Topo

Saturno saiu da retrogradação! Saiba quais lições para cada signo

Universa

05/09/2018 04h00

O que muda daqui para frente (Foto: iStock)

Nesse dia 5 de setembro, o planeta mais temido na Astrologia antiga retoma seu movimento direto, do ponto de vista geocêntrico, depois de permanecer retrógrado por meses. Estamos falando de Saturno, também conhecido como o cruel senhor do carma. Durante seu período de retrogradação, ele nos fez refletir sobre nossas responsabilidades sociais, familiares, pessoais, econômicas e até profissionais.

Ufa! É bastante coisa, né? Pudera, o planeta representa a colheita do que plantamos, a causa e efeito do carma, e além disso também fala sobre as leis, o governo, a economia e as autoridades de uma maneira geral. Sobre o que você refletiu nos últimos meses? E o que percebeu que é melhor reconstruir? Provavelmente isso não foi só na sua vida, mas na sociedade como um todo, certo?

Veja também

Ao mesmo tempo em que é um planeta que cobra estruturação, também castiga severamente os atrasos. Se tivemos a grande lição de revisar os valores que nos cercam, é chegada a hora de agir, pois o sábio e justo Saturno está de volta em sua movimentação direta! Na mitologia o planeta é a própria representação de Cronos, o senhor do Tempo, por isso é bom se agilizar e ter maturidade para encarar as cobranças da vida.

"É preciso muita maturidade para aprender que remédio amargo também é bom, eficaz e pode curar. Não é um momento doce, suave e agradável, mas com o tempo compreendemos que era o melhor que poderia nos acontecer naquele momento. Ou seja, uma benção em disfarce. Perdas nos fazem amadurecer também, mesmo de forma amarga", reflete o astrólogo Nando Boston Guimarães.

Nando explica que Saturno transita pelos primeiros graus do signo de terra cardinal, Capricórnio. Isso significa que as pessoas nascidas no início de cada signo, entre os dias 20 a 25 de cada mês, poderão sentir mais fortemente essa necessidade de responsabilidade, maturidade e tomadas de decisão.

"Pro mundo, isso significa o cumprimento de leis nas áreas de economia, política, tradições , passado, gastos, deveres e responsabilidades sociais. Colhemos coletivamente o que plantamos, ou a quem damos poder pelo voto para fazê-lo em nosso lugar", explica o astrólogo. Já para os doze signos, tanto solar quanto ascendente, a mensagem depende dos elementos e ordem do zodíaco, determinados pelo aniversário e hora de nascimento.

Para os signos de terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Esta oportunidade é mais construtiva e talvez suave para os signos de terra , podendo trazer a retomada de projetos e a aplicação de economias para alcançar algum objetivo de vida. Isso depende da idade e das condições sócio-econômicas de cada um. Também é o momento de colher frutos nas relações pessoais com filhos ou em estudos, viagens e produções artísticas.

Para os signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes

Indica um momento de colocar o pé no chão, na realidade cotidiana. Principalmente no que diz respeito a associações pessoais como casamento , sociedades, litígios ou projetos de futuro. Também é um momento de aprender algo novo e desafiante com amigos mais velhos, parentes ou vizinhos.

Para os signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário

Essa parada e retomada de projetos e investimentos pode afetar os patrimônios, compras e vendas, renda pessoal, tratamento de saúde e deveres trabalhistas. Para quem tem dificuldades com esses assuntos, o mais sensato a se fazer é se consultar com profissionais mais experientes na área correspondente. A recompensa vem em longo prazo.

Para os signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário

As mudanças se farão sentir nas áreas de trabalhos voluntários, terapêuticos, faxina do passado, assuntos imobiliários ou domésticos, e pendências com parentes idosos ou autoridades. Promoções de carreira também estarão em foco. Mudanças realistas em áreas mais vitais são necessárias. O que não serve mais tem que ir.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.