Topo

As pisadas de cada signo que sabotam o próprio relacionamento

Universa

09/06/2018 04h02

Muitas vezes, o namoro ou o casamento anda ruim e os envolvidos nem se dão conta de que o problema pode estar neles mesmos – inconscientemente, eles sabotam o próprio relacionamento.

O autoboicote pode acontecer de diferentes formas e, para identificá-las com mais facilidade, recorremos à astrologia, a fim de saber como cada signo do horóscopo pode minar a convivência com outra pessoa.

LEIA MAIS:

Conversamos com o astrólogo Alexandre Chut, que nos conta as possíveis reações de sabotagem entre os 12 grupos do zodíaco. Confira abaixo:

Áries

Áries prefere relacionamentos afetivos independentes, é apressado e impaciente.
O problema do ariano, voltado mais para seus impulsos e necessidades, é que ele desconsidera totalmente as necessidades de quem está com ele, atitude que o faz destruir qualquer relação. Para que os relacionamentos vinguem, o nativo precisa perceber que não é só ele, nem só o seu sentimento, que importa e que o outro também existe.

Touro

Amor e ternura são características taurinas, assim como a teimosia. E quando ela impera, é um pulo para ser dar início ao conflito. Num primeiro momento vem a posse e, na sequência, a coisa entorna para um amor egoísta. É que o nascido sob Touro quer tudo para ele. Ciumento, trata a relação como se fosse algo de sua posse. Ele precisa perceber que um envolvimento não pode ser comparado a um carro, uma roupa ou outro bem de consumo.

Gêmeos

É também por meio da comunicação que a pessoa de Gêmeos demonstra seu amor. Prefere investir no relacionamento em que possa conversar e trocar muitas ideias, preferencialmente com pessoas inteligentes. Mas como um signo duplo, pode desfocar do propósito da vida de casal e sabotar o relacionamento quando se deixar amar duas pessoas ao mesmo tempo. Ele encontraria mais felicidade no amor monogâmico caso se permitisse receber afeto, sem a necessidade de buscar incansavelmente a vida ideal com outras pessoas.

Câncer

O nativo de Câncer é afetivo e muito apegado, quer sempre receber muita atenção. Deseja ser cuidado constantemente, numa busca pela satisfação emocional. E se o par não cumpre essa função quase "materna" que ele tanto deseja, de ser cuidado como um bebê, é muito provável que o relacionamento esteja fadado ao insucesso. Por isso, ele precisa entender e permitir que a vida a dois seja algo entre um casal, bem diferente de um relacionamento de mãe e filho.

Leão

Erótico, amoroso, caloroso, generoso e…. O centro das atenções! O leonino tem tudo para ser alguém incrível, mas possui um jeito dramático e vaidoso de ser nos relacionamentos. Isso significa que deseja ser adorado e, quando não se sente o centro da relação, começa a boicotá-la. Enquanto só exigir elogios e esperar que o outro seja seu ouvinte constante (e adore suas histórias), ele não vai conseguir um relacionamento saudável. O nativo de Leão precisa saber compartilhar o brilho da sua estrela com seu par, porque os dois são especiais.

Virgem

Sensual e delicado nos encontros amorosos, Virgem também é cauteloso, mas não sabe partilhar muito o afeto. É exigente e perfeccionista, e quer uma "companhia mental". Se o crush não acompanha esse nível de exigência virginiana, o nativo dispara uma série de análises críticas em relação a ele. A convivência só vai ser benéfica para os dois lados quando ele deixar esse preciosismo de lado.

Libra

O nativo de Libra precisa de companhia e está sempre à procura de alguém que se torne importante em sua vida. Acaba se apaixonando facilmente e, no intuito de manter o relacionamento, cede mais do que deveria aos desejos do outro, se anulando. Para ser feliz integralmente, precisa se valorizar mais, impor sua vontade e não ter medo de ficar sozinho. Melhor isso do que não se posicionar.

Escorpião

Taí alguém intenso, que entra profundamente nas relações. O problema é que mergulha tão fundo que, em certo momento, sente que já esgotou o vínculo com a outra pessoa. É aí que começa a sabotar o relacionamento: ele abandona o que viveu até o momento e sai em busca de novos desafios, tão rápido quanto a forma que começou. Sem contar que, quando se sente ameaçado, usa palavras precisas para desmontar emocionalmente o par, derrubando-o. Uma relação com Escorpião só vai funcionar quando ele lembrar que ela se constrói a cada dia e há muito a aprender com o par. E deixar de ser tão ciumento.

Sagitário

Signo galanteador, sensual e alegre, Sagitário adora uma aventura amorosa. Ele até deseja estar acompanhado, mas vive paixões instantâneas o tempo todo, sem se firmar em nada. É uma pessoa efêmera, numa busca insaciável por novas relações. A dica antissabotagem é lembrar que é possível viver muitas e diferentes aventuras, com uma mesma pessoa.

Capricórnio

É reservado, fiel e costuma se sentir atraído rapidamente, apesar de demorar a se entregar devido ao excesso de cautela. Capricórnio busca status na relação, mas tem mania de resgatar situações que deram errado anos atrás, querendo se impor como o lado superior do casal. Pode ser bem frio e crítico, sem tecer elogios. Também é capaz de deixar a outra pessoa de escanteio, como se não fosse alguém importante. Quer uma dica, capricorniano? Abaixe a cabeça e reconheça que seu par também tem razão em muitas situações.

Aquário

O nativo de Aquário acredita que as manifestações de amor estão no intelecto e na amizade, quando se compreende a forma como o outro pensa. Ele deseja que seus sentimentos e emoções o levem a uma relação leve e liberta, mas pode exagerar na liberdade – muitas vezes, nem lembra que está em um relacionamento. Assume seu lado rebelde e parte em busca de novos desafios, num piscar de olhos. Falta a ele entender que há sentido e uma importância no compromisso do relacionamento.

Peixes

Ama, seduz e se decepciona em intensidades muito parecidas. Peixes é romântico e extremamente idealista e alterna seu envolvimento: ora é o tipo de pessoa que se esforça pelo que há de mais concreto numa relação, ora mergulha numa fantasia que leva a relação à falência. Em vez de sacrificar a vida a dois, deveria aceitar o par do jeito que ele é.

* Por Claudia Dias, em colaboração para Universa.


Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.