Topo

Nomes de bebês: 48 ideias para meninos e meninas, inspirados no zodíaco

Universa

25/08/2018 04h00

Na dúvida de que nome escolher? Os astros podem te ajudar… (Foto: iStock)

Taí uma trabalho nem sempre fácil para mães e pais: escolher o nome do bebê que está chegando. É claro que muitos já têm uma listinha de opções antes mesmo de planejar a gravidez, mas quem é da turma contrária, que não prioriza ou adia a tarefa, pode agora considerar algumas alternativas inspiradas no zodíaco.

Nesse caso, a ideia é levar em conta a casa sob a qual o filhote vai nascer e avaliar o perfil costumeiramente associado aos nativos. A astróloga Vivi Pettersen, da página Astrollogica, no Facebook, sugere 48 opções de nomes, para meninos e meninas, e explica como o significado deles está ligado, de alguma forma, às características de cada signo do horóscopo.

 Veja também

Áries

Os nativos de Áries possuem muita energia, gostam de disputas, são explosivos e possuem muita atitude em tudo que fazem. Apreciam ser pioneiros e não mandam recados: falam o que pensam, doa o que doer.

  • Laura: vem do latim laurus, de coroa de louros, que na Antiguidade era entregue aos vencedores como símbolo de vitória, imortalidade e a glória, ou seja, Laura é "vitoriosa", "triunfante".
  • Eloisa (ou Heloísa): tem origem franco-germânica e quer dizer "saudável". Outra versão liga ao grego helios, significando "sol". Ambos contextos referem-se à energia intensa de Áries.
  • Heitor: vem do grego, numa referência a "tenho em meu poder". Heitor é "aquele que guarda" ou "aquele que possui". Numa alusão ao herói grego Heitor, é visto como "aquele que retém o inimigo."
  • Marcos: vem do latim Marcus, derivado de Mars – ou "Marte", o deus romano da guerra. É algo como "relativo a Marte" ou "guerreiro" e carrega as qualidades inerentes aos combatentes, incluindo a coragem.

 Touro

São realistas, determinados, prezam pela estabilidade, segurança e conforto material. Eles têm um ritmo mais lento para resolver situações. São teimosos, gulosos, gostam de luxo, requinte e acreditam no romance.

  • Pedro: vem do grego Petros, que quer dizer "pedra", "rochedo" e tem a ver com a estabilidade e a segurança tão importantes para os nativos de Touro.
  • Vinícius: deriva do latim vinum, ou melhor, "vinho". Vinícius corresponde a "vinicultor" ou "aquele que produz vinho" e liga-se aos prazeres tão valorizados pelo signo.
  • Olívia: originário do latim oliva, remete a "azeitona", ou seja, tem relação com as pessoas que se dedicam ao cultivo de oliveiras e é associado à terra e à estabilidade das árvores.
  • Maria Eduarda: acredita-se que Maria venha do hebraico Myriam ("senhora soberana"). Já Eduarda tem origem anglo-saxônica Eadweard ("guardião da fortuna"). O composto se traduz em "senhora guardiã das riquezas".

Gêmeos

São comunicativos, brincalhões e trocam de humor em questão de minutos. Curiosos, inteligentes e sagazes, fazem várias coisas ao mesmo tempo, mas perdem o foco bem rápido. Gostam da liberdade e independência.

  • Letícia: vem do latim Laetitia, que significa "alegria", "prazer", "felicidade". Assim, está ligado à personalidade bem-humorada e brincalhona da geminiana.
  • Carla: expressa "mulher forte", "mulher guerreira", "mulher livre" ou "fazendeira", numa variante oposta de Carlos, do germânico Karl – ou "homem". O nome está relacionado com a liberdade, importante para o Gêmeos.
  • Jonas: surgiu a partir do hebraico Yonah, que indica "pomba". Tem a ver com aquele que "voa ou está em muitos lugares", condição ligada à pluralidade do signo.
  • Felix: do latim, significa, literalmente, "feliz". É apropriado para o signo brincalhão, animado, que gosta de viver a vida intensamente

Câncer

Emotivos, possuem muita sensibilidade. São protetores e cuidadores natos. Possuem a família como principal prioridade. Apegados e românticos, podem guardar ressentimentos, vez ou outra.

