Topo

Quer um trabalho? Os signos que saem na frente nas entrevistas de emprego

Universa

17/08/2018 04h00

Cada signo tem uma característica que pode render bons frutos no trabalho (Foto: iStock)

Num mundo de alta competitividade profissional, tem mais chances os candidatos que apresentam não apenas maior qualificação, como também perfis alinhados com as expectativas das empresas. Mas nem sempre é possível saber o que eles procuram, não é mesmo?

Na corrida por um crachá, entretanto, alguns perfis são muito bem-vindos na maioria dos lugares, pois revelam características adequadas para lidar com diferentes necessidades da empresa. Somem-se determinadas situações que (espera-se!) o profissional de qualquer área se enquadre e a conquista de um posto se torna ainda mais próxima.

Veja também

Mas é errada a ideia de que apenas um limitado grupo de pessoas contempla todas as necessidades que uma empresa tem e, mais errado ainda é acreditar que somente um tipo de profissional se enquadra nessas demandas.

"O que existe são perfis mais adequados para cada tipo de atividade e tipo de cultura organizacional", pontua Cezar Antonio Tegon, fundador e CEO da Elancers e do Vagas Online e sócio-diretor da Consultants Group by Tegon, com 30 anos de experiência em recursos humanos.

Além disso, há diferenças de comportamento que serão os diferenciais entre gente que executa as mesmas atividades, com maior ou menor dificuldade, mais ou menos sucesso. "É evidente que vários comportamentos podem ser tratados, trabalhados, treinados e, mesmo que não sejam naturais, podem ser melhorados, mas quem tem aptidão sempre vai executar com mais facilidade, motivação e resultados", observa.

É fácil identificar isso no esporte: Neymar e Lewis Hamilton têm habilidades naturais, um no futebol e outro nas corridas de Fórmula 1. Ambos aprimoram suas aptidões, mas pessoas que treinam como eles, sem o dom nato, nunca terão o mesmo desempenho e o mesmo sucesso. "Se colocarmos Neymar para guiar e o Hamilton para jogar futebol, com certeza o sucesso não será o mesmo", ilustra o especialista.

Ou seja, as habilidades naturais contam muito. "Vale destacar também que uma única pessoa não tem todas os perfis esperados. Mesmo os profissionais com alto desempenho não apresentam 100% delas em seu perfil", avisa o consultor.

Levando-se em conta tais características natas, é possível consultar os astros e descobrir quais signos do horóscopo têm mais potencial para determinados postos e objetivos.

Com base nos perfis de destaque e características de funcionários bem-vindas nas empresas, listados pelo especialista Tegon, pedimos a Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do canal Portal Lughnasadh, no Youtube, que apontasse quais signos se saem melhor e levam vantagem na corrida pela vaga.

Os perfis que se destacam

  1. O solucionador de problemas complexos

É uma exigência cada vez mais comum em toda as profissões e atividades e para todos os níveis hierárquicos, desde as operacionais, produção, até atividades executivas, segundo Tegon.

  • Quem se sai melhor: Gêmeos, Virgem e Sagitário, os três signos do conhecimento; e Capricórnio, por sua alta dedicação profissional, de acordo com Anselmo. 
  1. O crítico positivo

É habilidade requerida para grande parte das atividades. Espera-se que o profissional tenha capacidade de avaliar, criticar e modificar uma situação, o que é muito importante nas organizações.

  • Quem se sai melhor: Libra, pois consegue entender todo mundo, suas situações e funções; e Aquário, que é inteligente e tem em sua natureza a capacidade de propor inovações.
  1. O criativo

Segundo Tegon, ser criativo exige, muitas vezes, passar por cima de algumas regras. Dessa forma, nem sempre isso pode ser bom. "Para um designer ser criativo é um diferencial importante, pois ele fará algo novo, já para um operador de crédito, pode ser desastroso – passando por cima de regras, ele criará um grande problema para a empresa", exemplifica.

  • Quem se sai melhor: Gêmeos e Sagitário, os signos mais criativos.
  1. O gestor de pessoas / líder

Este comportamento é pré-requisito para gestores de equipe e de projetos. Sem um grupo, o profissional poderá ser um excelente técnico em sua atividade, mas jamais será efetivamente um grande gestor. Requisito básico, nessa função, é gostar de gente.

  • Quem se sai melhor: Leão (líder por natureza), Sagitário (contagia a equipe), Libra (tem empatia para compreender a todos).
  1. O estrategista

É aquele pensador, que age com cautela e avalia impactos, técnicas, táticas. Trata-se de um diferencial para funções de liderança e área de atendimento a clientes e pessoas.

