Topo

Enquanto você pulava Carnaval, Mercúrio ficou retrógrado. E agora?

Universa

07/03/2019 04h00

Lá vai ele de novo… (Foto: iStock)

O temido, famoso e tão falado Mercúrio retrógrado voltou para alegrar — ou não — nossos dias pós-folia. Enquanto você pulava no bloquinho, o planeta que rege a comunicação, os meios de transporte e os aparelhos eletrônicos resolveu caminhar para trás.

O trânsito acontece três vezes ao ano, geralmente a cada 88 dias, e tem duração média de 22. Desta vez, o astro permanece retrógrado em Peixes até 28 de março.

Veja também

A retrogradação de um astro nada mais é do que um efeito óptico, que dá a sensação de que o planeta está caminhando para trás. Na Astrologia, quando um astro se encontra em movimento retrógrado, significa que os aspectos regidos por ele vão precisar de reavaliação e, sim, algumas coisas podem caminhar de maneira contrária ao desejado. No caso de Mercúrio, um planeta pessoal, seus efeitos podem ser mais facilmente sentidos por nós.

Embora isso seja um prenúncio de problemas na comunicação e em eletroeletrônicos, por estar em Peixes, Mercúrio retrógrado vai favorecer aquilo que comunicamos de maneira não verbal, como as artes, a música, revisões de texto e projetos inspiracionais. É um bom momento para retomar alguma pendência do passado e pensar em soluções para concretizá-la. A ação, de fato, é recomendada apenas a partir do dia 28.

"Falar menos, refletir mais. Aproveite para relaxar e cuidar da saúde física e mental", sugere o astrólogo Nando Boston Guimarães. Ele alerta que também é importante ter cuidado redobrado com contratos, compras, recibos e promessas feitas. "Não prometa o que não vai poder cumprir. Com os compromissos, procure chegar sempre adiantado, confirmar datas e locais. Faça o backup de dados eletrônicos e documentos sempre que possível."

A movimentação teve início dia 5, então se você percebeu algumas faíscas em conversas durante o Carnaval, saiba que já poderia ser Mercúrio agindo. O mal uso do vocabulário, segundo o astrólogo, é um dos principais pontos deste momento. Já nos dias em que as escolas de samba serão avaliadas, Nando diz que a movimentação contrária do planeta pode causar erros de contabilização e resultado das campeãs.

Momento de reflexão

"Com a recente entrada de Urano em Touro, no dia 6, e Mercúrio retrógrado em Peixes, as pessoas e instituições são levadas a refletirem sobre suas práticas comerciais, valores pessoais e relações interpessoais. Será preciso mudar o que está em discordância com uma base afetiva ou espiritual. O chamado é para ser menos materialista e mais altruísta", conta Nando.

No âmbito político e social, escândalos do passado podem voltar à tona. Fraudes em documentos, delações e mudança de opinião sobre um posicionamento idealista também pode acontecer. "No congresso, alguma votação pode mudar o rumo. Projetos de lei devem ser revistos e o que estiver escondido será desmentido. Há um saudosismo no ar, a vontade de que algumas coisas desse cenário volte a ser algo que não é mais."

Por fim, o astrólogo desaconselha a compra ou o conserto de aparelhos em geral. Também é melhor esperar para mudar de casa, fechar uma viagem ou aceitar um novo emprego. Se não der para adiar, leia tudo nos mínimos detalhes e tire suas dúvidas. Anote tudo para garantir. "É aquele momento em que o esperado definitivamente não acontece. Por outro lado, o inesperado pode acontecer de repente", alerta.

Nenhum fenômeno ou acontecimento astrológico é puramente negativo, todos servem para aprender e reavaliar atitudes e pensamentos, principalmente as retrogradações. Portanto, veja o que esperar para cada signo com Mercúrio retrógrado em Peixes segundo o astrólogo Nando Boston Guimarães.

Áries

Época para tentar meditar, refletir e repousar. Faça uma revisão de saúde e diminua o ritmo até o dia do seu aniversário.

Touro

Será um bom trânsito para esclarecer mal-entendidos com amigos. Projetos profissionais para o futuro devem ser tratados com destreza, ainda mais se tiverem relação com pessoas que patrocinam seus projetos pessoais.

Gêmeos

Reveja ambições profissionais e sua comunicação com chefes ou autoridades. Imagem social, promoções e planos para o futuro são assuntos que invadem sua mente. Pense sobre eles, mas deixe para exercer algum plano após dia 28.

Câncer

Cuidado com documentos e contratos internacionais relacionados a viagens. Assuntos acadêmicos e profissionais entram em stand by. Você passa por uma revisão de fé e de moral.

Leão

Cuidado com contratos e contas conjuntas. Impostos, declarações, heranças e inventários merecem uma atenção maior. Deixe para investir em alguma sociedade depois do dia 28.

Virgem

Tente ter o máximo de clareza que puder no contratos comerciais e na comunicação conjugal. Promessas não cumpridas com clientes podem trazer acusações infundadas.

Libra

Momento para cuidar da saúde, mas buscar uma segunda opinião médica econfirmar receitas ou medicamentos. Reveja atividades de rotina e o que compartilha com colegas de trabalho.

Escorpião

Cuidado redobrado com planos de férias e lazer, contato com filhos e alunos, com romance e jogos de azar, pedir opinião, fazer reservas, guardar documentos, clareza nas intenções e horários de compromissos.

Sagitário

Cuidado com documentos imobiliários, reformas na casa, comunicação com os pais e documentos de antepassados. Reuniões familiares podem retomar suas origens.

Capricórnio

Cuidados redobrados com sinais de trânsito e multas, pequenas viagens, comunicação com irmãos, parentes e vizinhos. Fazer cópias e confirmar detalhes, principalmente de ensino e trabalho.

Aquário

Cuidado com recibos de compra, cartão de créditos, aquisição de eletrônicos e eletrodomésticos. Rever valores pessoais antes de julgar, criticar ou investir.

Peixes

Reforçar a clareza em sua comunicação nos relacionamentos e compromisso profissionais. Suas palavras e atitudes são seu cartão de visita.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.