Topo

Características dos signos: como é a personalidade de cada um?

Cada signo tem uma personalidade; entenda o que isso significa - Getty Images/iStockphoto
Cada signo tem uma personalidade; entenda o que isso significa Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

06/11/2022 04h00Atualizada em 10/11/2022 10h35

Os signos do Zodíaco possuem uma série de características que são designadas de acordo com fatores como: planeta regente, elemento e momento do ano em que sua temporada começa.

Cada estação do ano possui três signos, sendo um deles cardinal, que marca o início da temporada, um fixo, que marca o meio dessa estação, e um mutável, que marca o fim.

Os signos cardinais geralmente apresentam como características o poder da iniciativa e a empolgação, enquanto os fixos possuem a sustentação e o equilíbrio como aspectos. Já os mutáveis, como o próprio nome diz, trazem como valores a transformação e a volatilidade.

Além disso, cada signo pertence a um dos quatro elementos: fogo, terra, ar ou água.

Enquanto os signos de fogo costumam ser mais enérgicos de temperamento, aqueles de elemento terra acabam sendo mais racionais, os de elemento ar mais mentais e, por fim, os de elemento água mais emocionais.

"Todos esses aspectos podem estar em equilíbrio ou desequilíbrio, dependendo da configuração do mapa natal ou da revolução solar. No geral, as características vão sendo somadas para que a gente entenda o arquétipo dos signos e como eles se manifestam em cada pessoa", diz a astróloga Carol Melchert.

Veja as características de cada signo:

É o primeiro do zodíaco e marca o início do ano astrológico. Signo cardinal, do elemento fogo e regido por Marte, fala sobre inícios, impulsividade, pioneirismo e coragem de saltar no desconhecido.

Tem como palavras-chave empreendedorismo, dinamismo, competitividade, instinto, rapidez e agilidade. Seus nativos possuem autonomia, liderança, independência e assertividade, além de sempre agirem com honestidade e franqueza.

É o segundo signo do zodíaco e fala sobre dar continuidade ao que foi iniciado com Áries. Signo fixo, pertencente ao elemento terra e regido por Vênus, Touro simboliza a praticidade, o pensamento realista, a materialidade e a persistência.

Além de serem constantes, seus nativos possuem firmeza de propósito e apreciam os prazeres, o conforto, a beleza e a sensualidade.

Signo mutável, pertencente ao elemento ar e regido por Mercúrio, Gêmeos simboliza a curiosidade e a comunicação. É marcado pela grande variedade de interesses, pela sociabilidade, pela lógica, pela adaptabilidade e pela versatilidade.

Seus nativos são capazes de mudar de um tema para outro facilmente, graças à sua habilidade de lidar com muitas coisas ao mesmo tempo. São dinâmicos, possuem rápido raciocínio e sempre buscam novidades. No entanto, a inconstância também é uma característica bem marcante.

Regido pela Lua, Câncer é um signo cardinal do elemento água, características que trazem muita sensibilidade. É marcado pela habilidade de criar conexões e laços emocionais, pela forte intuição, pela empatia, pela boa memória e pela ligação com o passado. Afinal, seu astro regente representa a origem de nossas emoções.

Seus nativos possuem a capacidade de perceber e sentir o ambiente. Suas palavras-chave são proteção, carinho, acolhimento, cuidado e pertencimento.

Signo fixo, do elemento fogo e regido pelo Sol, Leão é associado à capacidade de liderar, de marcar presença e de brilhar. É um signo marcado pelo entusiasmo, pelo otimismo e pela grande generosidade.

Por outro lado, características como orgulho, vaidade e excesso de autoconfiança também podem se fazer presentes. No entanto, seus nativos possuem habilidades artísticas e teatrais, parte pela necessidade de serem reconhecidos e aplaudidos pelo que fazem.

Signo mutável do elemento terra, Virgem também é regido por Mercúrio. Sua praticidade, eficiência e capacidade de notar os minuciosos detalhes são notáveis. Além disso, é um signo marcado pela boa capacidade analítica, pela racionalidade e pelo perfeccionismo.

Virgem é simples, humilde e aprecia quando se sente útil e prestativo. É ótimo, inclusive, na hora de estabelecer prioridades. No entanto, pode ser bastante exigente para que as coisas saiam conforme o planejado.

Signo cardinal do elemento ar e regido por Vênus, Libra é voltado para a sociabilidade, as parcerias e o cultivo de diversas amizades, contatos e grupos. É um signo marcado pelo interesse no comportamento humano, pela suavidade, pela diplomacia e pela cordialidade.

Além de muito simpáticos, seus nativos possuem elevado senso de justiça e habilidade de ouvir outras opiniões e ideias. O bom senso estético e artístico, a harmonia, a beleza e o charme também marcam o signo graças ao seu astro regente.

Signo fixo do elemento água, Escorpião é marcado pela intensidade e profundidade das emoções. Regido por Marte, também é associado à introspecção, à capacidade de observação, à forte intuição e sensibilidade. Nativos deste signo tendem a reter mágoas e guardar suas emoções.

Ao mesmo tempo, sua capacidade de se regenerar, de se transformar e de se curar é impressionante. Esse signo é relacionado aos segredos e ao oculto, por isso costuma passar um ar de mistério e magnetismo. Suas palavras-chave são cautela, estratégia, desconfiança, profundidade e extremismo.

Signo mutável e regido por Júpiter, Sagitário é aventureiro e explorador. De elemento fogo, se motiva pela busca de conhecimento e sabedoria, além de adorar descobrir coisas e experiências novas. Possui grande interesse em assuntos religiosos, esotéricos e filosóficos, além do gosto por viagens e por conhecer diferentes costumes e culturas.

Por ser um signo filosófico, seus objetivos sempre precisam ter algo maior por trás, como um propósito. São palavras-chave do signo: otimismo, alegria, expansão, idealismo, liberdade, sinceridade e justiça.

Signo cardinal do elemento terra e regido por Saturno, Capricórnio é marcado pela seriedade e pela responsabilidade. Seus nativos buscam ser respeitados pelo que fizeram ou construíram. Possuem grande capacidade de foco, senso de dever e potência de realização.

Capricórnio possui uma visão realista e madura, é persistente, resistente e sabe que as coisas precisam de tempo e esforço para acontecerem. Tem como palavras-chave praticidade, ambição, determinação, disciplina, persistência e resistência.

Regido por Saturno, Aquário pertence ao elemento ar e à qualidade fixa. É caracterizado pela originalidade, pela independência, pela criatividade, pela sociabilidade e pela racionalidade. É excêntrico, busca ter um olhar diferente e consegue pensar fora da caixa, criando teorias para lá de originais.

É associado à aceitação das diferenças, ao pensar no coletivo, ao questionamento, à rebeldia e ao ato de contestar. No entanto, pode ser bastante rigoroso ao formar suas opiniões. Não costuma mudar de ideia facilmente, já que é exigente consigo mesmo na hora de criar suas teorias.

Signo mutável do elemento água, Peixes é regido por Júpiter e marcado pela sensibilidade. Suas principais características são a empatia, a receptividade e o altruísmo. É um signo com muita capacidade de se adaptar a diversos ambientes e pessoas, bem como de se sensibilizar com a dor do outro.

Peixes é muito intuitivo e, por isso, é associado ao misticismo, à espiritualidade e aos sonhos. Além disso, a criatividade é marca registrada dos nativos piscianos, que gostam de se expressar através da arte e sonham alto.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.