Topo

Pedras do signo existem? Saiba como os cristais estão ligados à astrologia

Universa

06/03/2018 05h00

Talvez você já tenha se apegado a uma pedra por dizerem que ela era a do seu signo ou até tenha visto mais de um cristal associado ao mesmo signo. Isso acontece porque há diversas pedras que atuam energeticamente na mesma sintonia dos astros e planetas.

Esses minerais têm afinidade com elementos e características de cada um dos 12 signos. Mas nós não temos apenas o nosso signo solar, aquele que lemos no horóscopo — temos um mapa astral repleto de elementos e planetas que transitam por vários signos.

Veja também:

Não se apegue a uma única pedra pelo resto da sua vida. Com o mapa astral é possível perceber quais setores da vida precisam de equilíbrio. Sabendo disso, fica muito mais fácil usar os cristais no dia a dia para trazer harmonia e bem-estar. Mas atenção: se existem características marcantes do signo solar acentuadas, usar um cristal que vibra na mesma energia que elas pode causar um desequilíbrio pelo excesso.

Veja quais pedras correspondem às energias de cada signo — mas sinta-se livre para escolhê-las de acordo com suas necessidades:

Áries: Cornalina

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Essa variação de Ágata concede ação e força. Pela cor avermelhada, é possível perceber que está muito ligada ao elemento fogo, que rege os arianos. Se você for um ariano que anda meio pra baixo, com esse fogo apagado… Aposte na Cornalina! Use-a da cintura pra baixo, ela irá aumentar o seu apetite, tanto no sentido literal como no sentido da tomada de iniciativas. Atenção: se você for um ariano ou tiver ascendente em Áries e estiver com a agressividade em alta e com facilidade para comportamentos explosivos, evite esta pedra.

Touro: Quartzo rosa

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Nativos de Touro adoram os prazeres da vida, gostam de sentir que estão em um espaço bacana, sendo zelados e a comida… Ah! A comida é até um ponto fraco para quem nasce sob a regência deste signo, associado ao quartzo rosa. Para os taurinos que apreciam a sensualidade ou que são um pouco teimosos demais, este mineral é uma ótima pedida. Uma boa opção é deixá-la na cozinha, para inspirar amor em tudo que é feito por ali. Mas não se esqueça: Touro é um signo de Terra, portanto manter a estabilidade e não flutuar demais com as emoções é necessário.

Gêmeos: Olho de Tigre

(Foto: Créditos: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Geminianos são comunicadores por natureza e há quem diga que podem ser fofoqueiros. Isso acontece quando existe desequilíbrio no elemento ar, o que desencadeia comportamentos voláteis e até irresponsáveis. Para trazer os pés para o chão e direcionar toda essa potencialidade comunicativa, o Olho de Tigre é recomendadíssimo. Associado ao signo de Gêmeos, ele trabalha o poder pessoal e facilita a colocação de ideias e propósitos para o mundo, sem desviar o assunto a cada cinco segundos. Não use-o em colares por muito tempo, pois pode trazer desequilíbrios ao chakra laríngeo.

Câncer: Pedra da Lua

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Um signo do elemento água não podia tratar de outra coisa que não as emoções. Muito sensíveis, os nativos de Câncer têm capacidade admirável de cuidar dos outros e se dedicar a alguma causa ou pessoa quando existe amor. Nem sempre é fácil trabalhar a qualidade amorosa e diversas situações do dia a dia podem oprimir essa energia que, para quem nasce sob esse signo, precisa estar em movimento. A Pedra da Lua movimenta as emoções, assim como a Lua movimenta as marés. Com energia extremamente forte, esse cristal é poderoso e permite conexão profunda com os nossos sentimentos. Ótimo também para trabalhar as emoções em quem tem o lado masculino mais exaltado.

Leão: Pirita

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Brilho pessoal é a palavra-chave dos leoninos, que adoram mostrar como são incríveis, podendo ser considerados até um pouco narcisistas. A pirita também brilha, assim como o Sol, que rege quem nasce sob o signo de Leão. Esta pedra está associada à prosperidade e é ideal para os leoninos que precisam colocar a juba pra fora e aproveitar toda sua potência criativa e energética. Diferentemente de outros cristais, não há contraindicações para seu uso, que é extremamente positivo para todos os signos.

