Topo

Todo canceriano é igual? Como o ascendente muda características do signo

Universa

23/06/2019 04h00

(iStock)

Câncer é um signo materno, emocional e muito apegado a pessoas e situações. Isso significa que todos os que nascem entre 21 de junho e 21 de julho revelam a mesma personalidade? Não obrigatoriamente!

É que o ascendente, o segundo signo mais importante dentro da astrologia, tem papel importantíssimo na construção da individualidade de cada pessoa.

Veja também

Dependendo qual é o signo coadjuvante, pode trazer diferentes impactos na vida do canceriano, como mostra a análise feita pela astróloga Serena Salgado, do Astrocentro.

Câncer com ascendente em Áries

A combinação gera um choque, pois Câncer, do elemento Água, é apegado e profundo, e acaba colidindo com as pontas da lança do elemento Fogo de Áries. Isso provoca rompantes confusos de humor e uma dose de impaciência, que pode aparecer em tempestades emocionais – como ansiedade e até tristezas profundas. Tudo é intenso e forte, mas ajuda o canceriano, que costuma ser mais quieto e ter medo de expor emoções. Com Áries, ele aprende a ser mais duro e enfático e entende que é preciso ser firme e certeiro quando se deseja algo.

Câncer com ascendente em Touro

Quando Touro é o ascendente, o lado emotivo e sensível de Câncer se depara com estabilidade e tranquilidade. A influência taurina ajuda o canceriano a ser prático e objetivo e a calcular as situações com as quais se envolve emocionalmente. Ao mesmo tempo, traz à tona um perfil artístico, muito sensível e criativo. O ascendente também fará Câncer equilibrar o apreço em viver no passado, despertando uma forma mais prática e segura de enxergar o mundo. É uma mistura boa, mas precisa de flexibilidade para as mudanças, além de menos teimosia, ciúme e possessividade.

Câncer com ascendente em Gêmeos

O ascendente Gêmeos deixa o canceriano ligado em muitas coisas ao mesmo tempo, apresentando questões, estudos e agilidade. As ideias fluindo tornam o nativo mais ávido pela vida e o fazem reconhecer que ficar muito apegado a situações e pessoas não o torna mais leve e feliz. Gêmeos traz um lado mais racional e analítico para o signo que é superemotivo e muito suscetível a tudo o que falam dele. Ainda ajuda o canceriano a ser mais antenado, divertido e social. Ah! E pode deixar o humor do nativo mais instável.

Câncer com ascendente em Câncer

Com o ascendente sendo o próprio signo, acentua-se a energia já existente e a influência do elemento Água e da Lua. Por um lado, colabora para o nativo decifrar o mundo e as pessoas por suas percepções e intuições, levando-o a acertar seus julgamentos. Mas essa dupla presença de Câncer também deixa-o supersensível e bastante interiorizado, buscando organizar seu mundo íntimo de acordo com a enorme capacidade de receber as impressões do mundo. Para que tudo flua bem, deve soltar as emoções mais rapidamente e deixar a vida fluir, sem tantas amarras.

Câncer com ascendente em Leão

A energia dos elementos Água (de Câncer) e Fogo (de Leão) se misturam, ora fazendo a água ferver, ora o fogo apagar. A regência da Lua canceriana, que traz à tona as profundezas do inconsciente em emoções, se depara com a do Sol leonino que, por sua vez, expõe o ego e a confiança. Ao se complementarem, fazem nascer um canceriano empreendedor, consciente do que deseja e quer, que manifesta de forma objetiva suas aspirações e mostra sensibilidade sem deixar o ego inflar-se de forma negativa.

Câncer com ascendente em Virgem

Virgem, regido pelo elemento Terra e pelo planeta Mercúrio, desperta uma natureza mais curiosa e propensa a questionamentos analíticos. Isso ajuda o canceriano, com influência da energia mais racional, apaziguando os sentimentos em excessos e emoções desencontradas. Câncer também será ajudado pelo meticuloso signo ascendente, ganhando mais paciência e estratégias. Esse mix tem uma natureza menos conflitante e mais equilibrada.

Câncer com ascendente em Libra

Libra faz Câncer deixar de ser tão dramático, tornando-se mais compassível e diplomático. A suavidade libriana combina com o perfil amoroso canceriano, no sentido de doação ao outro. O nativo se mostra ainda mais gentil e empático, com um senso de justiça bem afinado. Tende a gostar muito do seu lar, sempre procurando melhorar os ambientes, decorando-os, o que ficará melhor ainda com a presença da família e amigos.

Câncer com ascendente em Escorpião

Com dois signos regidos pelo elemento Água, destaca-se a força das emoções. Câncer busca proteção e não gosta de chamar a atenção para si, enquanto Escorpião prefere observar e construir o que deseja longe de holofotes e pessoas. A mistura torna o canceriano desconfiado, inseguro em sua postura com o mundo, avesso à exposição e bastante seletivo. O ascendente confere um mergulho na alma, proporcionando a busca pelo autoconhecimento, sem deixar de lado a necessidade de segurança material e emocional.

Câncer com ascendente em Sagitário

Quando a energia de Sagitário se mistura com a de Câncer, o nativo se mostra mais inquieto, questionando-se o que fez da vida até então, além de cuidar dos outros. É esperado que faça uma viagem de exploração no mundo que o rodeia, para libertar laços que sufocam – precisará ser forte para não recair em processos anteriores. A princípio, o ascendente pode trazer bastante conflito, mas se temperar as duas tendências, o canceriano será uma pessoa mais atuante e independente, sem deixar de formar laços importantes ao longo da vida.

Câncer com ascendente em Capricórnio

Aqui, o ascendente Capricórnio é o signo oposto complementar, o que normalmente provoca um duelo de energias diferentes que, se equalizadas, podem trazer estabilidade e sucesso. Câncer busca interação emocional com tudo, enquanto Capricórnio se responsabiliza de forma firme por tudo o que se propõem – ou seja, ambos são comprometidos. Mas Câncer é bastante emotivo e Capricórnio não gosta de demonstrar emoções. Quando a energia do ascendente entra em ação, o canceriano se mostra focado e disciplinado, sem ser vulnerável.

Câncer com ascendente em Aquário

Surge o encontro do passado (pela regência da Lua canceriana) e do futuro, com o regente Urano, para Aquário. E na briga entre manter tudo que conquista, típica de Câncer, e a vontade de desapegar e ser livre para ser mais feliz, características aquarianas, ocorre um conflito de possibilidades. Se bem aproveitadas, o nativo se torna prestativo, amável, alguém que preza família e amigos no mesmo tom, mas de forma mais desapegada e livre, vendo o futuro e aceitando o novo, mas conservando suas estruturas e bases.

Câncer com ascendente em Peixes

O ascendente Peixes provoca uma mistura de energias do elemento Água, que rege ambos os signos. Isso dá ênfase aos aspectos emocionais, criando uma ligação mais intensa com tudo e todos, mas de forma íntima e mais interiorizada. A influência pisciana abre o campo de sensibilidade, obrigando o canceriano a trabalhar as emoções constantemente, a fim de manter a paz interna e proteger seu campo de energia. A condição confere romantismo, espiritualidade, percepções muito afinadas das pessoas e da vida, intuição e um lado criativo e artístico aflorado, assim como vontade de ajudar as pessoas.

Claudia Dias, colaboração para Universa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Todo canceriano é igual? Como o ascendente muda características do signo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.


Alto Astral