Topo

Peixes vive chorando? Leão só pensa em si? Veja os mitos de cada signo

Universa

07/02/2019 04h00

Zodiac Sign's on a gradient sky background

Quando o assunto horóscopo entra na roda de conversa, sempre tem alguém que resolve mostrar seus conhecimentos zodiacais e lança algumas "pérolas" acerca dos signos. Ok, uma parte delas pode até ser verdadeira, mas muitos chavões reproduzidos por aí não passam de balela.

Universa conversou com Thiago Anselmo – astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do Portal Lughnasadh, no Youtube – para desvendar certos rótulos carregados pelos signos, que não passam de mitos e interpretações infundadas.

Veja também

Áries

  • Gosta de brigas e conflitos

Mesmo sendo regido pelo planeta da guerra (Marte), ao qual se atribui seu perfil briguento, Áries está ligado, de fato, às suas próprias vontades. O pavio curto ariano nada mais é do que consequência da dificuldade que enfrenta em lidar com frustrações.

  • É signo de gente ruim
    Longe disso, é claro! Como é mais comum e provável existirem conflitos e desentendimentos com signos de gênio mais explosivo, Áries acaba levando a fama negativa por ter esse jeitão. Por ser o primeiro signo do zodíaco, as vontades dele são puras em sua essência; nem passam perto de serem ruins.

Touro

  • Pensa em comida o tempo todo
    Touro preza pela boa alimentação por ser o primeiro signo do elemento terra do zodíaco. Mas isso faz parte do combo taurino, que valoriza o bem-estar e o material como um todo. Ou seja, do mesmo jeito que aprecia os prazeres da mesa, preza pela remuneração do trabalho, pelo conforto, enfim, por todas as coisas boas da vida.
  • Só quer dormir e é muito preguiçoso
    Da mesma forma que a comida faz parte do conforto tão estimado, Touro quer sentir a bênção de estar encarnado. Assim, para ele, não é o dormir que importa, mas sim o aconchego que tal ato oferece. Outra coisa: mesmo sendo considerado preguiçoso, ele pode trabalhar muito para atingir as comodidades e a bonança que deseja.

Gêmeos

  • É "duas caras"
    A mente geminiana precisa de muitos interesses e desafios para se embrear. Isso pode levar à falsa ideia de que, quando o assunto é relacionamento interpessoal, Gêmeos muda as intenções que tem com outra pessoa. Não é bem assim! Na maioria das vezes, são só interesses que, em dado momento da vida, chamam mais a atenção do nativo, o que não significa que ele passe a desejar o mal a alguém ou algo do gênero só porque reviu sua postura.

Câncer

  • Vive do passado
    Gosta, sim, de lembrar os bons momentos. Ocorre que o tempo do nativo de Câncer é diferente do das outras pessoas, principalmente para quebrar padrões e enfrentar o novo em sua vida. Vale lembrar que um dos principais valores cancerianos é a tradição.
  • Chora de tudo e guarda rancor
    De fato, é um signo movido pelas emoções. Mas não reage sempre com choro diante das frustrações da vida. Em um contexto negativo (e só nesse aspecto), Câncer pode sentir muita raiva e maquinar formas de se vingar.

Leão

  • Pensa apenas em si mesmo
    Ser regido pelo Sol dá a Leão a função de liderança, inclusive é da natureza leonina prezar muito pelo cuidar e pelo amparar sua "tribo". Tem nativo que chega até esquecer de seus próprios interesses, dependendo da criação e educação que recebeu.
  • É egoísta e vaidoso
    O aspecto estético é algo importante para Leão, mas ele preza pela mais pela liderança – e isso envolve cuidar de quem lhe é importante. A vaidade é algo presente apenas no nativo que não é encorajado a exercer sua liderança.

Virgem

  • É um chato!
    Regra básica sobre Virgem: esse signo tem dificuldade em lidar com algo que foge do (seu) plano inicialmente proposto. Como a vida nem sempre confirma os esboços previamente traçados na mente, às vezes, o virginiano se posiciona de modo a fugir daquela situação que o incomoda, sendo enquadrado na chatice.
  • Cabeça-dura diante de ideias novas
    Alguns representantes do signo podem, sim, oferecer resistência a propostas frescas. Porém, Virgem possui uma inteligência "prática": se observa algo que pode aprimorar seu dia a dia, vai copiar e adotar na sua vida. Outra coisa: a oposição pode ser uma resposta diante de um tentativa de lhe empurrarem algo goela abaixo.

