Topo

Reiki, cromoterapia e florais para animais? Veterinários aprovam!

Universa

17/04/2019 04h00

(Foto: iStock)

Cansadas da rotina de trabalho e das pressões da empresa onde trabalhavam, Elisangela Tavares e Margareth Jardim decidiram deixar tudo para trás e partir para um novo caminho: o da medicina veterinária.

O objetivo era se dedicar integralmente a cuidar dos animais, algo muito distante para quem trabalhava com testes de software da Bolsas de Valores de São Paulo.

Veja também

Porém, essa mudança radical em duas carreiras de sucesso deu frutos e, hoje, além de veterinárias, as duas amigas criaram a OM Vet, um projeto para difundir os benefícios dos tratamentos integrativos para os animais, aliados à prática veterinária.

"Foi uma escolha de destino! Acredito que temos missões a cumprir na nossa vida e que nunca erramos quando seguimos o coração", confessa Elisangela, que hoje, além de médica veterinária, é cromoterapeuta, terapeuta reikiana e de Florais de Bach.

Sua parceira de trabalho, Margareth, além de administradora de empresas, também é médica veterinária integrativa, ou seja, junta os conhecimentos tradicionais médicos com o das terapias alternativas. Outra especialidade dela é o aquarismo, onde orienta e ensina a montar aquários e fazer a manutenção do seu ecossistema, tudo para criar um ambiente equilibrado e saudável para os peixes e outros habitantes do aquário.

Mas o que são os tratamentos integrativos? São aqueles que buscam tratam o que está desequilibrando o paciente, para curar o agente causador das doenças e não os sintomas. Tudo isso é feito através de um equilíbrio entre corpo físico e corpos sutis, para isso, as veterinárias utilizam técnicas como Reiki, Cromoterapia e Florais de Bach, além de uma consultoria sobre alimentação natural para cães e gatos.

"Geralmente associamos duas ou mais terapias para potencializar os efeitos. Também integramos as pessoas da família nos tratamentos, já que na maioria das vezes os distúrbios dos animais são causados por eles absorverem padrões vibracionais do entorno", conta a veterinária Elisangela.

Outra ação da dupla de veterinárias são os eventos de Reiki e Cromoterapia gratuitos para tratar animais e tutores sem condições financeiras. Também é possível enviar nome, problema de saúde e foto do animal que precisa de tratamento pela página do Facebook do projeto.

Elas enviam Reiki à distância e, ao final, fazem um vídeo com as fotos dos bichinhos que foram tratados. Para quem desperta o desejo de se aprofundar nesse universo, Elisangela e Margareth dão cursos abertos sobre os tratamentos que oferecem. "Nosso público é composto por amantes de animais. Médicos veterinários e estudantes, tutores, terapeutas, protetores, pessoas que estão abrindo um pet shop e querem agregar as terapias nos seus serviços e por aí vai", diz Elisangela.

Quando perguntada se existem diferenças na eficácia entre o tratamento de um animal e de um humano, a resposta é positiva. "O tratamento das pessoas é mais metódico, dos animais é mais livre. Eles são nossos mestres e por isso direcionam o tratamento.

Eles não questionam e não criam barreiras. Indicam a região do corpo onde querem que apliquemos o Reiki e as cores, indicam quando foi suficiente o tempo do tratamento. Eles percebem muito melhor que nós as energias sutis, nos guiam e nos ensinam profundamente. Por serem sensíveis e receptivos, os resultados são rápidos." Para ela, proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os bichanos é essencial para que eles vivam mais tempo.

Segundo Elisangela, os animais são extremamente sensíveis e receptivos, não criam barreiras intelectuais e, por isso, respondem rapidamente às terapias. "Quando chegamos para atendê-los, eles já percebem nossa energia e intenção e se entregam ao tratamento, que sempre envolve cura, muito amor e compaixão."

A veterinária conta que os tutores muitas vezes ficam surpresos com as rápidas mudanças apresentadas por seus bichanos, mesmo aqueles que não acreditavam tanto no tratamento. "Hoje em dia existem vários trabalhos científicos comprovando a eficácia dessas terapias, também conhecidas como medicina vibracional ou medicina quântica." Conheça as terapias integrativas utilizadas pela OM Vet:

Reiki

É um método japonês natural de harmonização e reposição de energia para restaurar o estado de equilíbrio natural. É uma prática milenar redescoberta pelo monge budista japonês Mikao Usui, em 1919. Por meio da imposição de mãos, a energia universal do Reiki é canalizada e direcionada ao paciente. Muito bom para equilibrar o medo e insegurança de animais com síndrome do abandono ou qualquer outro distúrbio físico ou emocional.

Cromoterapia

Utiliza a frequência das cores para promover equilíbrio e cura. Cada cor tem uma frequência que pode ser direcionada para problemas específicos. O azul é calmante e anti-inflamatório, o laranja é revitalizante e assim por diante. Cada cor tem inúmeras funções de cura.

Florais de Bach

Utilizam essências com energia das flores para equilibrar

problemas emocionais e comportamentais. Trata qualquer desordem como medo, raiva, agressividade, ansiedade, esgotamento, insegurança, hiperatividade e depressão.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.