  • Isis: nome da deusa egípcia vista como modelo para mulheres e mães. Também é considerada a deusa da fertilidade, numa referência ao perfil maternal de Câncer.
  • Guilhermina: mesma origem de Guilherme – o germânico Wilhelm, que é a soma de "determinação" e "proteção". Refere-se ao caráter do signo, traduzidos em "protetora decidida ou corajosa".
  • Benjamim: do hebraico Benyamin , é o "filho da mão direita", uma metáfora para "filho da felicidade" ou "o bem-amado" e faz jus à questão da maternidade, tão forte no signo.
  • Henrique: com origem no alemão Haimirich, simboliza "senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Leão

São corajosos, possuem brilho, luz e energia. A alegria é algo que chama atenção, assim como a vaidade deles. Tendo o Sol como regente, trazem toda essa luz para o que fazem, sempre de maneira muito criativa.

  • Helena: vem do grego Heléne e simboliza o que é "reluzente", "resplandecente". Mostra toda a carga de luz e energia associados aos leoninos.
  • Ester: com possíveis origens no persa, no hebraico, no hitita, o sentido mais aceito é "estrela". Associa-se a Leão justamente por seu brilho próprio.
  • Leonardo: com origem no germânico Leonhard, significa "valente como um leão". Além disso, refere-se à força, ao poder e à sabedoria atribuídos ao rei da selva e ao signo do zodíaco.
  • Davi: vem do hebreu e quer dizer o "amado", "predileto". Era o nome do mais conhecido rei de Israel, especialmente por ter derrotado o gigante Golias. Conseguiu distinguir-se entre os demais, tal qual ocorre com os leoninos, que gostam de aplausos e de serem notáveis.

Virgem

Discretos, realistas, organizados, detalhistas, críticos. Podem ser tímidos e demoram a demonstrar afeto. Possuem um grande coração, são trabalhadores natos e sempre buscam a estabilidade.

  • Patrícia: originado no latim Patricius, é traduzido como "nobre", "de classe nobre". Apesar de detalhistas e perfeccionistas, virginianos prezam pelo que é correto, reflexo das suas qualidades nobres.
  • Pietra: assim como Pedro, deriva do grego Petros, que quer dizer "pedra", "rochedo" e evoca a estabilidade tão importante para os nativos do signo de Virgem.
  • Sérgio: apesar da origem incerta, acredita-se que venha do etrusco Sergius ("guardião") ou do latim servus ("servo", "escravo"). Liga-se à personalidade de trabalhador nato, que sempre está servindo.
  • Eduardo: vem do germânico Eadweard, junção de ead ("rico", "próspero") e weard ("guardião"). Como "protetor das riquezas", é aquele que vive procurando estabilidade e segurança material.

Libra

Sociáveis, diplomáticos e justos, pecam pela indecisão. Apreciam o requinte, a beleza, o estético. Acreditam no amor, possuem muitos amigos e gostam de estar apaixonados, apesar de serem mais racionais do que sentimentais.

  • João: como Libra é um signo que não carrega mágoas, optando pela diplomacia, combina com o nome relacionado ao "perdão" – João origina-se no hebraico e tem a ver com "a graça e misericórdia de Deus" e "Deus perdoa".
  • Danilo: também tem raízes hebraicas e consiste em "o Senhor é meu juiz" ou "Deus é meu juiz". Representa o lado justo e diplomático de Libra.
  • Andressa: tem origem lá no grego andrós, que significa "homem" e remete à "masculinidade". Sendo a variante do sexo oposto, denota alguém "extremamente feminina" e "mulher bela, delicada". Refere-se à tendência do signo em gostar da beleza e do estético.
  • Andréa: tal qual Andressa, ganhou a ligação com "feminilidade" por causa da versão masculina Andrea, muito popular na Itália, que vem de andrós.

Escorpião

Nativos de Escorpião são intensos, profundos, possuem o poder de transformar suas vidas. Sentem tudo de uma forma mais intensa do que os outros, mas desapegam com rapidez, se for necessário. São misteriosos, observadores e sedutores.

  • Jéssica: a origem não é confirmada, mas acredita-se vir do hebraico, com o sentido de "a observadora", "a que observa". Ou seja, está relacionado diretamente com uma das faces escorpianas.
  • Alan: há várias teorias sobre o surgimento. Uma delas resgata línguas celtas e aponta tanto para "pedra" e "rocha" como para "belo" e "formoso", ligando-se ao jeito mais envolvente do signo.
  • Alana: mesma raiz do masculino Alan, a versão feminina do nome está associada ao charme tão característico dos nativos deste signo.
  • Marcelo: também uma derivação do latim Marcus, significa "pequeno guerreiro", "jovem guerreiro" ou "pequeno marcial". Como tal, tem ligação com Marte, regente de Escorpião.

