Topo
Alto Astral

Alto Astral

Categorias

Histórico

Vai sobreviver ao Mercúrio Retrógrado? Veja como cada signo será afetado

Universa

11/07/2019 04h00

(Foto: iStock)

É a segunda vez no ano que Mercúrio entra em movimento retrógrado – a primeira foi em março e a próxima será em outubro. Até o dia 1 de agosto, o planeta vai se posicionar de modo mais lento, refletindo em cada signo de maneira diferente.

"Mercúrio é o planeta responsável pela nossa comunicação e inteligência e, como tal, rege a nossa forma de lidar com tais processos na vida", diz a astróloga Yara Vieira, especialista do Astrocentro (@astrocentrobr no Instagram). Engana-se, porém, quem acha que o MR tem reflexo exclusivamente negativo.

Veja também

De acordo com Yara, o cenário pode ser bem diferente. "É uma oportunidade de transformações. Também serve para provar que podemos conquistar o que desejamos, independente dos obstáculos", defende.

Yara lembra que a influência do movimento planetário depende da energia do período. A seguir, a astróloga comenta como cada signo vai ser afetado pelo Mercúrio Retrógrado da vez.

Áries

É o momento de Áries reavaliar suas escolhas. Mercúrio Retrógrado deixa as pessoas mais impulsivas e estouradas e tende a reforçar esse comportamento já típico do signo. Por essa razão, nesta fase, o nativo precisa se concentrar no que já aconteceu em sua vida, rever passos e objetivos e a maneira como planeja realizar seus planos. É necessário evitar atitudes importantes nesse período, pois não é um momento de muita clareza sobre seus os atos.

Touro

Mercúrio Retrógrado começa em Leão e, no dia 20 de julho, entra em Câncer. Para Touro, é um período de muita dificuldade na comunicação. O taurino pode passar por uma fase de confusão na hora de se expressar. Sendo assim, deve pensar bastante antes de manifestar algo, tanto para não magoar como não atingir pessoas, mesmo sem ter essa intenção.

Gêmeos

Mercúrio é o regente de Gêmeos e, quando o planeta fica retrógrado, a cabeça geminiana parece não funcionar direito. O nativo se sentirá desastrado e confuso na maior parte do tempo. É uma fase em que será preciso pensar duas vezes, antes de executar algo. Importante também ficar atento ao que acontece ao redor, pois corre-se o risco de haver muito desentendimento até 1º de agosto. Ter cautela e não tomar partido em alguma situação nova é o melhor, a fim de evitar arrependimentos no futuro.

Câncer

A fase de Mercúrio Retrógrado em Leão poderá ser complicada para o signo, provocando alguns desentendimentos e confusões na fala. Mas quando o planeta entrar em Câncer, no dia 20, trará uma energia positiva para o nativo resolver as pendências. Tende a ser o momento para que o canceriano acerte mal-entendidos e contratos pendentes, sobretudo relacionados à vida financeira.

Leão

Como Mercúrio Retrógrado começa seu período posicionado em Leão, o nativo deste signo se mostra muito mais vulnerável. Pode ser que sinta uma onda de azar grande na vida. Também é capaz de não conseguir se comunicar com clareza em diversas situações. Por isso, é importante aproveitar a fase para autoconhecimento. O melhor é tirar um tempo para se concentrar mais em como melhorar a própria pessoa. Assim, não sentirá a retrogradação do planeta de um jeito tão forte.

Virgem

Mercúrio também rege o signo de Virgem e, por isso, tudo poderá ser mais intenso para o nativo. É um momento de cuidados, de agir com mais cautela, falar de maneira mais pensada e não ser tomado por impulso. Mercúrio Retrógrado terá influência de fofoca na vida do virginiano, exigindo cuidado com o que se ouve e o que se fala. Para espantar a inveja que ronda a fase, recomenda-se fortalecer o lado espiritual e procurar harmonizar a energia.

Libra

O período de Mercúrio Retrógrado significa "atenção" para Libra, com a chegada de algumas informações. A indicação é ficar atento para evitar confusão, pois ele estará mais aéreo durante o período, com risco de desentendimentos que podem afetar a área de trabalho. Cuidado especial com as fofocas, evitando a fama de leva-e-traz, o que pode se tornar irreversível no futuro.

Escorpião

Mercúrio Retrógrado vai trazer brigas para a vida de Escorpião, já que o nativo do signo encontrará muita dificuldade em dialogar nesta fase. A comunicação vai ser um pouco confusa, incluindo doses de grosseria durante o movimento planetário. É bem provável que algumas confusões aconteçam. A dica, então, é pensar bastante antes de falar, já que essa é a única maneira de evitar novos desentendimentos.

Sagitário

Taí um momento de aprendizado para quem é de Sagitário. O nativo vai se mostrar mais pensativo, o que será bom. Apesar de ser um signo conhecido por falar o que pensa, Mercúrio Retrógrado vai ajudar o sagitariano a analisar antes de expor opiniões. Entretanto, é necessário se permitir aprender e entender a importância de escutar antes de se abrir.

Capricórnio

Mercúrio Retrógrado em Leão mostra-se positivo para o nativo de Capricórnio buscar o autoconhecimento. É uma fase boa para entender mais sobre sentimentos, objetivos e desejos, para se acalmar e analisar as escolhas feitas na vida. Já no dia 20, quando o planeta alcançar a posição de Câncer, podem surgir alguns problemas afetivos – coisas do passado que não foram resolvidas, exigindo uma solução.

Aquário

O período de Mercúrio Retrógrado implora por mais cuidado pessoal para o nascido em Aquário. Durante a fase em que o planeta estiver em Leão, é interessante olhar mais para a área afetiva, sem se expor muito para não se magoar ou atingir alguém. Já no dia 20, quando o Mercúrio estiver em Câncer, é melhor desviar a atenção para o trabalho, sem deixar que as confusões internas interfiram na vida profissional.

Peixes

O movimento de Mercúrio será bastante positivo para Peixes. A forma de o nativo geralmente se comunicar, no dia a dia, é com paciência, filtrando assuntos e tendo muito cuidado para não magoar as pessoas. Com o planeta em retrogradação, as coisas não serão bem assim. O nativo vai agir mais e pensar menos e, por essa razão, conseguirá falar aquilo que deseja, sem dificuldades. Para outros signos, isso seria muito ruim, pois causaria confusão, mas para o pisciano será libertador.

Claudia Dias, colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.