Topo

Ser mãe ou não ser: como a mulher de cada signo lida com a cobrança

Universa

08/05/2019 04h00

(Foto: iStock)

Em pleno 2019, a maioria das mulheres segue tendo que ouvir a desnecessária pergunta: "e o filho, vem quando?" A maternidade ainda é algo cobrado em tempo (quase) integral. Mas nem toda a ala feminina se vê na obrigação de dar uma resposta satisfatória à sociedade.

Neste Dia das Mães, conversamos com a astróloga Vivi Pettersenn (@viviastrologica, no Instagram) para descobrir como as mulheres nascidas em cada casa astrológica enfrentam as muitas cobranças para darem à luz.

Veja também

Áries

Por ser um signo de bastante ímpeto e energia, Áries não costuma levar desaforo para casa, além de priorizar o que pensa e sente. Assim, a maternidade não é um tipo de cobrança que abala a mulher ariana, que sabe o que quer, seus desejos, suas necessidades e tem seus planos. Aliás, trata logo de responder à altura quem vier cobrá-la sobre isso.

Touro

A mulher taurina é bem planejada e dificilmente muda de opinião. Preza por segurança e estabilidade, o que significa que deve demorar o tempo que sentir necessidade para ser mãe. O único aspecto negativo disso é que essa "sensação de segurança" que Touro tanto busca pode ser ilusória, pois nada é permanente e está sob controle. Com isso, passa anos esperando o momento certo, mas não existe uma ocasião melhor que outra.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos faz parte da classificação do elemento Ar e, por isso, é mais "leve" em relação às imposições tradicionais. Contudo, pode até não revelar, mas sofre uma autocobrança – aliás, dificilmente vai admitir isso para alguém. Se a maternidade for assunto importante para a geminiana, certamente ela vai pensar muito sobre a questão, sem esconder de ninguém quando tomar a decisão.

Câncer

Este é o signo que rege a família e, por mais que o assunto não seja um tema recorrente, existe uma autocobrança na mulher de Câncer. Para ela, a maternidade é importante até para ela entender sua base familiar, suas raízes, já que gosta de proteger e cuidar. Então, é bem provável que tenha esse tema pautado em sua cabeça e em seu coração.

Leão

Como bom signo de Fogo, Leão sempre prioriza o que deseja – e, geralmente, não se deixa levar pela opinião dos outros. Pode até se sentir cobrada, mas, no final, sempre fará o que planejar. Privilegia muito suas individualidades e suas vontades, a ponto de esperar anos para dizer sim à maternidade.

Virgem

Reservada ao extremo, a virginiana vai focar na segurança, antes de decidir ser mãe. Como um bom signo de Terra, Virgem precisa sentir que tem estabilidade para fazer tal escolha. Mesmo que pessoas ao redor tentem convencê-la, não cairá na opinião alheia – mas pode se autocobrar, sim, gerando dúvidas pessoais. Determinação é outra característica forte do signo. Uma vez decidida, a mulher fará de tudo para cumprir sua meta, mesmo que demore dez anos.

Libra

É o único signo de Ar que pode se importar com as cobranças alheias. Isso porque divide sua racionalidade mental com seu lado emocional. Tende, porém, a demorar bastante até se resolver, já que tem dificuldades em definir o que fazer. Libra é o signo mais sociável do zodíaco, o que pode ajudar nessa demora. Uma coisa é fato: não vai se indispor com nenhuma situação e com ninguém – mesmo que seja cobrada.

Escorpião

Quem é do signo de Escorpião não lida bem com cobranças, dando um tom mais emocional ao assunto. Na verdade, a nativa escorpiana sabe qual será seu momento certo e pode criar ressentimentos ao ser pressionada. É intensa e trata tudo com muito profundidade e emoção.

Sagitário

Signo livre, Sagitário não se importa com cobranças e pressão. Tende a curtir a vida bastante antes de ser mãe, priorizando as aventuras e diversas situações que colocam seu lado independente em jogo. Por ser signo de Fogo, é o terceiro na ordem deste elemento que cuida bem do seu lado individual. Portanto, quem quiser cobrar a sagitariana, não terá muito sucesso, pois ela vai decidir por conta o próprio momento.

Capricórnio

A capricorniana prioriza o trabalho e o sucesso profissional, geralmente deixando a parte pessoal para depois. Ela não liga para cobranças de cunho íntimo, uma vez que tem suas prioridades definidas e sabe bem o que deseja. Também não tem problemas em adiar a maternidade, mas se isso for seu desejo, Capricórnio sabe que poderá atingi-lo no momento em que quiser.

Aquário

Livre e revolucionária, a mulher de Aquário jamais vai se sentir cobrada – por mais que façam isso com ela. Ao contrário, vai preferir curtir a vida antes de formar família, e essa decisão vem geralmente em momento mais maduro da vida. Sempre toma suas decisões por conta própria e livre de preconceitos e tradições. É um signo que não se importaria em fazer uma reprodução independente, por exemplo.

Peixes

Por mais que aceite as cobranças, Peixes não lida bem com isso, sobretudo quando envolve assunto tão delicado. Sente profundamente quando é cobrada, mas não vai falar ou expor sua opinião. Simplesmente acata. Entretanto, ela sabe da importância de ser mãe e vai sentir exatamente quando será o seu momento – e se for com menos cobrança, melhor.

Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.