Topo

Vai passar o Dia dos Namorados sozinho? A culpa pode ser do seu signo

Universa

12/06/2019 04h00

Antes só do que mal acompanhado? (iStock)

Nem todo mundo faz questão de ter um mozão por perto para comemorar o Dia dos Namorados. Há quem prefira a própria companhia em vez de viver um relacionamento que não se enquadra nas expectativas. Por trás desse comportamento pode estar o seu signo.

Conversamos com a astróloga Virginia Gaia (@virginiagaia no instagram), que conta como é a essência de cada casa do zodíaco no que diz respeito à necessidade de se relacionar e ter um par.

Veja também

Porém, para um perfil mais assertivo, melhor avaliar o mapa astral, considerando o posicionamento de planetas-chave, sobretudo Marte (que tem a ver com a conquista, a independência e a liberdade) e Vênus (que desperta a vontade de se relacionar e a necessidade de estar junto de alguém).

A Lua também é avaliada, já que tem a ver com questões emocionais e a maneira como lidamos com afetos. "Ainda estudamos as casas: a 7 é a dos relacionamentos sérios e de longa duração, enquanto a 5 fala muito de sedução e paqueras, o que não se vê muito em relações não tão sérias", diz Virginia.

Áries

Marte tem domicílio em Áries, ou seja, é o regente do signo. Sua essência traz muito a questão da iniciativa e da independência. Por isso, o ariano prefere a solteirice ou ir à luta, tentando conquistar alguém novo, em vez de estar numa relação que o sufoca.

Touro

É a casa em que Vênus tem domicílio e há exaltação (energias afins) da Lua, o que significa que Touro 
é um tanto romântico por natureza e até apegado demais. Não é de se movimentar muito para conquistar — prefere seduzir, mesmo sendo mais receptivo do que ativo nesse jogo. Tem dificuldade de fazer mudanças no campo afetivo, então tende a manter uma relação, o que vai depender do posicionamento dos planetas em seu mapa.

Gêmeos

O nativo tem um perfil que pende para o relacionamento, pois gosta de conversar, de trocar figurinha, de aprender. Mas também não é de ficar insistindo em algo que não está funcionando. Apesar de Gêmeos  preferir viver um relacionamento, necessita de certa liberdade. Se não existir essa condição, não tem dificuldade de sair da relação ruim.

Câncer

Domicílio da Lua, Câncer precisa ser acolhido, tem carências e necessidade de se sentir nutrido emocionalmente — além de nutrir. Faz parte da listinha dos signos que gostam mais de estarem acompanhados.

Leão

Este signo tem uma questão de independência e de brilho pessoal muito grande. Leão precisa de gente ao redor afirmando as qualidades dele. Porém, não é de se sujeitar a relacionamento que não está dando certo, nem fazer concessões para o que não está funcionando. Como não aceita muito mudar, acaba optando por ficar sozinho.

Virgem

É seletivo, escolhe bem o parceiro, e não se relaciona só por estar solteiro. Mas a partir do momento que Virgem se acerta com alguém, tem cuidado grande com o dia a dia da relação para que aquilo seja bem vivido. Ou seja, sabe conviver bem com as duas realidades, graças à regência de Mercúrio.

Libra

Regido por Vênus, tem perfil relacional. Libra busca sempre estar bem acompanhado e em equilíbrio. Para ele, é difícil estar sozinho, já que gosta de fazer tudo aos pares. O cenário contrário tende a ser uma condição difícil, porque não tem com quem se equilibrar. As exceções surgem quando se sente injustiçado, não tem possibilidade de exercer o equilíbrio dentro da relação ou não encontra espaço para dialogar.

Escorpião

Também prefere ficar sozinho se o relacionamento não é legal. Escorpião é co-regido por Marte, que influencia na vida amorosa. Por isso, para o escorpiano, é tudo ou nada. Uma relação mais ou menos, morna, no vai-não-vai, não é interessante para o nativo, que prefere sair. Pula do barco também se não for correspondido ou se frustrar. Caso não sinta que vá ter controle da relação ou domínio sobre as próprias emoções, também opta pelo tchau.

Sagitário

Gosta de aventura, não tem dificuldade de conhecer pessoas e se jogar em relações novas, da mesma forma que não é de se prender a relacionamentos que não funcionam, pois gosta de liberdade, de ousadia, de algo diferente na vida a dois. Por isso, para Sagitário, tanto faz estar só ou convivendo com alguém.

Capricórnio

Marte se exalta, ou seja, revela influência em Capricórnio, signo que tem necessidade de certo controle sobre as próprias emoções e as do par. O nativo é dono de um senso muito forte do compromisso e responsabilidade. Se perceber que não será levado a sério como gostaria ou que não vai corresponder às expectativas do outro, prefere não levar a relação adiante. Ou seja, não é de brincar no relacionamento.

Aquário

Tem uma necessidade muito grande de liberdade, gosta de amar livremente e não sente muita dificuldade em conhecer pessoas novas, o que reflete na sua independência. Porém, Aquário também gosta muito de se relacionar, de estar com alguém para trocar e ter uma vida social ativa. Só não vai fazer muita questão de estar com uma pessoa que não goste de compartilhar amigos e programas em grupo.

Peixes

Tem caráter bastante reflexivo das relações, apesar de ser bastante sensível e emotivo. Vênus é exaltado em Peixes, justamente pelo romantismo, pelo caráter onírico (sonha com o romance e idealiza relações) do signo. Às vezes, o pisciano projeta tanto um relacionamento, que vai sentir necessidade de estar com alguém só para fazer com que seja do jeito que ele imaginou.

* Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.