Topo

Como é a TPM da mulher de cada signo? Veja dicas para diminuir o incômodo!

Universa

08/04/2019 04h00

(Foto: iStock)

A TPM diz respeito a uma série de desequilíbrios emocionais e físicos que ocorrem antes de a menstruação acontecer e pode começar a partir de uma semana antes do sangramento. Alguns dos sintomas são irritação, melancolia, inchaço e retenção de líquidos.

O motivo? A alteração hormonal que acontece nesse momento do mês interfere no sistema nervoso central, alterando o humor, as emoções e sensações físicas.

Veja também:

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Tensão Pré-Menstrual afeta 70% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva. O grau dos sintomas pode variar de mulher para mulher. Para as culturas orientais e os estudos psicossomáticos, porém, a TPM é vista como uma desconexão da mulher com seus ciclos, algo que acontece graças aos desequilíbrios diários de uma rotina dita moderna, cheia de afazeres e jornadas duplas.

"É essencial parar para nos escutarmos neste período. Temos como uma das causas da TPM a negação do feminino e a dificuldade de ser receptiva, um aspecto que demonstra a dificuldade de acolher as pessoas que estão ao redor. Quando falamos de autoacolhimento, é necessário lembrar que a 'mulher moderna' está sempre querendo ser produtiva e independente, mas, com isso, acaba ignorando o seu próprio ciclo, deixando de acolher a si própria", acredita a terapeuta menstrual Aline Padilha.

A TPM, portanto, é um momento propício para que nossas negações mais profundas venham à tona e, desse jeito, nos conscientizemos que as sombras existem e são legítimas. Em cada mulher o momento vai se manifestar de uma maneira. Lembre-se de procurar um médico caso os desconfortos sejam anormais e veja dicas da Astrologia para decifrar a TPM de cada signo e a melhor maneira de lidar com o período!

Áries

As arianas, sim, precisam lidar com a raiva na TPM. Isso porque é o mecanismo de escape de quem é de Áries. Para que o estresse e o nervosismo não tomem conta das mulheres desse signo, é bom fazer um trabalho diário para canalizar todos os momentos de raiva durante todo o mês. Assim, esse sentimento destrutivo não estoura em uma única semana, o que pode trazer consequências para as relações pessoais e também profissionais.

Touro

 Se em bons momentos do mês as taurinas gostam de se presentear com alguns mimos como boa comida, conforto e aromas incríveis, na TPM isso se acentua ainda mais. A alimentação vira escape para as emoções mal trabalhadas durante o mês e uma verdadeira crise de identidade também pode acontecer. Sabe quando aqueles dias em que nenhuma roupa parece ter sido feita para nosso corpo? Pois é. Trabalhe a autoestima, taurina!

Gêmeos

O maior sinal de afastamento de si que uma geminiana pode dar é parar de comunicar. Parar de comunicar suas ideias, suas vontades e, também, suas dores. Muitas vezes o silêncio e o recolhimento se fazem importantes durante a TPM de Gêmeos, mas ainda assim são mulheres que precisam ser ouvidas quando algo não vai bem. Não adianta esperar que perguntem o que está acontecendo. Se abra mais, desse jeito a irritação e melancolia não tomam conta do seus dias pré-menstruais.

Câncer

Melancolia é sua palavra de ordem na TPM, canceriana. E o que isso está querendo te dizer? Neste período de reavaliações, perceba se você não está tentando ser aquilo que não é. Aceite sua fragilidade como parte importante para que você se conecte com a profundidade dos sentimentos e se fortaleça através disso. Deu vontade de se recolher? Se recolha, faça seu ritual e descanse.

Leão

 Quem vê cara, não vê coração. É o que diz o ditado e o que toda leonina deveria dizer para si mesma na TPM. De nada adianta se fazer de forte e de poderosa o tempo inteiro, se por dentro você precisa assumir suas fraquezas e receber um abraço. Aceite! A partir do momento que você reconhece suas necessidades emocionais, esse período do mês pode ficar mais fácil e sem tantas crises de identidade com horas em frente ao espelho antes do trabalho.

Virgem

Sabe que às vezes essa vontade de organizar tudo ao seu redor, desde a casa até o calendário, é um sinal de que é preciso dar um jeito aí dentro antes? A gente só externaliza o que já está internamente em nós, virgiana! Na TPM você precisa reavaliar sua caixinha pessoal de sensações para não descontar nos outros a sua insatisfação com algo que não compete a mais ninguém. Suas palavras podem ser duras! Trabalhe isso para não se prejudicar em nenhuma esfera.

Libra

Em busca de um constante equilíbrio, as librianas que trabalham bem isso ao longo do mês apresentam menos sintomas de TPM. Quando há algum fator externo que prejudique seu emocional, o período pré-menstrual pode vir cheio de cólicas e com espinhas. No mental, os pensamentos mais comuns são: "Eu sou capaz como penso que sou?", "Eu realmente dou conta?". Busque se valorizar mais, para não enfrentar um período de melancolia todo mês.

Escorpião

Os mistérios encantam as escorpianas! Na TPM, essas mulheres podem mergulhar tão fundo dentro de si mesmas em busca de autoconhecimento que o resultado acaba sendo incerto. Nos meses bons,  podem se dedicar a leituras, filmes e músicas que a conectam com seus mistérios. Nos meses ruins, porém, a conexão é com todas as inseguranças e paranoias. Ciúmes exagerado, um alimentar-se exagerado e grosseria podem tomar conta. Cuidado com as crises de raiva e cólicas fortes decorrentes de má alimentação.

Sagitário

É preciso tomar cuidado para não querer impor sua verdade aos outros de maneira bruta, sagitariana! Você é tão certa de suas ideologias que, na TPM, defendê-las pode acabar trazendo discussões cheias de nervosismo e prejuízos sociais. Preze por uma boa conversa e respire fundo ao ouvir uma opinião ou crença divergente das suas. Lembre-se de ser mais flexível para não somatizar dores nas costas, na cabeça e cólicas fortes antes da menstruação.

Capricórnio

Descontar tudo no trabalho só vai fazer você ficar mais estressada, com espinhas e uma fome absurda durante a TPM! Esse momento do mês para as capricornianas costuma ser um verdadeiro empecilho, é difícil se conectar com seu próprio corpo e há um sentimento de negação da menstruação. Desse jeito, que TPM é fácil? Nenhuma! Se você se sente mais irritadiça antes de menstruar, procure melhorar a alimentação e praticar atividades físicas antes do trabalho. Vai te dar disposição e energia para encarar tudo numa boa!

Aquário

Por que o mundo não é justo com todo mundo? Crises existenciais fazem parte da TPM de qualquer aquariana e a vontade é poder acabar com toda injustiça e maldade que há por aí. Porém, não se afunde nesse sentimento, aquariana! Nem tudo está ao seu alcance, mas se você trabalhar seu poder pessoal todos os dias do mês, pode inclusive usar essa percepção aguçada sobre o mundo para ter ideias revolucionárias nesse período.

 Peixes

 A TPM de uma pisciana é dentro do quarto, com papel, caneta, tintas ou até mesmo controle remoto em mãos. Quanta profundidade! É fácil, fácil se perder em um mar de sentimentalismo e saudosismo que traz o choro, a quietude e o afastamento. É preciso tomar cuidado para não criar verdades nem tão verdadeiras assim e ficar imaginando coisas que te deixam para baixo. Dúvidas sobre o que as pessoas acham ou sentem? Pergunte!

 Camila Eiroa, em colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.