12 curiosidades sobre quem é de Capricórnio, signo do mês
Alto Astral
11/01/2018 08h00
O signo de Capricórnio é representado por bodes nas montanhas (Foto: iStock)
Você já deve ter ouvido falar que quem nasce sob o signo de Capricórnio, entre 22 de dezembro e 20 de janeiro, é mais calculista e reservado, gosta de estabilidade e é um tanto quanto "tradicional". Mas há muito mais sobre essa turma — e talvez nem eles se dão conta de algumas características.
O UOL conversou com os astrólogos Ricardo Bueno (do AstroRica), Virginia Gaia e Vivi Pettersen (da Astrológica), que revelam 12 fatos que pouca gente conhece sobre capricornianos.
- Apesar da aparente frieza, dão bastante importância para todas as suas relações sociais. Ou seja, são parceiros que levam seus relacionamentos muito a sério (e exigem contrapartida na mesma proporção).
- Regido por Saturno, Capricórnio tem forte relação com o poder. Muitas pessoas públicas, líderes governamentais e políticos têm planetas nos domínios capricornianos ou o signo em posição de destaque no mapa astral.
- Capricórnio é representado por bodes das montanhas, que estão sempre escalando rochas. Isso tem a ver com o senso estratégico e a persistência dos nascidos nestes dias. Daí vem a fama de workaholics, já que o planejamento de carreira vem sempre à frente.
- Mesmo sendo bem preocupados com a organização financeira, têm forte ligação com a espiritualidade. O arcano XV, a carta do Diabo no tarô, tem correspondência com o signo de Capricórnio e ainda com a letra hebraica "ayin", que significa "olho" para os estudiosos da cabala. Assim, os regidos pelo signo apresentam uma grande capacidade de olhar para além da matéria.
- Podem até ser considerados mal-humorados por quem não os conhece direito, e têm humor muito ácido, ferino.
- Apesar de serem vistos como ambiciosos, quase dominadores, também são muito inibidos.
- Muito planejadores, trabalhadores e perfeccionistas, também guardam tendência a serem pessimistas e fatalistas.
- Têm capacidade de autodisciplina. O controle deles é evidente em cada parte do corpo, fazendo com que mantenham a tranquilidade mesmo nas situações em que calma é a última coisa a se pensar.
- A seriedade típica vem da infância, já que o sentimento de responsabilidade os acompanha desde o nascimento. É comum dizer que, enquanto crianças, capricornianos são pequenos adultos.
- É o signo menos espontâneo. Por isso, situações dramáticas ou marcadas pelo sentimento, que costumam pegar as pessoas de surpresa, desestabilizando-as, não chegam a afetar os capricornianos.
- Quando um deles encontra a pessoa ideal, é fiel, dedicado e esconde forte impulso sexual. Pode se revelar muito mais hot do que aparenta.
- Mesmo sendo conhecidos como materialistas e ambiciosos, capricornianos têm grande sentimento do que é chamado "consciência social", ou seja, a habilidade de colocar o bem dos outros à frente dos próprios desejos.
Por Claudia Dias, em colaboração para o UOL
Sobre o blog
Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.