Topo

Animal de poder: cada pessoa é protegida por um. Veja como descobrir o seu!

Universa

01/07/2019 04h00

Será que a coruja é o seu animal de proteção? (iStock)

Desde que o mundo é mundo, seres humanos caminham acompanhados de seus animais. Por isso mesmo, os antigos acreditavam que cada um de nós carrega o espírito de um animal guardião que nos protege. Também chamados de totem ou de espírito protetor, os animais de poder são uma ferramenta poderosa do xamanismo, que nos ajuda a encontrar nossa missão e a entender nosso jeito de ser.

"Animal de poder nada mais é do que um arquétipo, uma energia ligada com o nosso consciente e nossa força de instinto. Quando nascemos, somos adotados por um animal que vai fazer parte da nossa vida desde o início, mas ele precisa ser despertado, descoberto por nós", explica a terapeuta xamânica Fernanda Devi Shakti.

Veja também

Segundo Fernanda, quando descobrimos o nosso companheiro, é possível perceber o quanto ele se parece com a gente e como ele pode ser um grande aliado em nosso cotidiano. "Eu posso chamar o meu protetor em uma situação tensa, como por exemplo em uma estrada, à noite, em meio a uma tempestade. Ele vai me guiar. Ou então, quando estou desanimada, posso convidá-lo a me dar mais disposição e coragem", diz.

Mas como descobrir seu animal de poder?

Através de vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores, o veículo pelo qual os xamãs fazem sua viagem a outros mundos, é possível acessar uma força ancestral para que a presença desse ser venha ao nosso conhecimento. Hoje é possível encontrar até mesmo no YouTube algumas meditações com essa finalidade.

"Sozinho também é possível acessá-lo. Basta estar conectado, montar um altar xamânico com as quatro direções e os quatro elementos. Quanto mais a gente chamar por ele, mais ele vai se revelar e estar presente nos momentos em que precisamos. Além disso, todo animal de poder tem seus aliados, que estão ali para auxiliá-lo", explica a terapeuta.

Para ela, a gente passa a ter muito mais força quando ativamos essa energia, já que todos os animais têm seus talentos e trazem uma medicina específica para ajudar nos processos de nosso dia a dia. "A natureza dessa relação é de origem espiritual, por isso auxilia em nosso autoconhecimento e superação de desafios . É muito gratificante trabalhar com eles."

Veja abaixo dez animais de poder e seus significados.

Águia: É um animal muito livre e, portanto, nos traz essa liberdade. Consegue ampliar nossa percepção sobre nós mesmos, nos ensina a enfrentar o novo e o desconhecido. É a medicina da visão ilimitada, estimula a nossa criatividade e ajuda a iluminar a escuridão. Eleva nossas orações para o universo.

Aranha: Medicina da criação, é a teia da vida. Se pararmos para observar como a aranha faz sua teia, perceberemos como o trabalho é perfeito. Podemos evocá-la para a criatividade e imaginação. Ela nos inspira a sonhar e trazer os objetivos para a realidade. Traz independência e coragem para romper as armadilhas que nós mesmos criamos.

Beija-flor: Ele trabalha a medicina do amor , da suavidade e pode ser evocado para trabalhar a beleza, a delicadeza, a força e a paixão. Quem carrega o beija-flor como seu animal de poder busca sempre estar em contato com o seu interior, aprofundando seu autoconhecimento e espiritualidade.

Borboleta: É a medicina da transformação, que nos traz inspiração e superação nos momentos difíceis. Basta observar a metamorfose e renascimento da borboleta desde a fase em que ela é uma lagarta. Traz clareza mental e potência para novas etapas, além de ajudar a dar os próximos passos necessários.

Carneiro: É a medicina da determinação, traz perseverança para ir ao topo e vencer os obstáculos que nos impedem de driblar as dificuldades  em nosso caminho. Além de trazer bom-humor para tempos mais frios, ajuda a expandir a sensualidade e a fertilidade.

Cavalo: É o símbolo da jornada xamânica, a medicina do poder interior. Traz liberdade de espírito, clarividência e nos mostra como levar nossa vida com calma e dignidade, facilitando o acesso ao nosso próprio poder e incentivando novos projetos e ideais.

Cobra: Medicina da cura, da transmutação. É um animal que nos traz a morte e o renascimento, troca de pele renovando hábitos. A gente pode evocar essa energia para a parte de sexualidade, de transformações, cura física, habilidades ocultas e sabedoria ancestral.

Coruja: Ela representa a sabedoria, é a velha aliada das bruxas . Ajuda a descobrir mistérios e aflorar a intuição. Auxilia com obstáculos que impedem nossos talentos e habilidades de fluírem. É nossa ligação com a lua, trabalha o feminino e a aceitação das nossas sombras.

Leão : É a medicina da liderança, do poder e da coragem. Sempre que estamos precisando de força podemos evocar o leão, que representa o sol, nosso chakra do plexo solar. Assim, ele traz vitalidade, potência sexual, prosperidade , saúde e autoconfiança. Equilibra mente e coração. Puro brilho.

Urso: É um animal que trabalha com a terra, com a introspecção e a cura física. O urso hiberna por seis meses durante o inverno. Nós aprendemos que também devemos exercer o recolhimento, a meditação e o silêncio para encontrar as respostas às nossas perguntas. Podemos evocar o urso para trazer mais calor aos nosso corações.

Camila Eiroa, colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.