Topo

Acabou Mercúrio retrógrado! Quais lições podemos tirar desse fenômeno?

Universa

19/08/2018 04h00

Tchau, tchau, Mercúrio retrógrado (Foto: iStock)

Mercúrio se prepara para sair da retrogradação neste dia 19, fenômeno que acontece quando, ao olhar pro céu, em uma ilusão de ótica, o planeta parece andar para trás. Na Astrologia, quando um astro se encontra em movimento retrógrado significa que os aspectos regidos por ele vão precisar de reavaliação e, sim, algumas coisas podem caminhar para trás.

A retrogradação mais popular é a de Mercúrio, um planeta pessoal, que rege a comunicação, os acordos, as viagens e o poder intelectual. É natural que isso ocorra pelo menos três vezes ao ano, e quando ele é o planeta retrógrado da vez, sentimos a influência na maneira em que nos expressamos para o mundo. A comunicação fica pouco assertiva e mais lenta. Além disso, aparelhos eletrônicos podem falhar e quebrar nesse período.

Veja também

Nenhum fenômeno ou acontecimento astrológico é puramente negativo, todos eles servem para aprender e reavaliar atitudes e pensamentos. Com Mercúrio, isso se torna ainda mais evidente. Por isso, vamos ver quais lições podemos tirar dessas últimas semanas?

Aprender a ouvir

 Em quais momentos do seu dia você simplesmente ouve as pessoas ao seu redor? Independentemente de terem as mesmas opiniões que você, é muito importante escutar, de coração e mente abertos, o que as elas querem te dizer. Por mais que sejam coisas que fujam da obviedade e dos assuntos já percorridos na sua rotina, sempre podemos aprender alguma coisa ao prestar atenção em um ponto de vista que nos desperta para um lugar diferente de pensamento. Com Mercúrio Retrógrado, quem não aprendeu a escutar, provavelmente bateu boca e quebrou a cabeça com discussões sem sentido ou sem final.

Ler e reler contratos

 Quantas vezes você já assinou contratos ou termos de responsabilidade sem ler cláusula por cláusula? Uma simples passada de olhos pode te fazer ganhar tempo, mas perder dinheiro. A retrogradação de Mercúrio é um período de desaceleração e, quem não acatou a essas influências pode ter sentido interferência em processos que estão ou estavam em andamento. Provavelmente muitas negociações apresentaram falhas e terminaram sem êxito. Isso poderia ser evitado se todas as partes envolvidas tivessem clareza das obrigações e condições a serem cumpridas. Portanto, estar atento a documentos nunca é demais! Leia e releia sempre, quantas vezes for preciso para ter certeza do que vai assinar.

 Pensar bem antes de comprar algo

 Sabe o impulso de comprar um objeto — ou aparelho eletrônico — sem pesquisar muito, se baseando mais na oportunidade da compra? Pode ser uma grande furada, ainda mais quando Mercúrio está retrógrado. A primeira lição aqui é entender o que realmente é necessário e o que é supérfluo. Depois, pesquisar se os produtos eleitos atendem suas necessidades. Por último, referências: procurar na internet opiniões de compradores é uma ótima opção pra clarear a mente. Muitos astrólogos dizem para evitar ao máximo comprar eletrônicos durante a retrogradação de Mercúrio porque eles podem quebrar ou até mesmo chegarem quebrados na sua casa. Mas vale a dica: saiba muito bem o que você está comprando antes de pagar.

Ser menos intolerante

Nem todo mundo é igual e a beleza de ser humano é justamente essa. Com Mercúrio Retrógrado em Áries no começo do ano, lidamos com ares de intolerância e violência, por isso tivemos que lidar com muito discurso de ódio por aí . Já é tempo de perceber que as diferenças não devem ser motivo de divergências, mas de evolução. Na astrologia, tudo que acontece tem como objetivo nos fazer aprender e evoluir, então, por que não prestar atenção a esse aspecto? A lição deste período foi fortalecer um debate menos violento, em que haja espaço para todos exporem sua opinião sem julgamentos.

Prestar atenção na forma que comunicamos

Será que se você pudesse ter uma conversa com você mesmo, gostaria de como expressa seus pensamentos? Seja no trabalho, em casa ou com amigos e parceiros, muitos assuntos acabam entrando no modo automático e, consequentemente, nosso pensamento também. Isso prejudica diretamente a nossa comunicação, que pode ficar agressiva e ignorante por bobeira. Que tal se colocar no lugar do outro quando estiver em uma conversa ou quando precisar responder qualquer coisa, por mais simples que ela seja? Não precisa ter pressa para se posicionar. Essa dica pode evitar que as pessoas se chateiem com você, sem que você saiba o motivo.

Anote na agenda: A próxima retrogradação de Mercúrio acontece do dia 17 de novembro ao dia 7 de dezembro, em Sagitário. Será tempo de repensar as crenças, as leis, a justiça e tudo o que a gente acredita como verdade enquanto sociedade.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.