Topo

Horóscopo Maia: entenda a astrologia dos mexicanos, adversários do Brasil

Universa

01/07/2018 04h00


Amanhã é dia de enfrentar o México na Copa do Mundo e as diferenças entre os dois países não estão apenas no campo, mas também na astrologia!

Para a cultura Maia, da civilização que habitou a região da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán, no sul do México, cada signo é regido por um animal de poder. E, acredita-se que as pessoas possuem forte ligação com o espírito desses animais. Mais do que isso, eles funcionam como verdadeiros guias, tanto de personalidade, como de destino.

Veja também

O povo Maia é caracterizado por ser uma das civilizações mais antigas e mais avançadas, causando curiosidade e encanto em pesquisadores e cientistas ao redor do mundo até hoje. A observação do céu e da posição das estrelas, bem como do reflexo que isso causava na natureza, fez com que fosse criado um sistema de inteligência único. Como é o caso do calendário Maia, por exemplo, que não possui sistemas de ajustes de anos bissextos como o nosso.

Na astrologia, isso reflete em um sistema diferente de dividir os signos. Pra começar, na cultura Maia lidamos com 13 signos diferentes, enquanto na astrologia ocidental são 12. As datas que determinam a regência de cada pessoa também são diferentes, já que o ciclo de cada signo tem aproximadamente 27 dias. Foi exatamente o comportamento da natureza que originou o zodíaco da cultura.

Para eles, a astrologia não diz o que devemos fazer ou o que irá acontecer, como o que estamos acostumados a observar no horóscopo nosso de cada dia. Ela funciona como um verdadeiro guia, que vai ajudar a entender qual a nossa verdadeira essência e como aprofundar os melhores aspectos, trabalhando para que as dificuldades sejam leves e não determinantes. No lugar do mapa astral, existe o mapa da vida, que tem leitura semelhante ao mapa kármico, mostrando quais pontos precisam ser alinhados para que tudo possa fluir.

Ficou curioso para saber qual seu signo maia?

Leia abaixo e descubra se bate com a sua personalidade!

Lagarto
13 de dezembro a 9 de janeiro

Também conhecido como Kibray, o Lagarto marca a simplicidade. Como é da natureza do animal, que se camufla de acordo com o ambiente, a flexibilidade de adaptação é uma das grandes características de pessoas regidas por esse signo. Além disso, para os maias, quem nasce nesse período tem personalidade amável e afetuosa, gosta de compartilhar a vida com bons amigos e preferem os poucos, mas bem chegados, do que os muitos que se acumulam. Nos relacionamentos amorosos, priorizam a confiança e a lealdade. A organização é outro ponto típico e tanto homens quanto mulheres de Lagarto são bons cuidadores de casa.

Macaco
10 de janeiro a 6 de fevereiro 

Pulando de galho em galho, macacos são animais ativos e arteiros por natureza. Isso é refletido nos que nascem regidos pelo signo de Batz, que esbanjam criatividade e animação para o que der e vier. Não só no mental, essas pessoas gostam de estar em movimento com o corpo, procurando sempre uma nova atividade para exercer e novos lugares para conhecer. No trabalho, buscam empreender e chamar a atenção das pessoas pelo que faz. Sabe aquela pessoa que diz exatamente o que precisava ser dito, na hora certa? Bingo! Inteligência e charme fazem parte do combo de características do segundo signo do zodíaco Maia. 

Falcão
7 de fevereiro a 6 de março

De personalidade forte e marcante, nativos do signo de Coz costumam se destacar do restante das pessoas, e gostam disso. Dificilmente você verá um Falcão deixar seu brilho se ofuscar por outra pessoa. São independentes, vaidosos e narcisistas, não aceitam ordens e possuem gosto refinado para decoração, alimentação e parceiros amorosos. Nos relacionamentos, costumam ter a primeira e a última palavra, isso quando comunicam suas decisões antes de tomá-las. É preciso tomar cuidado, apenas, para que a ambição não afaste boas oportunidades. Embora tenha bastante relação com o mundo material, podem se aprofundar naturalmente e com facilidade no mundo espiritual.

Jaguar
7 de março a 3 de abril 

Quem é do signo de Balam, representado pelos jaguares, possui caráter forte, bem como a do animal que o rege. São pessoas que sabem muito bem o que querem e como chegar a seus objetivos. Coragem não falta, mas isso não quer dizer que passarão por cima de quem for preciso. Pelo contrário: existe uma preocupação extra com as pessoas que os cercam. A palavra de ordem é agregar. Um lado curioso e que nem sempre vem à tona em um primeiro contato é a excentricidade. Sempre têm uma piada na ponta da língua para descontrair o ambiente. No relacionamento procuram pessoas divertidas, que combinem com sua personalidade sem competição.

Cão
4 de abril a 1 de maio 

Também conhecido como Fex, este signo rege pessoas completamente carinhosas e dedicadas a ajudar quem esteja ao seu redor, mesmo que, para isso, precise esquecer algumas de suas próprias questões. No amor, têm desejos clássicos como o de casar e construir uma família. Ter um emprego sólido e com plano de carreira também é uma das pretensões dos Cães, que se orgulham de ser completamente independentes. Precisa apenas ter cuidado para que ninguém aproveite demais sua boa vontade. Embora carreguem essas características, precisam que seu espaço de silêncio e descanso seja reservado e respeitado.

