Topo

Após 84 anos, Urano volta para Touro e vai abalar relações sociais

Universa

16/05/2018 04h01

Imagem: iStock

Depois de 84 anos, Urano voltou para o signo de Touro e promete balançar o cenário mundial. Esse tempo todo é o que o planeta demora para dar uma volta completa no Zodíaco, entre os 12 signos. Em cada um deles, Urano permanece por 7 anos. O astro representa a modernidade, já que é o primeiro dos planetas ditos modernos da Astrologia. Apesar de ele ser visível a olho nu quando está em oposição ao sol, não era considerado um planeta no século 18.

Veja também:

"Por ser um planeta da modernidade, ele representa a tecnologia, uma liberdade maior de criação, a mente racional, intuitiva e científica, incluindo até as ciências humanas. É um planeta humanitário e idealista. Do contra. Busca igualdade. Já em um aspecto tenso, é impaciente, o famoso rebelde sem causa. Pede mudança e reforma a qualquer custo, embora seja super criativo e cheio de recursos", explica o astrólogo Nando Boston, que acredita que a mudança vai mexer profundamente com as relações sociais e pessoais.

Ao encontrar o signo de Touro no dia 15 de maio, signo que tem um ritmo lento e busca estabilidade, além de ser materialista, o desafio se torna justamente pensar fora da caixinha. Um vai influenciar o outro, justamente por serem opostos. Como focar as ações em um propósito mais humanitário? Essa é a reflexão do momento. "Vai desafiar bem o status quo, as autoridades e os poderes, sem levar em consideração as bandeiras ideológicas, religiosas ou políticas", destaca o astrólogo.

O ciclo anterior do planeta foi no signo de Áries, de 2011 a 2018, o que impulsionou as pessoas a buscarem mais autonomia. Além disso, pelo planeta representar a tecnologia, houve um boom tecnológico a favor do indivíduo, com muitos comportamentos egoístas e impulsivos pela internet, típicos de Áries, signo de fogo. Acontece que no final deste ano Urano fica retrógrado e volta para Áries, dando uma chance para nos despedirmos de restrições sociais. "É uma chance de desenvolver autonomia e identidade. Tomar o impulso", conta Nando.

O astrólogo alerta que as pessoas mais afetadas serão as taurinas, de sol ou ascendente, e os nativos de Escorpião, também de sol ou ascendente, por fazer oposição a Touro. Porém, cada signo do horóscopo será afetado de acordo com a casa em que Touro está no mapa astral da pessoa. "A lição mais clássica de Urano é que o esperado não acontece. Pelo menos quando a gente quer ou como a gente quer. Por outro lado, o inesperado pode acontecer a qualquer momento e para qualquer pessoa. É preciso se conscientizar das questões que são urgentes e sociais, regidas pelo planeta."

Veja abaixo as principais mudanças deste período:

Economia
Numa escala social, vão acontecer muitas reformas e crises políticas, além de possibilidades criativas para ganhar e gastar dinheiro. A maior crise será financeira e bancária. Tudo o que diz respeito a cartões, empréstimos, impostos e aposentadoria vai vir à tona. As injustiças e excessos em desequilíbrio serão questionados, porque o acúmulo de riqueza por uma parcela limitada cria a desigualdade social, que é muito importante para Urano combater. A luta é por uma economia mais sustentável, menos materialista e egoísta.

Alimentação
A busca por uma alimentação natural e sem agrotóxicos vai ser cada vez maior. O direito dos animais também estará em pauta e por isso um movimento vegano, menos cruel, vai crescer bastante. Além disso, o consumo de orgânicos vai aumentar e ser incentivado por um novo modelo de agricultura que será buscado nos próximos 7 anos, mais natural, contra os agrotóxicos. Reforma agrária, demarcação de território indígena estará em pauta.

Sustentabilidade
O que Urano e Touro têm em comum é a preocupação com a natureza e com a sustentabilidade. Vai ter um movimento muito grande de volta à vida bucólica e rural, mas agora com conforto e tecnologia provenientes de Urano. Um êxodo muito grande para sítios, comunidades sustentáveis e ecológicas. Na cidade, terrenos podem virar ecovilas, casas compartilhadas. Muitas hortas comunitárias em jardins públicos, até o teto de prédios será alvo dessa movimentação.

Conflitos
As pessoas e os grupos de minorias não vão ter mais paciência esperando melhorias. Teremos muitos conflitos, muitas vezes violentos. As pessoas e o governo, ou seja, quem detém o poder, seja ele econômico, militar ou político, não estão dispostos a dividir a riqueza com todos. Vamos ver povos e pessoas que muitas vezes são pacatos perderem a paciência. Os movimentos sociais e de rebeldia mundo afora vão mostrar a cara. Vai ser de forma clara, mais limpa e não anônima como vem sendo. A justiça tem que ser para todos, igualdade e liberdade também.

Saúde
É preciso estar atento aos check-ups de rotina nos próximos sete anos dentro do privilégio de cada pessoa: seja no sistema público de saúde ou particular. É uma prioridade. Outra questão importante é que uma luta pelos direitos da saúde mental vai vir à tona. Urano se estressa fácil. E, justamente por isso, todos os signos vão precisar investir mais na meditação, no desenvolvimento da imaginação, da intuição e do relaxamento para não estressar o sistema nervoso e somatizar em doenças mentais.

Vida profissional
Esse trânsito de Urano em Touro vai fazer pessoas quererem mudar de emprego, se aposentar, ou voltar a estudar, por exemplo. Isso pode acarretar, inclusive, em uma mudança de residência, cidade e até país em busca de um objetivo maior e colaborativo, pensando no todo. É preciso ter cuidado com desgastes nas relações com chefes e outras autoridades. Algumas pessoas sentirão a necessidade de reajustar a profissão para não ficarem revoltadas com o cenário econômico.

*Camila Eiroa, colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.