Não está sendo fácil? Veja se o seu signo está atrapalhando sua vida
Muitos são os motivos que tornam nossa vida mais difícil e um deles pode ser — olhe só! — o próprio horóscopo. Isso acontece porque certos vícios e defeitos característicos dos signos, que as pessoas defendem e justificam como resultado da personalidade forte, tendem a criar situações problemáticas que poderiam ser evitadas.
A astróloga Mariana Fernandes, autora do livro "Astrologia da Depressão", diz que, para saber o que o mapa astral tem a ver com essa história toda, basta conhecer o impacto negativo que um signo pode gerar e aprender a lidar com esse lado bad. Saiba como a partir de agora.
Veja também:
- Os "defeitos" de cada signo que podem muito bem ser motivo de orgulho
- Que há por trás do "tá tudo bem" de cada signo – quando é claro que não está
- Saiba qual o maior desafio de cada signo no dia a dia
Áries
O "problema" se resume a duas palavrinhas que fazem um tremendo estrago: pavio curto. Como filho de Marte e ligado ao elemento fogo, Áries não é nada paciente e tudo se transforma em motivo para briga, barraco e estresse. A saída é buscar meios para canalizar essa energia, como exercícios físicos, que ajudam a acalmar o corpo, e meditação, para equilibrar a mente.
Touro
Apesar de Touro ser associado ao animal bovino, quando o nativo evidencia seu lado mais negativo, ele pode ser comparado a uma mula empacada. A teimosia e a dificuldade de adaptação característicos do signo impedem o crescimento pessoal e, de quebra, geram discussões desnecessárias. A maneira de fugir disso é ter sempre um plano B e – importante! – não ter medo de usá-lo. Por exemplo, uma vez por semana, adotar um desafio pessoal e fazer algo que não cogitava anteriormente. Nessas situações, é possível descobrir que mudanças podem trazer boas surpresas.
Gêmeos
O lado ruim do geminiano está no hábito de aumentar um ponto em cada conto – algo natural para quem tem Mercúrio como regente. Ainda que Gêmeos chame isso de criatividade e só queira deixar a história mais interessante para os ouvintes (porque é um ótimo contador de histórias), tal comportamento pode render a fama de mentiroso e até de fofoqueiro. Usar essa habilidade de comunicação para escrever e criar é boa alternativa. Ninguém julga fantasia em excesso num livro de ficção, não é mesmo?
Câncer
Pela ligação que tem com a Lua, a sensibilidade de Câncer é exacerbada, fazendo com que o nativo tenha dificuldade de encarar os fatos objetivamente. A fim de evitar danos ao pobre coração, a dica é lembrar-se sempre de que nem tudo gira ao seu redor e que, por melhor e mais sensível que seja, o canceriano também pode magoar outras pessoas.
Leão
A autoestima de Leão – natural do seu regente, que é o Sol — faz o nativo crer que não há o que melhorar e que o mundo deve aplaudir sua perfeição. Só que, quanto mais egocêntrico, menor o número de fãs. Para não perder a admiração das pessoas próximas e ser alguém muito melhor, a dica é se inspirar nos virginianos e trabalhar a autocrítica. Isso não vai diminuir o amor-próprio, mas o tornará uma pessoa mais admirável.
Virgem
O lado bom do signo também pode ser negativo. Tendo como missão de vida corrigir os defeitos do mundo – o que é bom! -, o fato de Virgem ser crítico em excesso afasta as pessoas, que começam a vê-lo como "mimizento". Para ser uma pessoa melhor, o primeiro passo é aceitar que não é nem será perfeito. Depois de aceitar a própria imperfeição, é só aceitar e acolher os defeitos do coleguinha.
Libra
Pela regência de Vênus, Libra se sente galã/mocinha da novela das oito por ser lindo, charmoso e não querer se indispor com ninguém. Entretanto, acaba não se sentindo livre para dizer o que pensa quando quer. Transformar-se em uma pessoa melhor requer entender que há momentos para ser diplomático e momentos para ser franco. Essa característica pode, aliás, afetar os relacionamentos do libriano, que costuma se mostrar uma pessoa que não é no começo do namoro, só para agradar, e depois não consegue manter a pose.
Escorpião
Como filho de Marte e Plutão, Escorpião é protegido do mal pela habilidade (que nem sempre pode ser vista assim) de ver o lado feio do mundo e das pessoas. Isso, porém, também acaba fazendo do escorpiano uma pessoa que está sempre com raiva de alguém ou achando que os outros têm intenções ruins. Para ser melhor, é necessário usar a habilidade de ver o mundo como ele é e perdoar.
Sagitário
Quando mal trabalhada, a característica de Sagitário de achar a vida linda e que deve ser aproveitada ao máximo pode ser justamente o pior defeito do signo. A intensidade e o exagero, naturais do regente Júpiter, impedem o sagitariano de enxergar que, às vezes, é preciso limites, responsabilidade e uma visão realista. O primeiro passo para pessoal e profissionalmente é adotar uma agenda para organizar compromissos, chegar sempre no horário e não fugir de conversas pesadas.
Capricórnio
Regido por Saturno, Capricórnio – pode ser o retrato da bad vibe. A mania de realismo, limite, moral e bons costumes em excesso podem fazer dele uma pessoa rígida e difícil de conviver. O problema é ser tão voltado para o lado prático e se empenhar demais em construir um império e se esquecer de abrir a cabeça e optar por caminhos alternativos. É preciso lembrar-se que uma mesma coisa pode ser feita de diversas maneiras.
Aquário
Rebelde sem causa que é, Aquário costuma ser do contra e inflexível nas ideias, muito por causa dos regentes Urano e Saturno e do elemento ar. Ser questionador é a cara do nativo. Entretanto, quando isso se torna vício, acaba parecendo uma criança birrenta. Para melhorar, o segredo é ouvir com atenção o que as pessoas dizem e estar disposto a considerá-las para complementar sua opinião.
Peixes
O problema de Peixes é ser distraído e escapista demais. Tais "defeitos" parecem inofensivos, mas fazem mal tanto para o pisciano como para quem o cerca. Afinal, como lidar com alguém que foge para Nárnia ao menor sinal de problema? O jeito de reverter isso é reservar o lado lúdico para as artes e procurar estar presente na vida, no dia a dia. Mesmo que isso não pareça uma boa ideia, fará do nativo uma pessoa mais forte, evitando que perca oportunidades simplesmente por não vê-las.
Claudia Dias, colaboração para Universa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.