Serpente
2 de maio a 29 de maio 

Com charme, elegância e uma malemolência típica, quem nasce sob o signo de Kan costuma chamar a atenção de todos pela sua autoconfiança. Outra característica típica da serpente é a competitividade, que pode se tornar exaustiva em um ambiente de trabalho, por exemplo, já que é um signo que trabalhará duro para chegar ao lugar que almeja. Nunca provoque uma serpente, pois ela não hesitará em usar seu veneno se for preciso. Admiram o luxo e as regras de etiqueta. Porém, por trás da materialidade, escondem um grande coração e romantismo, que, para não ser visto como um ponto fraco, reflete em comportamentos reativos.

Esquilo
30 de maio a 26 de junho

Embora carregue a imagem fofa de um esquilo, quem é do signo de Tzuv costuma levar a fama de fofoqueiro. Isso porque possuem uma enorme aptidão à comunicação e não economizam palavras: falam pra caramba! Altamente sociáveis, vão se tornar amigos de todos no rolê. É preciso tomar cuidado com os segredos que são confiados a eles, para que não virem assunto na roda de conversa. Outra característica marcante do Esquilo é a capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, sempre com muita energia. Signo excelente para quem trabalha com comunicação.

Tartaruga
27 de junho a 25 de julho 

Também conhecido como Aak, este signo traz a calma, lentidão e paciência das tartarugas. Apreciam estar em casa, assistindo a um bom filme com pessoas queridas. Por possuírem enorme paciência, costumam alcançar tudo o que desejam, já que caminham com tranquilidade e autoconfiança em busca de seus objetivos. Grandes pacificadores, os nativos deste período são amigos de confiança e para a vida toda, ainda que possam ser um pouco tímidos. A simplicidade é refletida até mesmo em seus hábitos de consumo, sempre minimalistas e práticos. Guardar dinheiro para construir um lugar de paz é um dos grandes objetivos da Tartaruga. 

Morcego
26 de julho a 22 de agosto

Líderes por natureza, quem nasce regido por esse signo, também conhecido como Tzootz, tem personalidade forte e costuma ser bem decidido. A grande busca é pelo êxito e por posições de comando, por isso não é raro encontrar pessoas nascidas nesse período em cargos de comando. Tomar decisões em nome de um grupo e dar ordens, indicar o caminho, é um gosto pessoal do Morcego, que precisa tomar cuidado para não se tornar uma pessoa autoritária. Por ser idealista e apreciar seus pensamentos, também pode ter dificuldade na hora de ouvir um outro ponto de vista. No campo dos relacionamentos, costuma não se apegar, já que não pretendem perder sua liberdade tão cedo.

Escorpião
23 de agosto a 19 de setembro

Diferente do signo de Escorpião que conhecemos, o Maia, também chamado de Dzec, nasce entre agosto e setembro. Como características em comum com nossos escorpianos, estão o ciúmes e a introspecção. Por outro lado, acredita-se que sejam muito organizados e metódicos, fazendo uso de sua boa observação para analisar todos os cenários possíveis antes de tomar uma decisão. Como ponto negativo está o rancor, que pode levar a comportamentos de vingança quando se sentem traídos — mesmo que passe muito tempo desde o ocorrido. Nos relacionamentos, podem criar táticas para testar os pretendentes, já que temem se machucar.

Veado
20 de setembro a 17 de outubro

Quem nasce nesse período tem sorte grande, já que para os Maias o signo de Veado, ou Keh, é um dos melhores do zodíaco. Isso porque costumam ser pessoas que funcionam pelo afeto: aos que amam, são extremamente fiéis, e aos que não conhecem, fazem questão de demonstrar carinho e atenção plena, estando a disposição para ajudar sempre que for preciso. A beleza exterior é o que mais chama a atenção nessas pessoas, que cultivam bons pensamentos independentemente do clima. Por serem muito sensíveis, precisam tomar cuidado para não se chatear com a frieza alheia. Tudo gira em torno das emoções, portanto é preciso tomar cuidado com a melancolia.

Coruja
18 de outubro a 14 de novembro 

Por natureza, corujas são animais misteriosos, noturnos e observadores. Portanto, quem nasce regido por esse signo, também conhecido como Moan, costuma apresentar muitas características em comum com elas. O misticismo que gira em torno das corujas é refletido em intuição aguçada e capacidades extra sensoriais, como a vidência, por exemplo. É sempre bom estar atento aos que os Moan's dizem, já que podem ser verdadeiras profecias. A espiritualidade é nutrida diariamente, ainda que sem ritos, mas de maneira bem particular. Para os nativos deste signo, a intimidade é extremamente importante e prezam por atividades que proporcionem autoconhecimento.

Pavão Real
15 de novembro a 12 de dezembro

Quem nasce sob o signo do Pavão Real, ou Kutz, gosta de ser o centro das atenções — e se esforça para isso. Também, pudera, com suas penas brilhantes e coloridas, o pavão é um animal que não precisa de esforços para ser visto. Isso reflete diretamente entre quem é regido por esse signo na cultura maia. Extroversão, humor e cuidado com a autoimagem são características chaves do Pavão Real. Nos homens, a liderança e gosto por aventura chama a atenção. Enquanto as mulheres apresentam independência afetiva, precisam realmente admirar as pessoas com quem se relacionam. A inteligência e rapidez de raciocínio é comum para ambos.

Por Camila Eiroa, colaboração para Universa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Horóscopo Maia: entenda a astrologia dos mexicanos, adversários do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.


Alto Astral