Topo

Saiba se conhecer melhor descobrindo o santo e orixá de cada signo

Universa

13/10/2018 04h00

(Foto: iStock)

Todo signo tem seu planeta regente, uma cor, um elemento da natureza e um número associados, uma flor, uma pedra, perfume e até incenso. E tem, também, santos e orixás ligados a cada um deles, sabia?

Segundo Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do Portal Lughnasadh, no Youtube, encontramos nossos arquétipos na astrologia, nos orixás e nos santos.

Veja também

"Entretanto, nem tudo é classificado da mesma forma, pois cada civilização, em sua realidade vigente, projeta seus arquétipos de forma única", diz. Por essa razão, os signos têm uma relação com certos orixás e santos protetores, mas também podem apresentar características de outros, em determinadas situações.

Quer saber quais são eles? Confira!

Áries 

Por ser um signo de ação, iniciativa e potência, é possível ver em Áries as características do orixá Ogum e do santo sincretizado São Jorge. Nem sempre o ariano precisa compreender as razões de seus atos, pois age seguindo sua fé, calcada em uma lei maior e na justiça divina.

Touro

Como é uma casa ligada ao contato com a terra e com as maravilhas do que vem dela, Touro é conectado à grande orixá Nanã e à Santa Ana. Além disso, por ser regido pelo planeta Vênus e estar atrelado ao seu acolhimento e à vontade de se relacionar com elegância e romantismo, pode ser elencado junto ao orixá Oxum.

Gêmeos

Este signo de ar é associado à comunicação, à multifuncionalidade e ao dinamismo. Na sua criatividade e eloquência identificam-se referências a São Sebastião e ao orixá Oxóssi. Em Gêmeos também é encontrado o arquétipo do pregador de peças e humorista, o que revela traços do orixá Exu. Há relação ainda com Ossaim e, do mesmo modo, com Ibeji, divindades gêmeas que têm ligação direta com a dualidade do signo.

Câncer

Em Câncer encontra-se o princípio da maternidade em todas as suas funções. É um signo bem abrangente, vinculado a santas e orixás diferentes, com características de várias mães sagradas. É vinculado à Nanã e Santa Ana por causa da ancestralidade, da família e das questões antigas e tradições; e à Iemanjá e à Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição, por representar o arquétipo da grande mãe – a que cuida da casa dos filhos e aplica tanto o amor quanto severas lições. Além disso, mostra traços de Oxum no que diz respeito à forma de lidar com as emoções e sedução nas relações humanas.

Leão

Esta casa do zodíaco exibe uma capacidade nata de liderar e de acolher as pessoas, com sua chama fixa perene e sábia. Em Leão, são identificados arquétipos relacionados à liderança e de acolhimento paternal como o Mestre Jesus e o orixá Oxalá e o Mestre Jesus, bem como São João Batista e o líder Rei Xangô.

Virgem

É um signo vinculado tanto à saúde quanto à ideia de colocar tudo no seu devido lugar. Nessa função arquetípica, o orixá Obaluaê e o santo São Lázaro se adequam muito bem. Os orixás relacionados às matas, como Oxossi e Ossaim, também se encaixam com Virgem, pois estão ligados às funções de cura através da natureza.

Libra

Com a frequência muito conectada ao equilíbrio, à estética, à vontade de evitar conflitos e se relacionar com o próximo, Libra encontra-se com Oxum e Nossa Senhora Aparecida. Do mesmo modo identificam-se característica de Oxumaré, pela sua dualidade masculino/feminino e pela harmonia das cores.

Escorpião

Em Escorpião, encontramos o planeta Plutão que, dentre suas funções, está a da "morte para o futuro renascimento". Nesse contexto, identificam-se Omulú e sua versão sincretizada, São Roque, o que corta o fio da vida. No oculto, misterioso e enigmático Escorpião também se reconhece o vazio de Exú e sua ligação com a sexualidade e questões viscerais.

Sagitário

Por estar sempre em movimento, buscando, caminhando, se enriquecendo de conhecimento e cenários novos, Sagitário tem relação com o arquétipo de Iansã e de Santa Bárbara. Porém, neste signo, é possível identificar muitas vibrações diferentes, como a figura do professor, que casa bem com Oxossi; Xangô, por ser relacionado a Júpiter, o planeta regente de Sagitário; e Egunitá, que traz a essência do fogo primordial.

Capricórnio 

É o signo que representa o velho, o antigo, pois está ligado intimamente ao tempo. Com isso, vemos o arquétipo do ancião Obaluaê e seu sincronizado São Lázaro se manifestando em Capricórnio, organizando tudo, medindo, supervisionando as mutações enquanto o tempo avança. Há linhas teológicas que cultuam Oiá-Loguan, a mãe do tempo, divindade e arquétipo que combina bastante com esta casa do zodíaco.

Aquário 

Taí um signo que não tem medo de ser exótico, pois em sua imagem arquetípica está alguém que bebe direto da fonte do conhecimento. Aquário representa a mente em sua função pura, que acessa o divino diretamente. Nisso, localizamos a figura de Oxalá e do Mestre Jesus, tendo segurança de si e de sua função para o bem da comunidade – outra questão pertinente a Aquário. Contudo, Urano, seu planeta regente, está ligado a ações inesperadas, acidentes e também mortes repentinas, campo do orixá Omulú.

Peixes

Signo do grande mar, berço da vida e da fecundidade, é impossível não ligar instantaneamente a mãe orixá Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes aos piscianos. Peixes também simboliza a fé e os campos de Oxalá, além das cores e as artes, tendo em si elementos de Oxumarê.

Claudia Dias, colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.