Topo

Lua cheia deste mês não sinaliza o melhor momento para eleições polarizadas

Universa

25/10/2018 04h00

Estamos em plena lua cheia no signo de Touro, fenômeno que acontece anualmente. Neste mês de Escorpião, um signo de água e fixo, que é regido classicamente por Marte, o deus da guerra, e modernamente também por Plutão, o deus do submundo e das transformações radicais, o fenômeno pede atenção especial para os ciclos de vida e morte, criação e reciclagem, amor e vingança.

A lua no signo de Touro, de elemento terra, está confortável, já que é um signo de fertilidade. A grande diferença deste ano é que ela se encontra com o planeta Urano, que representa as surpresas e o inesperado, as revoluções e a modernidade. "Touro é um signo sensual, feminino, mas muito rígido e conservador. São coisas que vão contra o princípio uraniano de mudança e anarquia", diz o astrólogo Nando Boston Guimarães. Para ele, o encontro entre essa dupla promete alterações e instabilidade nas áreas econômicas, financeiras, de produção agropecuária e também de relacionamentos e valores pessoais, sejam eles morais, sentimentais ou materialistas.

Veja também

"As decisões tomadas agora serão obrigatoriamente revistas mês que vem. Por isso é sempre bom refletir muito, ter planos B e C de retaguarda e apostar no amadurecimento e responsabilidade pessoal. Toda ação humana, construtiva ou não, tem consequências a curto, médio e longo prazo. É o que chamamos de causa e efeito ou karma. Assim também é no coletivo, políticas públicas e eleições", acredita o astrólogo. "Em poucas semanas, todos notarão que não é uma época boa para investimentos financeiros de risco, com alterações inesperadas e nervosismo no mercado financeiro e abastecimento."

Por sua vez, o Sol ingressou no signo de Escorpião, de elemento água, o que traz mais profundidade e segredos, simbolizando o inconsciente e a sobrevivência do mais forte e esperto, porém, nem sempre ético. "Quem tem poder econômico manda mais", diz o astrólogo. Já Vênus, outro planeta feminino do panteão de deuses astrológicos, que representa a vaidade e as paixões, também se encontra junto ao Sol. "Vênus rege Touro e comanda aquela sinfonia, também rege valores materiais e finanças pessoais, bem como parcerias e amor, arte e estética. Como está retrógrado, traz mais reflexão, o que pode mostrar uma falta de sintonia com a Lua, que está num signo de exílio."

Em uma metáfora, é como se essas duas duplas de planetas criassem uma tensão igual àquele jogo cabo de guerra. Alguma semelhança com o que acontece ao nosso redor? Não é mera coincidência! Quem ganha nesse caso é a Lua, que está exaltada em Touro. A certeza, porém, é de que as emoções coletivas estão exacerbadas, o que aumenta as chances de agressividade e destempero.

"Existe ainda uma quadratura entre esses planetas ao ponto de eclipse, o que traz irracionalidade, autoritarismo e riscos em atividades que concentrem muita gente num mesmo espaço", crava o astrólogo. Para ele, definitivamente não seria o melhor momento para eleições tão polarizadas como as que estamos vivendo, muito menos um show como o Rock in Rio, por exemplo. "Para fechar o combo, Mercúrio, o deus da comunicação, está com a língua afiada como um bisturi, também transitando no signo de Escorpião, que pode ser bem cruel com palavras", conclui Nando.

Leia abaixo a influência do fenômeno para cada pessoa.

Para quem tem o signo solar ou ascendente em Touro ou Escorpião

É uma época que marca a luta de poderes nos relacionamento pessoais, contratos e parcerias. Há tensão em uniões estáveis e uma busca por mais liberdade e transformação. No comportamento, expressão pessoal surpreendente.

Para quem tem os signo solar ou ascendente em Gêmeos e Sagitário

É um mês que deveria ser dedicado ao check up de saúde física e mental. Tratamentos como reflexão, meditação, retiro e outras interiorizações são boas pedidas para fazer faxinas material e mental no que diz respeito aos assuntos mais rotineiros e domésticos.

Para quem tem os signo solar ou ascendente em Câncer ou Capricórnio

É um período mais favorável, mas também cheio de instabilidade e mudanças. Há polarizações nas áreas de amizades, recebimento de favores e ajudas, planejamento do futuro, atividades de grupos como associações, namoros, relacionamentos com crianças ou gravidez.

Para quem tem os signo solar ou ascendente em Leão ou Aquário

A arena de embates será a profissional, de carreira ou relacionamento com autoridades e superiores. Assuntos domésticos e imobiliários pedem atenção. Pode haver mudança súbita, promoções ou confronto de interesses. A saúde de pais ou sogros também pode ser afetada.

Para quem tem os signo solar ou ascendente em Virgem ou Peixes

Tensões, surpresas e mudanças acontecem na esfera de estudos, viagens, comunicação e deslocamentos. A relação com irmãos, parentes e vizinhos entra em foco quando o assunto é a propagação de ideias (e fake news). Turismo e contato com o estrangeiro em alta.

Para quem tem os signo solar ou ascendente em Libra ou Áries

Surpresas e rupturas nos relacionamentos íntimos, parcerias ou finanças pessoais. Cuidado com investimentos, valores, compras, contas conjuntas e até heranças. O físico também pede atenção especial, exercite-se.

Camila Eiroa, em colaboração para a Universa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lua cheia deste mês não sinaliza o melhor momento para eleições polarizadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.


Alto Astral