Topo

Fases da lua: entenda como elas podem influenciar as suas ações e emoções

Universa

13/03/2018 04h00

As fases da Lua afetam o seu humor e o comportamento, mas também ajudam na hora de se planejar (Foto: iStock)

Tão simples quanto perceber a mudança da Lua ao olhar para o céu todas as noites, é entender que cada fase deste astro influencia processos na natureza. As marés e a pesca, as plantações e as colheitas e até o comportamento dos animais. Isso não seria diferente com nós, os humanos. Afinal, se a Lua é capaz de influenciar o movimento do mar, ela também é capaz de influenciar as nossas emoções, já que cerca de 60% do nosso corpo é composto de água.

Pode ser inclusive que você já tenha percebido algumas "coincidências", como estar mais nervoso e explosivo e ao olhar pela janela ver uma Lua enorme brilhando. Ou então, se sentir mais retraído, com vontade de ficar na cama vendo série o dia inteiro, e perceber que o céu estava completamente escuro, sem sinal desse astro tão admirado. Para quem sente dificuldade de observar o céu, existem diversos aplicativos disponíveis para celular que podem ajudar.

A Lua é um corpo celeste e o único satélite natural da Terra, ao longo dos anos teve sua influência estudada por astrólogos, cientistas e até mesmo filósofos, que acreditavam que cada fase podia revelar detalhes sobre a evolução da sociedade. Ela se movimenta ao redor de seu próprio eixo em um ciclo que dura aproximadamente 28 dias — como a menstruação. Muitas mulheres que não tomam anticoncepcional podem sentir essa influência ainda mais forte no ciclo menstrual.

Quer saber como cada fase lunar influencia a nossa energia e nossas emoções? Leia abaixo!

Lua Crescente

A palavra-chave aqui é florescimento. O que você quer ver florescer? Nossa energia entra em uma vibração de criar e planejar. Sabe aquelas ideias que ficaram guardadas por muito tempo no fundo da gaveta? É um ótimo momento para prosseguir com elas! Como na lua nova você tirou um tempo para pensar em novas resoluções, o ideal é aproveitar o impulso da fase crescente para se movimentar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Dica: você vai se sentir mais disposto a trabalhar e fazer as tarefas diárias, mas também é importante descansar. Assuntos não resolvidos no passado tendem a se resolver com mais facilidade.

Veja também:

Lua Cheia 

Se você já é uma pessoa sensível, prepare-se para ficar ainda mais. E, mesmo se não for, a tendência é que as luas cheias deixem tudo mais aflorado. Isso vale tanto para a raiva e a ansiedade, quanto para a tristeza e a melancolia. A fase cheia representa a fertilidade, então muitas mulheres podem ter o período fértil nesta época. Isso também aumenta o apetite sexual, tanto em homens quanto em mulheres. É preciso tomar cuidado com os impulsos, ok? A dica é estar atento e procurar meditar, tomar bastante líquido e gastar energia com coisas que você goste: dançar, correr e ir à academia podem ser boas opções. Se na fase anterior você não reavaliou o que deseja daqui pra frente, pode ser que sinta muito descontentamento consigo mesmo.

Lua Minguante

Fase que marca a reavaliação e descarte do que nos cerca. Nesse período, a Lua está diminuindo, como se morresse lentamente antes de chegar à fase nova. Pode ser que você se sinta com menos energia que alguns dias atrás, quando a Lua ainda estava cheia, o que é normal. Aproveite essa energia para escrever em um papel aquilo que você não quer mais para a sua vida: podem ser pessoas, projetos, trabalhos ou talvez comportamentos que não correspondem mais ao que você sente. Banhos de limpeza ficam ainda mais poderosos na fase minguante. A pergunta para esses dias é: quem eu quero me tornar e o que posso melhorar em mim?

Lua Nova

O céu escuro representa um período de vazio, de um novo ciclo. Durante a fase minguante você pode ter sentido a necessidade de abandonar velhos hábitos e agora, na fase nova, é o momento de fazer um grande mergulho interior para colocar tudo isso em prática. A lição a ser tomada é a de encarar a nossa própria sombra. O momento pede um pouco mais de introspecção e o ideal é não se forçar a nada que não tenha vontade. Se sentir a necessidade de ficar em silêncio e não sair muito para fora do quarto, respeite. Assim é possível aproveitar a influência lunar da melhor maneira. Muitas mulheres podem menstruar na lua nova, fazendo uma limpeza física e emocional poderosa.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.