Libra

  • Não quer nada sério; só crushes
    O flerte é algo comum no perfil de Libra, pois é uma situação que rege o contato interpessoal e as relações. Isso não quer dizer, é claro, que o nativo não busque uma vida afetiva estável. O libriano precisa investir no autoconhecimento e se entender bem para lidar com o as relações sentimentais de forma equilibrada.
  • Superficial, só pensa nas aparências
    Quem é de Libra gosta muito de manter o estético e o ambiente equilibrados e bonitos. Ocorre que algumas pessoas nascidas sob o signo podem não ter sido educadas e preparadas para lidar bem com quem está à sua volta e com as relações como um todo. Por isso, acabam presas no "externo" e nas aparências.

Escorpião

  • Pensa exclusivamente em sexo
    Para quem é de Escorpião, o contato com o mistério e com o oculto é bem importante. Como o sexo, em si, é um ato de descoberta, de revelação e consequente interação, desperta o interesse do signo. Isso não quer dizer que seja o único caminho para a vida dele, já que muitos nativos exploram outros rumos, como estudos esotéricos, ocultistas e psicológicos, por exemplo.
  • É vingativo
    O escorpiano que não possui muito autoconhecimento e maturidade pode até se revelar escravo de uma frustração causada por outra pessoa. Mas isso não é para toda a gente que nasce nesta casa do zodíaco. Não se pode esquecer que o campo emocional é algo que mexe bastante com o signo, deixando-o completamente envolvido pelos acontecimentos. Contudo, com ponderação e calma, a vingança não será o foco principal de Escorpião.

Sagitário

  • Não quer saber de relacionamento sério
    Mito comum, já que certos sagitarianos que não recebem uma educação e preparo adequados para vida podem ficar presos em cenário do gênero. Além do mais, o sexo é importante para quem é de Sagitário. Só que este signo também preza pelos estudos, pelas viagens e intercâmbios e pelas vivências transcendentais e, quando tiver maturidade e se sentir pronto, vai viver essa sua essência bastante positiva, inclusive no que diz respeito a relacionamentos.
  • Pensa demais em festas e bebidas
    A vida social, leve, feliz e lúdica é muito valorizada por Sagitário. Também neste caso, quem ainda não está pronto para viver o caminho sagitariano pode ficar focado somente nessa questão. Cedo ou tarde, o sagitariano vai encontrar o rumo para a autoevolução.

Capricórnio

  • Só quer dinheiro
    Capricórnio é um signo que materializa previamente o que ambiciona. Como no mundo capitalista o dinheiro é o veículo que possibilita muitas realizações materiais, quem vê o nativo capricorniano de longe interpreta que seu foco é o dinheiro – e não as realizações, que são suas verdadeiras ambições.
  • Vive em função do trabalho
    De novo, como o foco de Capricórnio são as realizações e metas que ele pretende alcançar, tanto seu dinheiro quanto seu trabalho são ferramentas para que atinja tais objetivos. Tanto que um capricorniano rico não viverá pelo trabalho e, sim, focará em investimentos.

Aquário

  • Quer ser o diferentão
    Quem nasce na casa de Aquário não quer ser diferente de todos. Ocorre, porém, que ele representa o signo que traz as novidades do campo mental, das ideias e inspirações. Ao carregar isso para sua vida, acaba destoando do coletivo, o que não significa que se posicione de tal maneira por vontade própria.
  • Teimoso nos pontos de vista
    Como Aquário recebe muitas inspirações para ideias novas, dificilmente vê sentido em mudar o que pensa e voltar ao padrão anterior. Isso não é uma regra, diga-se. Se ideias inteligentes e lógicas forem apresentadas, ele pode dar o braço a torcer e alterar a forma de pensamento.

Peixes

  • Chora por qualquer motivo
    As emoções são o ponto forte de Peixes, o que faz que todos achem que o nativo sempre ficará emotivo e vá cair em prantos, seja de alegria ou de tristeza. Mas um pisciano com raiva não vai chorar. Diferente disso, saberá escolher muito bem as palavras para expressar como está se sentindo, sem derramar uma única lágrima.
  • Esquece de tudo
    Peixes representa a transcendência do mundo material para o emocional e extrafísico, o que leva a ser visto como alguém sem "pé-no-chão". Vale destacar que o campo místico e religioso é bastante relevante para o signo. Isso significa que questões, vivências e conhecimentos nessas áreas certamente serão muito bem lembrados por um nativo do signo.

* Claudia Dias, em colaboração para Universa.

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.