Topo

Touro é sensível, mas firme: como o ascendente molda o perfil do signo

Universa

04/05/2019 04h00

(Foto: iStock)

Regido pelo elemento Terra e com energia fixa, Touro, a segunda casa do zodíaco, precisa de grandes quantidades de afeto, bem como de estruturas sólidas.

Para ele, o amor, a arte e a beleza devem ser exaltados. Ele também precisa se sentir seguro (com sua rotina e sua persistência) para alcançar objetivos. Nesse contexto, este signo linear, sólido e teimoso pode se moldar de diferentes maneiras, conforme seu ascendente. É o que mostra a astróloga Serena Salgado, do Astrocentro (@astrocentrobr no Instagram), a partir de agora.

Veja também:

Touro com ascendente em Áries

A energia que pauta a vida de Touro (e avança no tempo e espaço de modo lento e seguro) pode significar conflito com a influência ariana, uma casa regida por Marte, que pede pressa e coragem para desafiar a vida. Como o taurino adora rotina e estabilidade, Áries só deve influenciar após os 30 anos, quando a pessoa com essa combinação passa a seguir o chamado dos desafios e da assertividade, conseguindo se impor com mais agilidade, mas sempre buscando moderação e bom senso.

Touro com ascendente em Touro

Sempre que o ascendente é o mesmo que o signo solar, a identidade se identifica fortemente com seu ego. Aqui, o taurino típico entra com tudo na essência de si mesmo, trazendo à tona uma pessoa firme, com conceitos sólidos, mas muito sensível. A presença dupla de Touro faz o nativo ser focado em seus objetivos, gostar das boas coisas da vida e ser artístico – seja através de talentos ou pela pura admiração à arte. Ao mesmo tempo, agarra-se o quanto pode em rotinas e estruturas, com pouca flexibilidade para novas experiências. Se não aprender a ceder e a mudar, pode ficar parado no tempo, sem evoluir.

Touro com ascendente em Gêmeos

A combinação do elemento Terra, de Touro, e Ar, de Gêmeos, faz com que o nativo, por volta dos 30 anos, torne-se mais mental. Se souber usar o estímulo da comunicação e da inteligência aguda do ascendente geminiano, poderá encontrar – no mundo das ideias, conceitos e conhecimentos – a capacidade de concretizar objetivos, com mais espaço para ser leve e flexível em suas ações.

Touro com ascendente em Câncer

O taurino com o ascendente em Câncer transparece com mais evidência as qualidades de amor, cuidados e aconchego que esse signo já tem. Touro gosta de amar de forma sólida, preocupando-se com praticidade e afetividade em relação a parceiros, família e amigos. Quando a energia maternal canceriana se mostra mais evidente, por volta da terceira década de vida, a pessoa se mostra mais caseira, alguém que adora seu lar e sua família, valoriza quem está ao seu lado e sendo muito presente. No lado não tão positivo, pode se mostrar ainda mais possessiva, apegada e apático ao que envolve movimento e ação.

Touro com ascendente em Leão

Vênus, regente de Touro, faz o tímido nativo ser mais empático e gentil com as pessoas. Quando surge a influência de Leão, a combinação dos dois signos gera carisma, sociabilidade e simpatia mais intensa e colorida. Também floresce a criatividade e estimula profissões artísticas, além de reforçar o lado prático do taurino, com o empreendedorismo leonino. Só é preciso cuidado para as ambições exageradas e o ego, que pode realçar demais.

Touro com ascendente em Virgem

Com a junção de duas casas regidas pelo elemento Terra, verifica-se uma necessidade maior de controle, perfeccionismo e vontade sempre de checar tudo várias vezes, em busca de segurança e estabilidade. O lado mais afetivo e artístico de Touro pode perder espaço para o racional e analítico de Virgem, que vai procurar qualidades mais intelectuais e práticas para exercer a busca pela segurança na vida. Mas como o ascendente virginiano tem muitas ideias e é metódico, desperta a capacidade de exercer o que quiser – com procedimentos padronizados, criatividade e inteligência.

Touro com ascendente em Libra

O planeta Vênus rege Touro e Libra, trazendo grande sensibilidade para essa posição de mapa. Isso se traduz em uma pessoa elegante, com qualidades de beleza e charme, artísticas, de sensibilidade, gentileza e diplomacia. Só a energia prática do taurino pode se indispor com a do ascendente, lá pelos 30 anos de idade. Como a energia libriana é mais mental do que realizadora, o nativo terá dúvidas sobre como fazer ou por quais alternativas deve optar.

Touro com ascendente em Escorpião

Escorpião é o signo oposto de Touro na roda astrológica e, na combinação com este ascendente, podem ocorrer certos conflitos. Escorpião poderá trazer uma linguagem mais intensa e até radical, algo meio tudo ou nada, o que tende a afetar o espírito sensível do taurino, que começa a controlar as emoções para alcançar objetivos, sem ser ferido. Também podem se tornar mais intensos a possessividade, os ciúmes e os apegos.

Touro com ascendente em Sagitário

A princípio, a combinação se mostra conflituosa, mas Touro com Sagitário, juntos, significa uma energia boa. O taurino terá que se adequar à visão expandida que Sagitário tem da vida, o que o colocará em vários lugares, países e situações novas. Se o taurino aproveitar bem essas inovações, com espírito de liberdade e mais leveza, terá uma vida mais ativa e de movimento, sem deixar de lado a solidez e estabilidade necessárias, voltando ao "ninho" sempre que possível.

Touro com ascendente em Capricórnio

O taurino tem um lado mais afável e gentil, mas é um signo prático, que busca segurança material e estrutura para sua vida. Quando o ascendente é Capricórnio, essa necessidade é intensificada, trazendo ainda mais foco, disciplina e vontade de conseguir paz financeira. Touro precisa reabastecer sua energia com passeios na natureza, visitas a museus e ouvindo ótimas músicas. Se o lado de Capricórnio se mantiver atento somente às responsabilidades, teremos um taurino sério demais e meio triste.

Touro com ascendente em Aquário

Os dois são signos com energia fixa, ou seja, precisam de estrutura com raízes. Aquário, porém, sente necessidade de novidades, já que se interessa por vários temas e adora diversificar. Enquanto isso, Touro, por ser regido por Vênus, é bem mais conservador. E quando esse taurino (apegado a ideias e pessoas) precisa encarar o ascendente (que pede para ser mais livre, independente, sem apegos emocionais), a briga é boa. Se o equilíbrio for alcançado, tem-se uma personalidade fiel, leal, afetiva e calma, mas aberta para a liberdade, adquirindo sabedoria com as mudanças e novas formas de pensar.

Touro com ascendente em Peixes

Essa combinação rende um mix de praticidade e sensibilidade. A energia de Touro busca ordenar as estruturas, para obter segurança. Peixes, por ser regido pela Água, sabe que isso é bom, mas não tem esse lado muito organizado. Ambos são amorosos, gentis, diplomáticos, artísticos e sensíveis. Touro vai tentar enquadrar tudo num padrão prático, controlando seu lado emotivo. Mas a partir dos 30 anos, com a ação de Peixes, a praticidade começa a domar e ordenar as emoções, dando lugar a uma personalidade que se deixa fluir mais, dando vazão à intuição e à espiritualidade.

* Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.