Topo

Clima de férias? Destinos perfeitos para cada signo, no Brasil e no mundo

Universa

09/01/2019 04h00

(Foto: iStock)

Mal começa 2019 e o pensamento é um só: quando chegarão as férias mesmo? O momento mais esperado do ano, em que podemos (e devemos) deixar as preocupações de lado e focar só no relaxamento, justifica a ansiedade.

Então, desta vez, que tal levar em conta o zodíaco para escolher seu roteiro? Além de curtir o momento de sossego total, vai poder tirar proveito de características que vão de encontro com o perfil de cada casa do zodíaco.

Veja também

Para ajudar na seleção de destinos, conversamos com a astróloga Virginia Gaia, que sugere opções no Brasil e no exterior para todos os signos.

 Áries

A primeira casa do horóscopo ama aventura e tem uma característica de "ação" muito forte. Além disso, Áries é tido como o grande guerreiro do zodíaco. Boas dicas para as próximas férias são:

  • No Brasil: Fortaleza, no Ceará, onde o ariano poderá explorar seu lado aventureiro andando de buggy pelas dunas.
  • No exterior: Roma, na Itália. Ali fica o Coliseu, sede de combates entre gladiadores, por volta do ano 80 d.C. Além disso, a cidade foi berço do império romano, repleto de guerreiros que marcaram a história mundial.

Touro

O gosto pelo belo, pela exuberância e pela boa mesa é uma característica forte entre os nascidos sob o signo de Touro. Roteiros muito bem-vindos, para ele, incluem:

  • No Brasil: Holambra, no interior de São Paulo, é um destino conhecido pela beleza das flores e da natureza exuberante e fértil e casa bastante com os gostos do signo de maio.
  • No exterior: Paris, na França, atrai pela sua gastronomia impecável e toda a aura de conforto, boemia, moda e arte que o bon-vivant taurino valoriza demais.

Gêmeos

Signo do elemento Ar, Gêmeos tem um quê por aventuras para sair da mesmice. Também é fã de diversão, principalmente do tipo que pede interação. Por isso, as férias de 2019 podem incluir:

  • No Brasil: Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, onde o geminiano poderá explorar seu gosto por esporte de aventura em contato com o ar, por meio de um salto de asa-delta ou paraglider na Pedra da Gávea.
  • No exterior: Las Vegas, nos Estados Unidos. A cidade, que é pura diversão em pleno deserto de Nevada, vai conquistar quem é de Gêmeos pelo caráter lúdico dos jogos e das muitas opções de entretenimento.

Câncer

A relação entre Câncer e seu elemento regente Água é muito forte, por isso ele gosta tanto de estar nesse tipo de ambiente. O signo também é romântico desde sempre, características que justificam os destinos de férias:

  • No Brasil: Caldas Novas, em Goiás, com as muitas possibilidades de diversão em meio às conhecidas águas termais, além de muitas quedas d'água da região.
  • No exterior: Veneza, na Itália, a cidade que é toda envolvida por água não poderia ser mais perfeita para este signo. Além do mais, os típicos passeios de gôndolas deixam o destino tão romântico quanto o coração do canceriano.

Leão

O signo mais "selvagem" do zodíaco gosta do contato com a natureza e experiências mais rústicas e off-road. Para quem é de Leão, são boas pedidas:

  • No Brasil: Jalapão, no Tocantins. A natureza exuberante e bem preservada da região vai agradar bastante. Assistir ao famoso pôr do sol no cenário agreste paradisíaco é obrigatório.
  • No exterior: safári na África do Sul. O leonino vai se sentir em casa no meio da natureza e pela possibilidade de aproximação com os animais selvagem em seu hábitat.

Virgem

Fã de organização, o nativo de Virgem não abre mão desta condição, inclusive durante as férias. Para ele, boas opções são:

  • No Brasil: Curitiba, no Paraná. Por ser uma cidade-modelo, com tudo planejado e funcionando bem, é um prato cheio para a fome de organização de Virgem – além de contar com várias atrações, é claro.
  • No exterior: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem essa mesma pegada: foi construída em cima de muito planejamento e é um destino reconhecido pela excelência na prestação de serviços.

