Topo

Por que você se relaciona tantas vezes com pessoas do mesmo signo?

Universa

07/08/2018 05h00

Já viu esse filme (ou esse signo)? A psicologia explica (Foto: iStock)

Já parou para analisar o horóscopo da sua "listinha" de ex e atual crushes? Se por acaso encontrou algumas repetições de signos, saiba que não se trata daqueles acasos curiosos, que a gente considera apenas uma coincidência legal da vida. Sem saber, você está buscando padrões de comportamento espelhados na criação que recebeu dos pais.

Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do canal Portal Lughnasadh, no Youtube, argumenta ser difícil separar astrologia da psicologia freudiana quando o lado amoroso de uma pessoa entra em análise. "Tudo o que gente expressa na nossa vida afetiva tem muito a ver com os conceitos que a gente tem de pai e mãe", pontua.

Veja também

Como ele observa, sempre que um astrólogo abre o mapa astral, avalia, principalmente, Sol, Lua e ascendente. Entretanto, além dos planetas pessoais, há outros detalhes que precisam ser observados.

Se o foco são as questões afetivas, tais informações vão mostrar a percepção que essa pessoa tem dos genitores, além de apontar o que ela recebeu energética e astrologicamente desse pai e dessa mãe.

Lá vem Saturno

Thiago Anselmo lembra que, na psicologia, existe o chamado Complexo de Édipo, uma fase da criança em que ela busca conquistar o primogênito do sexo oposto – ou seja, o filho tenta cativar a mãe, baseando-se no perfil do pai, e a menina busca encantar o pai, apoiada no exemplo da mãe.

Já na astrologia, mãe tem a ver com Lua e pai, com Saturno. Por isso, na análise do mapa de um homem (heterossexual) há uma leitura especial do que a Lua representa na vida dele, enquanto na avaliação de uma mulher, o enfoque relacionado às questões afetivas será em Saturno. "Conseguimos ver, por exemplo, características saturninas para uma mulher em alguns signos bem específicos", comenta.

Seguindo esta lógica, ao analisar o mapa de um homem, se for percebido que existe uma lua meio "mal-assombrada" – por exemplo, com aspectos negativos com Marte, Vênus e Saturno -, esse sujeito terá uma questão afetiva bem complicada, porque vai atrair mulheres que têm a ver o padrão energético que ele recebeu da mãe. No mapa, a posição de Vênus revela como cada pessoa vive e entende o amor.

Padrões se repetem

A mesma coisa acontece em caso oposto. "Se a mulher tem um planeta Saturno meio 'mal-assombrado' ou uma relação com outro planeta masculino, que é Marte, meio 'mal-assombrada', vai atrair um padrão parecido", observa. Vale lembrar que Marte revela o tipo de homem que desperta o interesse e o erotismo em uma mulher.

Ou se, ainda no mapa, são observadas questões que envolvem abuso de poder, austeridade e agressividade excessivos, pode ter certeza que a mulher vai entrar em relacionamentos amorosos abusivos.

A contrapartida também se verifica: se Saturno tem uma relação legal com Vênus, sobretudo em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), significa que o pai dessa mulher é (ou era) alguém mais tranquilo, sossegado, que gosta(va) do conforto do lar. "Então ela vai buscar esse tipo de qualidade taurina em outros homens, mesmo que Saturno ou até mesmo o signo da pessoa não aponte para Touro", acrescenta Thiago.

Tal desdobramento não significa que a pessoa se interesse pelas características do genitor apenas no signo solar (o mais conhecido, baseado na data de nascimento) de um crush. Vai, sim, atrair parceiros afetivos com aspectos daquele signo muito forte – que pode ser tanto o solar, bem como o ascendente ou com a Lua ou com o planeta regente neste determinado signo.

"Veja um homem que tem a Lua em Leão na casa 6, que representa os aspectos de saúde e trabalho, além de rotina e cotidiano: ele tem uma representatividade de mãe como uma grande líder, ou seja, aquela mãe que manda em casa, mas que não deixa faltar nada para as pessoas, inclusive carinho e atenção. Então, apesar da Lua estar em Leão, ela está na casa de Virgem. A percepção que ele tem dessa mãe é de uma líder virginiana", mostra.

Assim, a tendência desse homem específico é buscar uma parceira afetiva com esse aspecto virginiano muito forte. "Ou ele vai atrair mais virginianas, ou mulheres que têm ascendente em Virgem, ou que tragam a Lua em Virgem ou tenham seu planeta regente em Virgem", finaliza.

 Claudia Dias, em colaboração para Universa

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.