Topo

Feng Shui: chegou a hora de renovar a energia da casa; como fazer a faxina

Aproveite o mês para começar a desentulhar e abrir espaço para boas energias - FreshSplash/Getty Images
Aproveite o mês para começar a desentulhar e abrir espaço para boas energias Imagem: FreshSplash/Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

04/12/2022 04h00

O fim do ano pode ser uma ótima oportunidade para fazer aquela faxina na casa —e na vida! É uma época propícia para renovar as energias e se preparar para entrar com tudo no novo ano. Para atrair o que se deseja, estar com a nossa casa em ordem é de fundamental importância. Deixar tudo limpo e organizado ajuda a energia fluir.

Na passagem do ano, a energia coletiva é de renovação. É como se o universo desse um impulso e ficasse mais fácil concretizar aquilo que se deseja.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Separamos alguns passos do Feng Shui, uma técnica oriental que procura organizar os espaços de maneira harmônica para atrair boas influências, para te guiar nessa fase.

Fa-xi-na!

Tudo bem, não precisa se decepcionar caso não consiga fazer aquela bela faxina antes do ano acabar. Dá tempo de fazer isso nas primeiras semanas do próximo ano. Mas ó: não vale limpar só a sujeira aparente, viu?

Sabe aquelas gavetas esquecidas há um tempão? Aquela parte do armário que só tem roupa que você não usa? E aquela estante cheia de coisas sem utilidade? É hora de tirar a poeira e botar a energia para circular.

Se perceber que muita coisa ali você definitivamente não vai mais usar, mande embora! Acumular lixo em casa atrapalha a entrada de prosperidade.

Presente de grego

Nada de "cavalo dado não se olha os dentes"! Se você não gostou de algum presente que ganhou, seja um item de decoração, algum objeto para a cozinha ou até mesmo uma roupa, não tem porque ficar com ele em casa, certo?

A única obrigação que você tem é deixar seu lar com a energia circulando numa boa. Doe! Desapegue. Se é algo que tem valor emocional, tudo bem guardar. Mas, se já se tornou um verdadeiro trambolho, não custa nada permitir que esse presente ocupe um lar que realmente vai gostar dele!

Plantas mortas ou artificiais

Ninguém merece se deparar com um vaso velho e uma planta totalmente seca dentro dele. Ou então, aqueles que só têm terra dentro, de tanto tempo que a plantinha já morreu. Você tem duas saídas: plantar novas sementes para que deem flores ou se desfazer agora mesmo das plantas mortas que estão em casa.

O ideal é descartar tanto a terra quanto o resquício das plantas em alguma terra fértil como de praças ou parques. Plantas artificiais também não ajudam em nada para a energia do ambiente e ficam acumulando poeira. Deixe o ambiente vivo!

Porta aberta

Para que as boas energias encontrem seu lar, deixe-o atrativo! Aproveite os dias de folga para abrir janelas e portas, permitindo que a energia circule. Deixe a porta da sua casa mais convidativa. Afinal, é por lá que as coisas boas entram.

Se a pintura estiver um pouco suja ou desgastada, é a hora de dar uma renovada. Itens como tapetes, plantas e objetos decorativos também podem ser reciclados. Um segredo para não deixar passar o mau-olhado é pendurar um pequeno espelho do lado de fora da porta.

Renove aquele cantinho

Se tem algum cantinho na sua casa que você ainda não está satisfeito com a decoração ou acha que os móveis estão velhos demais, é a hora certa para pensar em renovar. Se puder investir em uma nova decoração, ótimo. Se não puder, existem vários jeitos de dar uma cara nova para sua casa de maneira artesanal.

No YouTube é bem fácil encontrar tutoriais de DIY — faça você mesmo. Você pode mudar a cor de um móvel, trocar os objetos da estante ou até mesmo trocar as coisas de lugar dentro da sua própria casa. Inspire-se!

Quebrou, jogou

Qual o motivo de guardar coisas quebradas? Apego? Na hora que você descobrir que coisas danificadas ou quebradas só atrapalham o fluxo de energia na sua casa, influenciando até mesmo a entrada de dinheiro, o apego vai embora rapidinho.

Não adianta dizer que você pretende colar aquele vaso que sua tia te deu de presente há anos. Se fosse para colar, você já o teria feito. Mais do que isso, ele nunca mais será o mesmo, concorda? Faz parte da vida desapegar do que cumpriu seu ciclo com a gente.

Fogão funcionando

O fogão é o objeto da casa que nos fornece fogo, energia, luz. Por isso sua figura é tão importante e imponente para os lares. Se você está com um fogão meia boca, se alguma das bocas parou de funcionar ou se há sujeira acumulada desde a última ceia é hora de arrumar isso com urgência!

Se o problema for só a sujeira, é simples de resolver. Aproveite a faxina de começo de ano para dar um trato nas bocas de seu fogão ou na porta do forno. Caso precise de conserto, procure uma assistência técnica e invista um dinheiro nisso. Você não vai se arrepender!

Cristais

O banheiro é o local da casa por onde descartamos nossa sujeira. É por lá, também, que a energia que queremos cultivar pode ir embora sem nos darmos conta. Algumas coisas simples como fechar o ralo das pias, deixar a janela sempre aberta e cuidar de vazamentos são essenciais.

Mais do que isso, você pode colocar na decoração alguns cristais, como a turmalina negra, a ametista, o quartzo fumê ou o transparente. Para os três últimos, o ideal é que estejam em formato de drusa, ou seja, aglomerados de pequenas pontas. Isso permite que a energia não fique estagnada. Já a turmalina cria uma cápsula de proteção em volta do ambiente.

Artigos decoração Feng Shui - CC

Rodapé content commerce -  -