Topo

Sonhos podem ser falsos ou verdadeiros? Descubra o que eles querem dizer

Universa

06/06/2019 04h00

Dá para aprender a diferenciar sonhos bons de sonhos ruins (Foto: iStcok)

Carioca de família egípcia e judia, o rabino Eliahu Hasky (@eliahuhasky) começou a se aprofundar na espiritualidade aos 17 anos, quando passou por questões emocionais complicadas e problemas financeiros. Hoje, aos 32 anos, ele mora em Israel, onde começou seus estudos para ser um rabino há dez anos.

Dentro do judaismo existe a Kabbalah, uma parte intrínseca do livro sagrado Torá, que fala sobre o lado místico e esotérico da religião. Por se interessar pelo oculto, foi nesse conhecimento que Eliahu resolveu se aprofundar.

Veja também

Hoje, como palestrante e professor, um dos assuntos que mais aborda são os sonhos. "⅓ da nossa vida é dormindo , por isso é interessante saber o que acontece durante esse tempo. A gente está sempre sonhando, mesmo que não nos lembremos. Para entender o que representa cada categoria de sonhos, comecei a estudar profundamente seus significados", diz.

Sonhos falsos e verdadeiros

O rabino conta que, em média, 50% dos sonhos que temos são falsos. Na realidade, eles são uma mera projeção do que sentimos, vimos e até comemos durante o dia. "A Kabbalah diz que o ser humano vive baseado em expectativa e frustração. Ou seja, guardamos muitos sentimentos durante o dia que não conseguimos eliminar conscientemente, então eliminamos pelo inconsciente . Os sonhos são uma maneira de deliberar os sentimentos ruins para que fiquem apenas os bons", diz.

Segundo ele, os sonhos verdadeiros ocorrem nas duas ou três últimas horas do sono, quando já estamos em um nível de relaxamento extremamente profundo e com o corpo descansado. Algumas outras pistas ajudam a descobrir se um sonho é, ou não, real. Como por exemplo a repetição, a aparição de pessoas que já morreram e estão trazendo algum recado, a consciência sobre o sonho e até mesmo o poder de decidir algumas situações dentro dele. Quanto mais verdadeiro for, mais forte a tendência de se repetir. É o mundo espiritual querendo alertar para algo que vai ocorrer.

"Se eu pensei em algo e sonhei com isso depois, a chance de ser falso é de praticamente 100%. É somente um retrato do que está em minha mente naquele momento da vida. Como sonhar com um avião caindo quando estamos prestes a viajar, ou que o vestido de noiva rasga durante o matrimônio, que se aproxima de fato. São sonhos muito comuns, inclusive. Analisamos tudo isso pela psicologia judaica."

Sonhos comuns e seus significados

Por Rabino Eliahu Hasky

Cobra

Sonhar com cobra pode significar três coisas que são tiro e queda. A primeira é a cura de alguma doença, já que a Kabbalah diz que a tendência do mundo é conectar a cura com a cobra. O símbolo mundial da medicina, por exemplo, é uma serpente.

Outro significado é a riqueza, já que na numerologia judaica a cobra está relacionada ao dinheiro. Quando você é picado significa que vai prosperar. Se a cobra está vindo te picar e você a mata, significa a quebra de uma doença.

O último aspecto é a traição. Os aspectos e o contexto geral do sonho vão ajudar a interpretar os símbolos e saber se o recado é positivo ou negativo.

Morte

Sonhar que você está morrendo, significa que seu tempo de vida está aumentando. Quase todos os sonhos negativos têm significados positivos. Já se você sonha que outra pessoa está morrendo, tente ajudá-la ou ajudar pessoas desconhecidas para livrá-la de maus decretos.

Sonhar com pessoas mortas

Quando os mortos aparecem em sonhos com roupas bonitas, brilhantes  e com boa feição, eles estão ali para agradecer. Mesmo que não se comuniquem com palavras. Já quando eles estão com a roupa suja, a cara triste e expressão fechada, estão pedindo ajuda. Se eles apontam para alguma coisa, eles querem dizer que esqueceram de resolver algo em vida e precisam da sua ajuda. Para que ele apareça em seu sonho, é preciso ser autorizado no mundo espiritual, por isso são contatos rápidos e com pouca ou nenhuma palavra.

A Kabbalah ainda diz que existem entidades negativas que fingem ser familiares ou pessoas queridas para enganar. Uma dica boa para identificá-las é prestar atenção se a pessoa tem mãos ou pés deformados ou se não os tem. Outro toque é quando a pessoa tenta falar mas as palavras não saem completas.

Ovo

Na Kabbalah, o ovo é uma coisa muito mística, que representa um ciclo redondo como o ciclo da vida. Segundo a Torá, é um dos alimentos mais saudáveis, tudo que  uma vida precisa está dentro do ovo.

Portanto, quando se sonha com um ovo fechado, significa que o mundo espiritual está te julgando para possivelmente enviar algo muito bom para sua vida. Aproveite para rezar, estudar e fazer o bem para que isso se concretize.

Se em seguida você sonha com o ovo quebrado e um pintinho saindo dele, significa que algo se libertou e você poderá, então, receber o que merece. Se ele quebra e nada aparece, saiba que ainda é preciso mais mérito para ser presenteado.

Cair dos dentes

Tem sonhos que são muito ruins e o famoso cair dos dentes, sejam os seus ou os de outra pessoa, é um dos piores sonhos para a Kabbalah. Significa que alguém da família ou próximo a você vai morrer, tem livros de quase 3 mil anos que falam isso. O dente representa a força da vida para o judaísmo, tanto que acredita-se que homens que perdem os dentes precisam ir correndo trabalhar o psicológico.

Porém, tem gente que tem medo de sonhar com dente e vai lá e sonha. Ou então, foi no dentista e sentiu muita dor… É um sonho falso, fruto dos medos.

Se você está sendo avisado que alguém vai morrer, significa que você pode cancelar aquele mau decreto. Faça algo bom, uma caridade muito grande, seja bondoso com pessoas que você está esquecendo ou não conhece. Com esse mérito você consegue cancelar aquele decreto e esse é o motivo por ter sonhado com isso.

Gravidez

Sonhar com gravidez, parto, bebê ou leite materno traz muita sorte. Significa vida e também prosperidade em todos os aspectos, espiritual, mental, emocional e material. Tudo que está ligado a algum início é muito bom. Agradeça!

Cachorro

Em hebraico, cachorro pode ser traduzido como "com o coração", porque é considerado o animal mais sensitivo de todos. Quando o cachorro está latindo para alguma direção no sonho, ele quer te alertar sobre algum perigo.

Quando um cachorro assustador vem para te morder no sonho, é um alerta de que inimigos querem te atacar. Por isso é bom criar algum tipo de proteção e ficar atento.

Camila Eiroa, colaboração para Universa

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.