Topo
Alto Astral

Alto Astral

Categorias

Histórico

Cardinal, fixa e mutável: como essas energias interagem com os signos?

Universa

28/10/2018 04h00

Além da ligação que todo signo tem com um dos quatro elementos da natureza, outra classificação existente diz respeito ao tipo de energia associada a cada um. São três grupos diferentes, classificando as casas do zodíaco em cardinais, fixas e mutáveis, o que representa a forma que elas interagem com o mundo exterior.

"No mapa astral individual, a tendência é existir a predominância de uma ou duas energias. A terceira vai se manifestar menos", explica Marcelo Dalla, jornalista e astrólogo. Saiba um pouco mais sobre cada tipo de energia.

Leia mais

Ascendente: o que é esse signo e como ele influencia a sua vida

Briguento, exibicionista, observador: como cada signo se comporta nas redes

Quer um trabalho? Os signos que saem na frente nas entrevistas de emprego


CARDINAL: Áries, Câncer, Libra, Capricórnio

É a energia do início, relacionada aos signos que coincidem com o começo das estações do ano (Áries: outono; Câncer: inverno; Libra: primavera; Capricórnio: verão). Por isso, é ativa e faz com que pessoas dos signos cardinais busquem solução diante de qualquer obstáculo, sem esperar pelos outros. Ou seja, é voltada para a solução dos problemas. Cada um dos signos manifesta a iniciativa em campos diferentes:

  • Áries: na vida pessoal
  • Câncer: no que diz respeito a emoções e sentimentos
  • Libra: ao lidar com o outro
  • Capricórnio: tudo que se relaciona à profissão

"Na análise do mapa astral, caso seja constatado um excesso de planetas em signos cardinais, a pessoa será dinâmica e com muita atitude e deve apresentar tendência para viver tudo com muita intensidade. O risco é entrar em choque em campos nos quais não consegue abrir espaço", comenta Marcelo.

Por outro lado, se houver uma falta de planetas em signos cardinais no mapa, significa que este alguém terá dificuldade para iniciar coisas novas, bem como criar e ser ousado.

FIXA: Touro, Leão, Escorpião, Aquário

Tais signos coincidem com o meio das estações e, por isso, a energia deles está ligada à resistência, à manutenção, ao conservadorismo. Revelam-se relutantes às mudanças, estão voltados para o interior. Perfeccionistas, quando surge um desafio, os nativos destas casas do zodíaco costumam esperar e analisar, antes de enfrentar a situação. Os quatro signos focam em áreas diferentes na relação com o mundo:

  • Touro: conserva valores pessoais e busca estabilidade
  • Leão: tem firmeza pessoal e preserva a personalidade
  • Escorpião: guarda sensações, sentimentos e intuições
  • Aquário: sustenta ideias e, também, diferenças

Diante da abundância de planetas em signos fixos no mapa astral, a pessoa será teimosa e vai insistir em padrões que não deram certo. Apesar disso, apresenta-se firme e persistente. Já a carência de planetas "vai levar à falta de estabilidade e à dificuldade de manter opiniões ou mesmo ideias", conforme explica o astrólogo.
MUTÁVEL: Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes
Como engloba as casas do zodíaco que batem com a transição das estações, trata-se de uma energia para renovação e mudança. Sua principal característica é a adaptação. "Os mutáveis não fazem mudanças radicais na vida, tampouco são fixos. Estão sempre indo de uma direção a outra, atrás de ideias novas, e reaproveitando o que já existe. Não se lançam, nem resistem. Diante de um obstáculo, preferem contornar", resume Marcelo. Diante das situações mundanas:

  • Gêmeos: têm ideias e a mente em constante mutação
  • Virgem: busca o aperfeiçoamento continuamente
  • Sagitário: corre atrás de metas e mais metas a serem atingidas
  • Peixes: revela sentimentos e sensações em eterna transformação

Pessoas com mapa astral apresentando excesso de planetas nos signos mutáveis são inquietas e em constante mudança. Com isso, correm risco de não terem firmeza de opiniões.

O lado positivo é que preferem descobrir novas possibilidades ou jeitos de contornar um obstáculo, sem ficar lutando contra as situações. No cenário inverso, com a falta de planetas, é provável haver dificuldade de ouvir novas ideias ou se adaptar a situações inesperadas.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.

Mais Alto Astral