia de trabalho? Para alimentar nosso fogo interno e trazer acolhimento, além de mergulhar os pés em uma água quentinha, você pode brincar com alguns elementos que aquecem nosso corpo, como a canela  e o gengibre. Lembre-se: nosso pé é o centro de vários pontos reflexos do nosso corpo, então coloque uma meia e deixe-o sempre aquecido nesse inverno.

Sabedoria

O inverno também é conhecido como a estação da sabedoria e da expansão mental. Então, que tal pegar aquele livro esquecido na estante ou procurar novos títulos para ler? Assim, você pode descobrir novos interesses ou se aprofundar em um assunto que reflita sua verdadeira essência. Documentários e filmes  que retratam temas como espiritualidade, inteligência humana e percepção de novas realidades também podem ser enriquecedores.

Liberando travas

Para nos preparamos para o que chegará com a primavera, precisamos ver dentro de nosso âmago aquilo que não serve mais e só nos prende em padrões ultrapassados . Depois de cultivar o silêncio e fazer um exercício de observação, você pode escrever em um papel todos os hábitos que deseja eliminar de sua vida e comportamentos que não refletem sua essência. Depois, escolha uma vela de uma cor que te agrade e queime-o.

Medite

Se você tem dificuldades de cultivar o silêncio e separar um momento do seu dia para a introspecção, pode aproveitar os diversos aplicativos com meditações guiadas que existem para baixar no celular. Além disso, que tal criar a sua própria meditação? Meditar pode ser simplesmente dançar uma música que você gosta, apreciar o anoitecer ou tomar um banho mais longo com óleos hidratantes. Inove!

 Cozinhe

 O inverno também chega com a mensagem do compartilhar, nutrir a nós e aos nossos com amor e acolhimento. Tem jeito melhor para isso do que fazendo uma refeição especial para quem se ama? Aproveite a temporada fria e invista em receitas novas ou clássicas de caldos com muitos legumes, raízes e especiarias. Noz moscada, pimenta, páprica e açafrão ajudam a aquecer o corpo, além de terem propriedades ótimas para nosso emocional.

Camila Eiroa, colaboração para Universa.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Solstício de inverno chega trazendo introspecção e a chance de renascer! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.


Alto Astral