  • Quem se sai melhor: Virgem (faz tudo com planejamento), Escorpião (um verdadeiro estrategista) e Capricórnio (seus passos profissionais são todos programados).
  1. O tomador de decisões

É uma exigência da maioria das empresas, para todas as áreas. Além da habilidade direta, exige experiência, intuição e uma boa dose de coragem.

  • Quem se sai melhor: Áries (sabe ponderar prós e contras), Capricórnio (é bastante racional) e Leão (é corajoso nas decisões).
  1. O servidor / provedor

É um perfil exigido em funções específicas, ligadas diretamente à área de serviços, dentro ou fora da empresa.

  • Quem se sai melhor: Virgem (o signo focado na execução de serviços); Câncer e Peixes (representam acolhimento, que no âmbito profissional pode significar prover bens e serviços); Sagitário e Aquário (muitas vezes são autônomos e chamados para prestar serviços) e Libra (também atua mais na linha de consultoria).
  1. O negociador

Negociar é importantíssimo para profissionais da área comercial. Já para alguém da linha de produção, que segue regras para realizar sua função e extrair o produto final, tal tarefa pode ser muito complicado.

  • Quem se sai melhor: Gêmeos (pela capacidade comunicativa), Capricórnio (pela ambição em atingir as metas), Escorpião e Sagitário (pela sagacidade estratégica).
  1. O flexível

Com as constantes mudanças do mundo moderno – tecnológicas, processuais, de regras etc -, os profissionais que se adaptam com mais velocidade são os que têm maiores chances de oferecer bons resultados e crescer profissionalmente.

  • Quem se sai melhor: Peixes (a adaptabilidade em pessoa), Sagitário e Gêmeos (que se adaptam bem a novas situações em curto espaço de tempo).

O que todo profissional deve apresentar

Independentemente do perfil, o que as empresas valorizam nos funcionários:

  1. Vontade: é o esperado "sangue nos olhos" para executar suas atividades.
  • Quem se sai melhor: Áries (por representar a iniciativa e o pioneirismo) e Virgem (ligado à ordem de execução de tarefas e serviços).
  1. Flexibilidade: a capacidade de se adequar rapidamente a novas tendências, solicitações e, também, cenários.
  • Quem se sai melhor: os signos mutáveis Gêmeos e Sagitário. Os dois vivem em uma constante metamorfose, consequência dos contatos que estabelecem e as experiências que têm, adaptando-se facilmente às novidades.
  1. Intuição: capacidade de enxergar e resolver problemas antes que eles aconteçam.
  • Quem se sai melhor: Câncer, Peixes e Escorpião, uma vez que são altamente intuitivos.
  1. Capacidade de trabalhar com gente: gostar de atuar junto a equipes.
  • Quem se sai melhor: Touro e Libra, por serem regidos por Vênus (o planeta provoca a interação interpessoal). Gêmeos e Sagitário também se comunicam muito bem e gostam da "tarefa".
  1. Competitividade: o profissional tem que ser competitivo, bater metas, superar seus resultados constantemente.
  • Quem se sai melhor: Áries (signo da guerra), Leão (busca sempre a liderança), Escorpião (competidor por natureza) e Capricórnio (representa a ambição de carreira).

 

O que as empresas esperam

Não importa o cargo ou o setor de atuação profissional, todo empregador também espera que seus funcionários:

  1. Conheçam as tecnologias disponíveis para sua área e as tendências para os próximos anos.
  • Quem se sai melhor: Aquário (regido por Urano, o planeta que representa a tecnologia).
  1. Entendam o segmento em que estão inseridos e as tendências para o seu mercado, estudem e proponham novas formas de fazer.
  • Quem se sai melhor: os três signos que regem conhecimento: Gêmeos, Virgem e Sagitário. Também Aquário, por representar inovação e libertação de antigos padrões.
  1. Sejam, de fato, bons profissionais, que lembrem sempre por que foram contratados, o que a empresa espera deles e que trabalhem todos os dias como se fosse o primeiro dia, com vontade, ambição e determinação.
  • Quem se sai melhor: Câncer, se for bem motivado, pois seu coração e seu emocional ditam sua vitalidade e ânimo. Ainda qualquer signo ligado ao elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário) e Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), desde que gostem do que fazem.

Claudia Dias, colaboração para Universa

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.