Topo

Primeiro Eclipse do ano será em Capricórnio e promete mexer com a política

Universa

05/01/2019 04h00

(Foto: iStock)

Sim, é verdade! O ano mal começou e já tem Eclipse dando as caras por aí. O primeiro de 2019 acontece no dia 5 de janeiro, às 22h28, no horário de Brasília. Cada país recebe o fenômeno em uma hora diferente e, em alguns lugares, ele pode acontecer no dia 6. Será um Eclipse solar parcial, ou seja, quando a Lua encobre parcialmente o Sol, deixando um pedaço ainda à mostra. Acontece em Capricórnio, um signo ligado estrutura  social e trabalho. Não será visível no Brasil.

"É um Eclipse que acontece em um signo cardinal, ou seja, que marca o início das estações do ano. Os cardinais são signos com um impulso bastante forte ", conta o astrólogo Nando Boston Guimarães. Para ele, é um momento de cobrança por responsabilidade familiar, social e profissional. Além disso, é um chamado para revisar decisões e escolhas, principalmente as profissionais. Mesmo não sendo total, o Eclipse tem seu efeito prolongado durante vários meses e, nas épocas que antecedem o fenômeno, é normal ocorrerem terremotos, maremotos e erupções vulcânicas.

Veja também

Influência no cenário político

Capricórnio também está ligado ao governo em oposição à sociedade, e rege a relação com o pai, autoridades, chefes de trabalho e da política. Outro ponto importante do Eclipse é que ele acontece no meio da posição de Saturno e Plutão, planetas que também estão em Capricórnio, trazendo muitas transformações nessas esferas. "Não é um bom agouro para os líderes políticos eleitos, seu poder pode ser eclipsado por alguma sombra feminina ou de vices, por exemplo."

No Brasil o fenômeno acontece na área do parlamento, do senado e da câmara, conta Nando, e vem para cobrar responsabilidade de quem está saindo ou entrando no poder. São as necessidades e compromissos da sociedade  versus os interesses pessoais do governo. "É uma chamada de consciência por responsabilidade na hora de aprovar leis, configurar apoios e oposições. Alguns escândalos também podem vir à tona pela configuração do mapa astral do Brasil. O setor mais apertado é o da vida pública, promoções de cargos e escândalos. Tudo será mais visível."

Para ter uma ideia do poder dos eclipses solares, antigamente eles eram temidos porque acreditava-se que afetavam diretamente a saúde e o cargo de reis, imperadores, ministros e todos aqueles que tinham uma posição de liderança mais masculina e paternal.

"No momento atual, isso pode representar a aposentadoria compulsória, o falecimento ou desaparecimento da vida pública de alguma figura com influência social bastante forte. Jovem ou velho, na ativa ou já aposentado. É como o velho dando lugar ao novo, por isso podemos, sim, ver o falecimento de ex-presidentes ou ex-ministros, por exemplo. Infelizmente por causa de Plutão e Saturno, também aumenta o grau de violência, tanto do governo contra o povo e da resistência do povo contra o governo ", destaca o astrólogo.

Influência nos signos

O astrólogo Nando Boston explica que os signos mais afetados acabam sendo Capricórnio, onde está o eclipse, e seu oposto, Câncer, um signo lunar, de vida familiar e tradições. "Eles sentem mais esse tipo de cobrança social de honestidade, sinceridade e devoção. Se as pessoas não foram ou não estão sendo sinceras nesse eixos, terão de lidar com muitas cobranças e arrependimentos", diz.

Já os signos dos equinócios, Libra e Áries, também vão sentir esse tipo de conflito em termos de relacionamento e posição social. São as dúvidas e as responsabilidades que chamam e podem deixar as pessoas desses signos divididas entre as pessoas e as obrigações de trabalho, principalmente. Mudanças de carreira e de cidade também podem ser assunto em destaque.

Signos de água, principalmente Peixes e Escorpião, são beneficiados na medida em que eles recebem um estímulo, um verdadeiro impulso para associações pessoais que podem facilitar escolhas e decisões a serem tomadas. Amigos podem ajudar em responsabilidades domésticas, sociais ou profissionais.

Por fim, os signos mais beneficiados são os de terra, Touro e Virgem , que já estão afinados com essa energia de trabalho, realização e responsabilidade que Capricórnio, do mesmo elemento, traz.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.