Topo

Está bebendo demais? Fugir da realidade pode ser culpa de Netuno retrógrado

Universa

26/06/2019 04h00

(iStock)

Junto com a chegada do inverno e da entrada do Sol no signo de Câncer , Netuno começou seu movimento retrógrado no dia 21 de junho. O trânsito dura até dia 27 de novembro e promete instabilidade, escapismo e confusão mental. Isso porque o planeta azul é quem rege a espiritualidade, a sensibilidade e mergulhos profundos dentro do nosso próprio eu.

"Ele simboliza a libertação para fora do ego, é o impulso para escapar das limitações do mundo material. Regente do signo de Peixes, passa de 13 a 14 anos em cada signo e, por isso, é chamado de transpessoal e não fala de questões particulares ou de curtos períodos. Ele marca grandes eras e gerações", explica Marina Grossi Tollendal, astróloga de abordagem humanista e psicológica.

Veja também

É importante lembrar que a retrogradação de um planeta nada mais é do que uma ilusão de óptica. Do ponto de vista terrestre, é como se o astro caminhasse para trás, indo pela sombra. Como na Astrologia tudo aquilo que vemos no céu nos afeta de alguma maneira, os períodos de retrogradação trazem à tona uma revisão e um "andar para trás" dos aspectos que cada planeta rege.

Por isso mesmo Netuno retrógrado poderá marcar um período de maior confusão mental, nebulosidade e instabilidade. Segundo a astróloga, isso acontece especialmente durante os dias 7 de julho e 1º de agosto, quando Mercúrio, o planeta dos pensamentos , também ficará retrógrado.

Cuidado com álcool e drogas

"Outro efeito importante que poderemos sentir, especialmente com Saturno também retrógrado , é a fuga dos compromissos e até mesmo da realidade de um modo geral", conta. Marina alerta para a tendência de exagerar no uso de álcool e de outras drogas para escapar de uma realidade que pode parecer insuportável durante esse período. "É importante tomar cuidado."

Nada de escapismo

Para passar por esse trânsito de forma mais tranquila, é importante focar nas qualidades de Netuno. Assim como cada planeta tem suas baixas energias e desequilíbrios, cada um deles possui as altas energias e os elementos de equilíbrio. No caso de Netuno, a astróloga destaca o contato com a natureza, a espiritualidade, o autoconhecimento e a capacidade de olhar para dentro.

"Participar de atividades mais altruístas, trabalhos voluntários ou simplesmente mudar algumas ações do dia a dia para ajudar quem nos cerca pode ser um bom incentivo. É normal que na época da retrogradação algumas pessoas sintam um chamado para ficarem mais introspectivas. É importante respeitar essa sensação e ir para dentro da toca" , aconselha.

Áreas afetadas

 Durante todo o período em que Netuno estiver retrógrado, Júpiter, Mercúrio e Saturno também estarão em seus movimentos de retrogradação. Como vimos, quando um planeta fica retrógrado, os cenários regidos por ele acabam não fluindo tão bem. Com esse grupo de planetas em movimento contrário, a necessidade de ficar mais introspectivo aumenta, assim como há dificuldade de fluidez nas coisas.

"Com Netuno e Saturno retrógrados, o campo do trabalho e dos compromissos poderá ser afetado. Quando Mercúrio entrar em sua retrogradação, teremos pensamentos mais confusos e nebulosos, já que é o planeta da comunicação. Por fim, com Júpiter, o planeta da expansão, também em movimento contrário , teremos um período para ficarmos mais reclusos. Será importante repensar a forma como agimos e trabalhar nossa impulsividade", resume Marina.

Segundo ela, será, sim, um período difícil e denso, mas necessário até mesmo para desacelerar. Basta respeitar esse instinto e cultivar bons momentos.

"Estamos sempre aprendendo e evoluindo, por isso cabe a nós escolher a forma como iremos lidar com nossos caminhos. A astrologia, neste sentido, é uma ferramenta de auxílio  para todos os processos que passamos, assim como tantas outras possíveis. Em nenhum momento ela deve ser vista como limitante. Os astros regem, mas não governam. Todos temos o livre arbítrio", conclui.

Camila Eiroa, colaboração para Universa.

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.