Topo

Você está se sabotando? Veja como cada signo atrapalha a própria vida

Universa

15/12/2018 04h00

Parece que isso não vai dar certo, amigo (Foto: iStock)

Nem sempre é fácil admitir, mas muitos dos problemas que enfrentamos no dia a dia são provocados por nós mesmos. E isso tem um nome: autossabotagem, que é a "incrível" capacidade que temos de prejudicar a própria vida.

Só que, às vezes, esse autoboicote está a um nível tão profundo que acaba se camuflando no meio de tanta inquietude. Para descobrir onde fica o xis da questão, uma alternativa é olhar o horóscopo e procurar pistas que levem à falha epermitam reverter o quadro.

Veja também

A astróloga e jornalista Bianca Ballesteros ajuda na missão de identificar como cada uma das casas zodiacais sabota a própria vida.

Áries

O ariano é forte e destemido, mas quando se trata da própria imagem, é inseguro e peca pela falta de autoestima. Áries acaba perdendo algumas oportunidades na vida por não se achar bom o suficiente, já que possui um alto nível de exigência consigo mesmo.

Touro

É um signo teimoso. Quando Touro usa essa teimosia para se manter atrás de objetivos, vai longe na vida! O problema é quando aplica essa insistência apenas para insistir em suas vontades – aquela história famosa do "Eu quero, porque quero". É justamente aí que costuma cometer grandes erros, insistindo em seu ponto de vista, ainda que esteja errado.

Gêmeos

Taí um ser eclético e criativo, sempre às voltas com muitas atividades. Mas tal característica de Gêmeos pode se revelar um grande problema: da mesma forma que se lança em novos projetos, o nativo se cansa deles até antes de terminá-los. Com isso, se autossabota ao acumular muitos conhecimentos, mas sempre de forma superficial.

Câncer

Canceriano é amante do tempo… Passado! Saudosista, está sempre buscando uma felicidade hipotética em algum lugar que ficou lá atrás. Isso faz com que Câncer perca bons momentos no presente, mantendo-se preso a um ideal irreal do que é ser feliz.

Leão

É extremamente vaidoso e pode se perder em seu próprio reflexo. Assim como Narciso, na mitologia grega, Leão ama essa persona que cria para si mesmo. O problema está em passar uma imagem que nem sempre condiz com a realidade, como a de ser extremamente autossuficiente, quando na verdade precisa de ajuda.

Virgem

Quem nasce na casa de Virgem é crítico e perfeccionista, mas pssa tanto tempo atento aos detalhes que acaba perdendo o "macro", tendo uma visão muito parcial de tudo e todos à sua volta. Pode sofrer de solidão ou isolamento pelo alto grau de exigência que impõe a todos, detonando a possibilidade de aumentar seu círculo de amigos e até de amores.

Libra

O libriano é indeciso e inseguro. Não confia na própria capacidade de fazer as escolhas mais acertadas e deixando na mão de outras pessoas as decisões que deveria tomar sozinho – e, depois, Libra ainda se queixa quando algo não sai exatamente como gostaria.

Escorpião

É um guerreiro nato, que evita demonstrar o que sente – puro mecanismo de defesa, já que é um amante ardente e muito intenso em seus sentimentos. Mas como cria essa armadura para se proteger, Escorpião gera mais sofrimento por afastar as pessoas que ama, ou seja, sabota a própria felicidade.

Sagitário

É um signo livre, que busca viver a vida de forma plena, sem muitas regras ou convenções. Entretanto, justamente por passar essa imagem de "não preciso de ninguém para ser feliz", o nativo de Sagitário amarga longos períodos de solidão.

Capricórnio

Capricorniano é sistemático e metódico. Programa a vida toda como ela deve(ria) ser, pois precisa estar no controle de tudo sempre. Aí vem o dia a dia e surpreende, apontando novas direções… O que acontece? Capricórnio, por pura rigidez, não aceita mudar o curso predefinido. Detalhe: chorando pela porta que se fechou enquanto ainda passa por ela, deixa de ver a janela que se se abriu bem ao lado.

Aquário

Este é um ser inventivo e antenado nas novidades. Individualista, Aquário gosta de ficar sozinho, mas acaba fechado em seu próprio mundo tecnológico. Sem interagir com as pessoas à sua volta ou outras formas de vida que não sejam iguais à sua, perde a chance da troca, pois tem muito a oferecer e a aprender também.

Peixes

O pisciano é alguém carente por natureza, que depende do olhar do outro para se sentir aprovado. Porém, não costuma "enxergar" muito bem em função das lentes difusas de seu regente Netuno. Peixes, então, acaba idealizando demais as pessoas que estão por perto, acreditando naquilo que quer (e não na realidade), o que leva a decepções e frustrações.

Claudia Dias, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.