Ascendente: Você sabe como esse 'segundo' signo influencia sua vida?
Você até sabe qual é o seu ascendente, mas não entende exatamente o que isso significa? Entre os mitos e verdades que existem na astrologia, o ascendente ocupa um lugar importante na nossa personalidade: a maneira como nos mostramos ao mundo e também como as pessoas nos veem.
Quem explica é a astróloga Rosa di Maulo. Segundo Rosa, o ascendente é a nossa apresentação pessoal, a nossa face mais exposta, a nossa persona. "As características do ascendente são as primeiras que a pessoa mostra. É a primeira impressão que marca nos relacionamentos", esclarece.
Por exemplo, sabe quando você começa num trabalho novo? É com o seu ascendente que as pessoas o conhecem. O mesmo vale para início de relacionamentos amorosos.
Veja também:
- Ascendente: o que é esse signo e como ele influencia a sua vida
- Mercúrio está retrógrado! Entenda o que é e como seu signo será afetado
- Signo de Áries é teimoso e o pior dos inimigos; veja mais 13 curiosidades
Escrito nas estrelas
Diferentemente do signo solar, que é determinado pelo dia de nascimento, o que decreta o signo ascendente é o horário. "O ascendente é a constelação que estava no horizonte no instante que a pessoa nasceu", afirma Rosa.
A astróloga também informa que se uma pessoa veio ao mundo perto do nascer do Sol, por exemplo, terá o mesmo ascendente que o signo (que é a posição do Sol). "Se foi perto do pôr do sol, o ascendente será o signo oposto ao do Sol".
Seu propósito na vida
Sabe quando você se sente sem foco, completamente perdido no mundo? Seu ascendente pode te ajudar a achar seu caminho. Segundo Rosa, ele representa o projeto de vida da pessoa, o que ela quer ser, o que ela escolhe, e isso se reflete no dia a dia. "É a luta diária, movida pelos desejos, por aquilo que a pessoa quer conquistar. Se torna a motivação para as ações e atitudes", comenta.
Aliás, por isso mesmo, dizem por aí que nós viramos o nosso ascendente depois dos 30 anos. E essa sabedoria popular até faz certo sentindo. "É a fase (depois do retorno de Saturno) que a pessoa amadurece e se compromete mais com seu projeto de vida. Aquilo que ela quer construir fica mais importante e se expressa mais facilmente".
Combinado com o signo solar, ele também pode somar qualidades para que alcancemos os nossos objetivos. E tudo vai depender dos elementos fogo, terra, ar e água -cada signo é regido por um deles. A astróloga afirma que quando o ascendente é do mesmo elemento que o signo solar, a pessoa passa uma transparência maior e o projeto de vida dela tende a ser mais de acordo com o que a realiza internamente. Elementos compatíveis (ar-fogo, terra-agua) também oferecem facilidades. Inclusive, é possível saber quais são as piores e melhores combinações.
Coisas para superar
O ascendente também aponta desafios a vencer. "É o caso de ascendente em Virgem que imprime timidez, ou Capricórnio que se cobra perfeição, ou Áries que, às vezes, demonstra agressividade que nem sempre a pessoa tem", comenta Rosa. Outro exemplo também é o ascendente em Libra, que dá mais espaço aos desejos dos outros do que ao próprio desejo e faz tudo para agradar.
Segundo a astróloga, talvez o ascendente mais difícil seja Escorpião que costuma esconder os desejos e intenções e parecer uma "pedra" ou um "iceberg" quando quer. Já Aquário demonstra muita ansiedade e tem dificuldade de particularizar os próprios desejos que são projetados nos desejos coletivos. Por fim, Peixes também tem dificuldade de delimitar o projeto de vida e pode passar uma imagem de "barco à deriva" ou de "confusão".
Porém, tudo isso vai depender do signo e de outros fatores do mapa astral de cada um. "Independentemente do ascendente, o que a pessoa realiza e seu centro energético tem a ver com o signo, o ascendente apenas contribui apontando caminhos, determinando escolhas e o jeitão da pessoa", comenta.
Por Geiza Martins, em colaboração para Universa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.