Libra

Quem é de Libra tem uma queda pela arte e pela estética, como um todo. Valoriza demais o que é belo e, também, a justiça. Por isso, boas alternativas para férias são:

  • No Brasil: Ouro Preto, em Minas Gerais, é celeiro da arte barroca brasileira. A cidade guarda muitos tesouros artísticos, além de reunir um tanto de fatos históricos, principalmente do período colonial.
  • No exterior: Atenas e outras cidades na Grécia são perfeitas para o libriano, por conta da ligação com a beleza e a estética – a expressão "deus grego" não é à toa – e com a justiça, já que o país é o berço da democracia. Atenas, aliás, foi batizada com nome da deusa da sabedoria e do artesanato.

Escorpião

O signo de Escorpião tem um lado místico. As "raízes" deste signo de Água também podem inspirar roteiro de férias, como:

  • No Brasil: Bonito, no Mato Grosso do Sul, é dono de uma natureza exuberante. Seus peculiares rios calminhos remetem à condição de água parada dos pântanos, que simbolicamente remetem muito ao signo de Escorpião.
  • No exterior: Istambul, na Turquia, com sua questão da alternância de continentes em uma mesma cidade – de um lado do Bósforo fica a Ásia, no Oriente; de outro, a Europa, no Ocidente – tem muito a ver com o perfil de Escorpião de cruzar linhas, paradigmas e tabus. Além disso, a cidade tem uma pegada místico, que combina muito com a aura misteriosa do signo.

Sagitário

Taí um signo que busca sua constante elevação espiritual e é otimista por natureza. Para Sagitário, são bons roteiros de férias:

  • No Brasil: Salvador, na Bahia, é um celeiro de fé, com milhares de igrejas, templos e terreiros, num sincretismo religioso sem igual no país, reunindo em uma mesma cidade diferentes crenças, ritos e culturas. Também é a terra do carnaval, que tem tudo a ver com o caráter de alegria e otimismo sagitariano.
  • No exterior: Santiago de Compostela, na Espanha, com seu caminho templário da época das Grandes Cruzadas, é o ápice da jornada de mais de 700 quilômetros, que pessoas do mundo todo percorrem em busca da evolução espiritual.

Capricórnio

A simbologia da montanha é muito forte para Capricórnio, representado justamente por uma cabra, animal que costuma desbravar os montes rochosos. É ali que ele relaxa e se energiza. Por isso, vale considerar como roteiros de férias:

  • No Brasil: São Tomé das Letras, em Minas Gerais, tem todo seu lado místico, mas o fato de ser localizada no topo de uma montanha faz todo sentido para o viajante capricorniano, que trabalha tanto e precisa chegar no alto da montanha para relaxar.
  • No exterior: Alpes Suíços, na Suíça, igualmente com essa característica montanhosa, se revelam perfeitos para o nativo do signo, que elege o lugar para se divertir esquiando e, também, para recarregar as energias para o próximo ciclo de trabalho.

Aquário

Um signo que prima pelas novidades, pela mistura de culturas, pelas experiências desconhecidas e pela tecnologia como Aquário definitivamente vai se dar bem com grandes centros, como:

  • No Brasil: São Paulo, a capital financeira do Brasil, é perfeita para o nativo deste signo – é uma cidade aquariana por excelência, inclusive porque seu aniversário ocorre em 25 de janeiro. Cosmopolita, é casa para diversas nacionalidades, que dão a São Paulo um caráter multicultural, além de reunir o que há de mais desenvolvido em gastronomia, tecnologia, carreira etc.
  • No exterior: Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, abriga o Kennedy Space Center, local em que a Nasa faz os lançamentos de foguetes. É um destino e tanto para fãs de tecnologia.

Peixes

A experiência extra-sensorial de Peixes, signo do elemento Água, mais o perfil destemido, que se lança em direção ao desconhecido, trazem para a lista de opções de férias dos piscianos:

  • No Brasil: Fernando de Noronha, arquipélago em Pernambuco, tem uma fauna marinha abundante. Poder nadar e mergulhar perto de animais aquáticos, além de contemplar toda a beleza natural, é cenário perfeito para o descanso pisciano.
  • No exterior: Nazaré, em Portugal, bem como toda a região ao redor, é conhecida pelas ondas imensas e como paraíso para praticantes de surf. Mas o roteiro merece crédito muito além dos interessados pelo esporte, já que o visual das praias e atrações é deslumbrante. As características marítimas têm tudo a ver com Netuno, o gigante dos mares, regente de Peixes, numa analogia perfeita com a exuberância e o gigantismo próprio do signo.

Claudia Dias, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.