Topo

Hoje não existe? Para os Maias, não tem 25 de julho no calendário

Universa

25/07/2018 04h00

Para os maias, hoje seria o dia de repensar as atitudes (Foto: iStock)

Pelos calendários dos Maias e também do antigo Egito, dia 26 de julho é quando se inicia um novo ano. Isso mesmo, nada de réveillon na virada de primeiro de janeiro! Esse fato se deve ao Calendário Maia ter um outro tipo de contagem de meses e anos, que se baseia em um sincronismo de 28 dias e 13 luas. Portanto, para eles o ano novo começa sempre no dia 26, e termina dia 24 de julho. Ué, mas e o dia 25 de julho, onde fica?

Veja também

Para esses ancestrais, a data é conhecida como o Dia Fora do Tempo. Ou seja, não entra na contagem de dias de um ano, justamente por ser um momento de transição. Mas isso não significa que o número 25 não existe, apenas é um dia fora do calendário e da vivência diária dos Maias. Para eles, se preparar para um novo ciclo é tão importante que é preciso guardar um dia inteiro para perdoar o que precisa ser perdoado e se libertar do que precisa ir embora, liberando, assim, espaço para recomeçar a vida, pautados pelo amor.

Além disso, relembrar tudo que foi recebido pelo universo no ano anterior é essencial para que seja possível despertar a verdadeira gratidão, tendo reconhecimento pelos bons frutos colhidos e absorvendo sabedoria para guiar os passos no ano que se inicia.

Ano de purificação

Cada ano no calendário Maia tem um nome diferente, que faz referência aos Kin. Tzolkin, aliás, é o nome do principal calendário utilizado pelos Maias, e significa "contagem sagrada dos Kin". Cada kin se trata de uma representação de um dia, uma pessoa, uma lua ou um ciclo, mais ou menos como usamos os signos astrológicos hoje (Fulano é de Leão, a Lua está em leão etc.). O próximo ano, por exemplo, será o do Kin Lua Cósmica Vermelha, que traz uma energia de renovação e novas possibilidades.

É inegável, até mesmo para a Astrologia Ocidental, que estamos entrando em um período de forte transformação. Todo mundo está sendo chamado a reavaliar a própria vida e a vida em sociedade para que possa acontecer um salto de consciência. É só lembrar de Marte Retrógrado , Eclipse Solar , Eclipse Lunar, Mercúrio Retrógrado, fim de Júpiter Retrógrado  e outras coisas que vêm acontecendo e estamos falando aqui no Alto Astral.

É um ciclo de entrega e aceitação: tudo que se transforma, modifica.

Mas o que fazer para aproveitar essa energia?

Até então, para nós, o dia 25 de julho é só mais um dia no calendário. Isso não significa que não podemos aprender algumas lições com os Maias e aproveitar a movimentação dos astros para fazer um dever de casa básico. Quer ver só?

Não reclame. Observe e agradeça

Sabe aquela situação chata que aconteceu no trabalho e te incomodou? Observe o que ela tem pra te dizer. Será que você está no ambiente que gostaria de estar, com as pessoas que te agradam? Às vezes colocamos tudo no modo automático e quando vimos, estamos esgotados. Reavalie o que te deixa irritado!

Escreva um recado especial

 Mande uma mensagem especial para aquela pessoa que tem grande importância na sua vida, mesmo que tenha um tempo que vocês não se vejam. Que tal marcar um jantar para relembrar os bons tempos e dar risada das coisas boas que já viveram juntos?

Trace metas e delimite prazos

Sabe aquelas vontades que até então estão só na sua cabeça? É a hora de colocá-las no papel, mas com prazos e grau de importância. Senão elas nunca acontecer na prática. Estabeleça uma ordem de prioridade para o que você deseja fazer ou conquistar, de coisas pequenas a coisas grandes. Afinal, às vezes até a gente esquece o que quer, não é?

Reavalie as pessoas da sua vida

Sabe aquela pessoa que não contribui com mais nada na sua vida? Às vezes dizer adeus com gratidão é se libertar de uma energia estagnada que não te ajuda a evoluir. A sinceridade na hora de avaliar as suas relações é o maior presente que você pode se dar neste ciclo.

Comece uma nova atividade

Quer emagrecer? Ganhar força, mudar os ares ou até conhecer novas pessoas? Pesquise por atividades que te agradem e comece a praticar. Quando movimentamos o nosso corpo, movimentamos também o pensamento e a vida. Se não for da sua praia fazer exercícios físicos, que tal investir em uma viagem? Com certeza tem lugares legais na sua própria cidade!

Bora mandar ver?

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.