Sagitário

De espírito livre, precisam de independência. São aventureiros, demoram a se prender e têm muita energia. Amam viajar, tudo o que é ligado ao exterior e estudos superiores. Constroem suas próprias filosofias de vida.

  • Júlia: vem do latim Julius, que está conectado com Júpiter, o regente do signo de Sagitário. Uma das teorias é que se refere à "filha de Júpiter".
  • Manuela: um dos desdobramentos de Emmanuel, de origem hebraica, é uma alusão a "Deus conosco". Tem a ver com o lado religioso de Sagitário, que busca nas religiões suas próprias filosofias.
  • Caio: também com origem latina, está ligado a "alegre", "contente" e "feliz". O nome é associado ao otimismo do signo, que sempre vê um lado positivo para tudo.
  • Fernando: equivalente ao germânico Ferdinand, tem teorias de significados diferentes: é o "ousado" e, também, o "viajante". Ambas características representam bem o perfil de Sagitário.

Capricórnio

Líderes natos, são realistas, planejadores e racionais. Determinados, buscam o sucesso acima de tudo. Podem ser considerados frios, pois possuem prioridades em torno da carreira. São ótimos companheiros.

  • Vitória: não precisa de muita explicação. O nome de origem latina é a concretização dos projetos dos capricornianos e representa triunfo, sucesso, êxito e tudo aquilo que eles buscam.
  • Natália: remete à "nascida no dia de Natal", vindo do latim e com referência religiosa. É um nome forte, porque o Natal é importante dentro da casa de Capricórnio, já que é um dia em que o signo irradia.
  • Hugo: com várias teorias sobre seu surgimento e simbolismo, uma das mais aceitas é a referência a "pensador", "inteligente", características comuns dos capricornianos, muito planejadores.
  • Breno: a principal versão é que a origem está no latim brennus que, por sua vez, deriva da língua celta. Remete a "chefe", "rei", "líder", postos tão altos quanto os capricornianos sonham alcançar na carreira.

Aquário

Futuristas e amantes de tecnologia, nativos de Aquário gostam da liberdade e odeiam ser reprimidos. Apreciam a solidão, vez ou outra. Muito mentais, não costumam demonstrar afeto. São ótimos amigos e lutam por eles.

  • Tainá: do tupi-guarani, associa-se a "estrela", "corpos celestes". Ou seja, é praticamente uma representação da astrologia, que inclusive tem origem neste signo – sim, a astrologia é considerada aquariana.
  • Diana: entre as origens, é o nome da deusa romana da lua, da caça e da floresta. É "divina", "aquela que ilumina". O nome relacionado à divindade tem a ver com perfil futurista de Aquário, que ilumina os passos e abre caminho para os demais.
  • Diego: uma das teorias aponta que vem do latim didacus, derivado do grego Tem sentido de "aquele que doutrina", "conselheiro" e tem relação com o perfil mental de Aquário.
  • Vitor Hugo: a soma de Vitor ("o vitorioso") com Hugo ("o pensador"), retrata a qualidade mental de Capricórnio: é aquele "que vence através do pensamento".

Peixes

Altruístas, sensíveis, apegados, românticos e bondosos. Peixes é o signo mais evoluído. Os nativos encontram bondade mesmo na pior das situações, são amorosos, prezam pela paz e convivência. São esquecidos e distraídos.

  • Poliana: versão aportuguesada de Pollyanna (Polly vem de Molly, diminutivo do inglês Mary: Maria; Anna vem do hebraico Hannah: graça). É "aquela que é pura e graciosa" e bastante altruísta.
  • Sofia: deriva do grego Sophia e representa "sabedoria". O nome traz uma carga referente ao conhecimento inato do pisciano, ou seja, traduz o perfil de uma mulher erudita e intelectual.
  • Cauê: credita-se a ele uma origem tupi e, entre os sentidos associados, está a forma como os índios chamavam aves de rapina, envoltas em várias lendas e tradições. Fazendo associação, Cauê tem a ver com os dons místicos do signo de Peixes.
  • Benício: originado no latim Benedictus, significa "abençoado", "homem bom". Tal descrição é relativa à característica altruísta do pisciano, que se preocupa com o coletivo.

Claudia Dias, em colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.