Topo

Atenção: Urano entra em Touro e promete grandes mudanças até 2026

Universa

06/03/2019 04h00

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Urano, aquele que representa as força de mudança, o inesperado e o que nos tira do comum, começa a transitar por Touro a partir de 6 de março. O signo, que traz consigo o elemento terra e sentimentos de posse e propriedade, promete direcionar a energia do planeta para um cenário completamente diferente do que estamos vivendo agora.

Com muitas mudanças e abalos estruturais esperados, o trânsito astrológico dura até meados de 2026. "O último trânsito de Urano por Touro ocorreu entre 1934 e 1942, anos que trouxeram a Segunda Guerra Mundial, além de toda uma mudança radical de valores, fronteiras, aparelhos científicos e tecnológicos", diz Barbara Abramo.

Veja também

A astróloga lembra que o grande motivo para o conflito foi a posse territorial e, desta vez, teremos novamente o valor da terra projetando mudanças. "Isso tem a ver mais com as ondas migratórias internacionais e a questão dos refugiados do que com guerras mundiais.

Não dá para afirmar que teremos novamente uma onda destrutiva como a que ocorreu naquela época, mas sim que teremos governos fortes, distribuídos globalmente", acredita. Para ela, Urano traz um despertar para temas, situações e valores que, quando estamos na zona de conforto, não queremos ou não conseguimos perceber.

Por ser um planeta lento, ou seja, estar distante do Sol, demora mais tempo para completar sua volta em torno do astro rei. É justamente por isso que o trânsito será demorado. Em 2018 tivemos uma pequena amostra do que será esse período, o que trouxe à tona temas como sustentabilidade, conflitos territoriais, alimentação mais saudável, economia solidária e propósito profissional. A diferença é que, a partir de agora, o planeta vai transitar todo o signo de Touro, sem retrogradações até julho de 2025, quando passa rapidamente pelo signo de Gêmeos, permitindo que o desenvolvimento tecnológico guie os anos seguintes.

"Urano também tem a ver com técnicas, tecnologia e avanços científicos. Mais do que isso, a apropriação social desses avanços. Uma coisa é haver uma descoberta ou invenção num centro de pesquisa, outra bem diferente é quando essa descoberta passa a libertar o ser humano de alguma prisão ou condição. Em geral, podemos descrever os eventos uranianos como sendo um relâmpago. Acredito que haverá um despertar para a importância do que é simples, dos frutos da terra, uma grande revisão do valor do dinheiro. Touro é signo de comida, canto e sensualidade — penso que a tecnologia vai trazer algo novo para isso também", destaca Barbara.

Política e economia

Segundo a astróloga, é possível que essa conjugação se dê para resolver os problemas dos refugiados internacionalmente. Essa tendência é reforçada pela conjunção de dois outros astros poderosos e que têm tudo a ver com administração e governo: Saturno e Plutão. Ambos estarão juntos em Capricórnio, reforçando Urano em Touro. O poder financeiro internacional estará cada vez mais associado à administração local dos Estados e países. É possível que surjam grupos internacionais que terão controle decisivo sobre a política e a economia dos governos locais.

"A maioria de nós, astrólogos, considera um momento crítico, pois se trata de um ajuntamento planetário indicativo de grande fortalecimento de estruturas econômicas e políticas mundiais num sentido conservador, autoritário, hierarquizado e controlador. Meu pesadelo é pensar que esse Urano em Touro, especialmente nos anos 2020 e 2021, devido a grande concentração de poder verticalizado e conservador que Saturno e Plutão representam, traga um desenvolvimento de indústria bélica que contamine ainda mais o solo, armas que mexam na comida e até mesmo a fome. O valor da terra (como bem de capital e valor de troca) pode mudar. Tipo o contrário do movimento hippie do paz e amor dos anos 70…", reflete.

Para Barbara, o trânsito poderia permitir que a tecnologia buscasse uma alimentação sem agrotóxico e que as pessoas pudessem adquirir o necessário sem tanta burocracia. A pesquisa científica poderia ajudar na cura de problemas de saúde ligados a garganta, voz e tireoide. A pecuária "poderia se desenvolver de um modo mais generoso em respeito a nossos irmãos animais". Além disso, o trânsito aponta que a tecnologia chegou aos bancos e o dinheiro vai mudar ainda mais. O que tem muito valor hoje, pode não ter nenhum amanhã. De qualquer maneira, será preciso se reinventar muito para todas as mudanças.

Hábitos sociais

Profissões ligadas ao cuidado com o solo, novos instrumentos e talentos na área musical, tecnologias relacionadas à comunicação e colaboração mútua também ganham destaque nos próximos anos. "Uma ideia que tive esses dias foi que talvez as pessoas consumam menos, se dedicando cada vez mais a empréstimos e uso compartilhado de bens de consumo. Não porque elas estão a fim, mas porque vai rolar alguma condição difícil no mundo que pode afetar o acesso", conta Barbara.

Taurinos serão afetados diretamente e podem passar por grandes mudanças na vida própria. Seja por eventos importantes que escapam de seu controle ou por iniciativa individual. Pessoas com ascendente ou Lua em Touro também sentirão o trânsito mais forte. Já os signos fixos, como Leão, Escorpião e Aquário, deverão se ajustar em algum sentido — a vida vai praticamente obrigar que mudem seus padrões. Como são pessoas que zelam pela estabilidade, Urano em Touro vem mexer com esse critério.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.