Virgem: Amazonita

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Virginianos são vistos como metódicos, mas na verdade estão sempre em busca de autoaperfeiçoamento e sucesso pessoal, focando esse resultado por meio da organização e do trabalho. É um signo associado à amazonita, que transmite energia e criatividade. Este cristal favorece a inteligência e a organização, importantes para os signos de Terra. Usar uma amazonita em um colar pode trazer coragem para desbravar lugares novos. Tanto o signo quanto a pedra são muito ligados a uma força feminina que reflete a força da própria natureza. O importante é lembrar que, para Virgem, ação em excesso pede equilíbrio das emoções.

Libra: Rodocrosita

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Regido por Vênus, Libra fala sobre equilibrar o restante da vida com os sentimentos. Na maioria das vezes isso pode parecer uma tarefa difícil, e a Rodocrosita entra em cena. Ela é extremamente poderosa quando o assunto é equilíbrio das emoções, trabalha aliviando sentimentos de solidão, medo, indecisão e mágoa. Mas lembre-se: este signo é representado pela balança, então focar só nos relacionamentos pode ser um caminho pouco benéfico. Para equilibrar aspectos de tensão no mapa astral é importante observar outros elementos que falam sobre os sentimentos, como o signo da sua Lua.

Escorpião: Granada

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Com capacidade de mergulhar nas profundidades das emoções e do próprio ser, escorpianos com aspectos de tensão no mapa astral podem exagerar quando o assunto é sexualidade, ciúmes e agressividade. Com a autoestima lá em cima quando querem mostrar que têm razão, os nativos de Escorpião refletem a força presente também na Granada, uma pedra misteriosa de cor avermelhada. Este mineral trabalha a energia sexual e pode ajudar a equilibrar a intensidade do elemento água, mas deve ser usada com cautela se é notável qualquer desequilíbrio em relação aos impulsos sexuais.

Sagitário: Sodalita

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Nativos de Sagitário pensam alto, gostam de vivenciar novas experiências e adoram contar sobre tudo o que viveram. A sodalita é extremamente benéfica para quem precisa fortalecer a inteligência e a criatividade, trazendo foco para estabelecer metas, prazos e obter sucesso na realização de projetos pessoais. Sagitarianos que negam seus impulsos aventureiros podem se beneficiar pela capacidade de decisão que esta pedra propicia. Ela também é extremamente positiva para quem tem dificuldade de organizar os pensamentos antes de agir.

Capricórnio: Ônix

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Obstinação talvez seja a palavra de quem é deste signo. Os capricas às vezes levam fama de chatos, mas a verdade é que eles são motivados a conquistar o que querem. A ônix ajuda a trazer estabilidade racional e cumprir com as metas estabelecidas. Mas vale ficar atento para não ser tão rígido com trabalho e finanças, inclusive se você tem ascendente em Capricórnio. Além disso, a ônix é associada à limpeza energética e atua absorvendo as energias negativas. É importante limpá-la com frequência. Não use este cristal na região da garganta, como em colares, pois pode atrapalhar a circulação da energia.

Aquário: Lápis-lazúli

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Quem nasce sob o signo de Aquário traz características bem marcantes, como a vontade de mudar regras e revolucionar as coisas em pequena ou grande escala. Sempre dispostos a defender seus ideais, esses livres pensadores encontram no lápis-lazúli uma potência para fortalecer a mente e facilitar a comunicação das ideias. Esse mineral é muito usado desde a antiguidade para trazer mais criatividade e permitir olhar além do habitual. Mas é preciso tomar cuidado para não potencializar demais essas características e virar um grande idealizador, já que Aquário é regido pelo ar, elemento que alimenta muito as ideias, o que pode prejudicar a tomada de ação.

Peixes: Ametista

(Foto: Reprodução/Pixabay/Wikicommons)

Este cristal promete ampliar os dons psíquicos de qualquer pessoa. Quando usada por piscianos, ativa a potencialidade que eles têm de acessar campos mais intuitivos da consciência e transformar as coisas. Mas atenção: se existem aspectos negativos que potencializam demais essas características, gerando falta de conexão com o mundo real, o ideal é usá-lo com cautela. A água-marinha também é uma pedra bastante ligada a Peixes, e faz uma conexão potente com a espiritualidade, acalma e traz serenidade.

Por Camila Eiroa, em colaboração para o UOL

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.