Topo

Controlador, discreto, relax… Como cada signo age quanto sente ciúmes

Universa

20/09/2018 04h00

Cada signo lida com o ciúme de um jeito (Foto: iStock)

Enquanto certas pessoas se mantêm tranquilas numa situação em que sentem ciúmes, outras não escondem o sentimento, nem têm receio de armar o maior barraco.

Não que o motivo de uma seja mais forte que o de outra, mas é justamente a personalidade individual que vai responder pelo comportamento diferente. E se olharmos para o horóscopo, é possível antecipar algumas atitudes, considerando-se o perfil das casas do zodíaco.

Veja também

A astróloga Virginia Gaia observa que é preciso considerar certos aspectos e posicionamentos astrológicos, que podem estar relacionados ao ciúme e, portanto, demandam atenção:

  1. O posicionamento da Lua e/ou de Vênus em Escorpião.
  2. Saturno em conjunção com Lua e/ou Vênus.

No primeiro caso, o desejo de controlar a intensidade (Escorpião) das emoções (Lua) e das relações (Vênus) faz com que a pessoa que tenha um ou ambos posicionamentos no mapa natal demonstre insegurança em suas relações. "Isso pode fazer com que desenvolva sombras emocionais, como o ciúme", explica a especialista.

Quando há a conjunção, a necessidade de que as emoções e as relações aconteçam exatamente da maneira como se espera pode transformar o indivíduo com tais aspectos no mapa natal em um parceiro que cobra muito do outro. "Esse excesso de cobranças pode se manifestar como ciúme excessivo", acrescenta a astróloga.

A seguir, saiba o que esperar dos nativos de cada signo, quando o ciúme se revela, segundo Virginia Gaia.

Áries

Regido por Marte, Áries é bastante independente, impulsivo e sempre traz alguma dose de autoritarismo, o que pode fazer com que exija muito do parceiro. Costuma aplicar sua liderança nata no relacionamento, sendo muito direto sobre as pessoas que ele aprova (ou não) na vida do casal.

Touro

Como domínio do elemento Terra para Vênus, planeta regente das relações, Touro carrega uma tendência de posse com tudo o que gosta e valoriza, alcançando também o campo amoroso. Apesar do romantismo peculiar, essa noção de propriedade faz com que reivindique sempre a contrapartida de tempo e energia investida no outro.

Gêmeos

A leveza e a facilidade de relacionamento de Gêmeos faz com que ele não costume se fixar muito em ideias de controle e posse. Ainda assim, o ciúme pode se manifestar. Com uma capacidade investigativa e argumentativa bem aguçada, o geminiano é capaz de se estender em muitas perguntas, deixando o parceiro constrangido e intimidado – tudo para que relate experiências com outras pessoas e situações.

Câncer

A intensa emotividade leva Câncer a ser muito carente de afeto. Por esse motivo, acaba pedindo muito do par, disputando espaço com os demais. O ciúme do canceriano frequentemente se manifesta como cobranças por atenção e dedicação de tempo e afeto.

Leão

Com inclinação a ser orgulhoso, Leão pode, às vezes, se sentir deixado de lado, caso o crush não saiba dividir bem a atenção dada ao relacionamento e às outras áreas da vida. Essa disputa pode se manifestar como ciúme no momento em que leonino começa a comparar quanto o parceiro se dedica a ele e às demais pessoas.

Virgem

Por ser alguém muito dedicado, Virgem costuma exigir uma contrapartida à altura. Se o outro não demonstrar empenho em apoiá-lo, poderá cobrar atenção, mesmo que faça isso de forma bem sutil. Além do mais, gosta de participar do dia a dia do par e pode se sentir preterido se não estiver sempre junto de quem ama.

Libra

Costuma ter bastante diplomacia na hora de falar sobre sentimentos e evita ser rotulado como ciumento. No entanto, quando Libra se sente injustiçado ou não retribuído à altura de seus sentimentos, há chances de se tornar menos flexível. Torna-se bastante argumentativo, se por acaso não sentir a disposição do parceiro para falar sobre a relação.

Escorpião

Sempre desconfiado e com forte capacidade de observação e investigação, Escorpião é do tipo que não costuma expressar seu lado ciumento de imediato, mas tende a remoer aquilo que não gosta. Costuma falar abertamente sobre quem quer distância, o que pode gerar a sensação de controle no parceiro.

Sagitário

Desde que respeitem sua espontaneidade, Sagitário costuma preservar o espaço alheio na relação. Entretanto, pode mostrar seu lado impetuoso e irritado se o par não entender seus valores pessoais que se traduzem em regras na vida a dois. Costuma ser muito criterioso no que diz respeito à ética e à moral e, quando enciumado, pode questionar a boa fé do companheiro.

Capricórnio

O forte senso de planejamento de Capricórnio  tende a se refletir no âmbito amoroso como uma intensa necessidade de prever os passos do crush. Isso, muitas vezes, acaba se tornando um obsessivo controle. É importante saber negociar bem os limites para não perder a confiança, pois tende a cobrar muito a sinceridade e o respeito do parceiro.

Aquário

Como signo da liberdade, Aquário  valoriza mais os relacionamentos que não trazem limitações e cobranças. Se o nativo não tiver muitos aspectos que indiquem sentimento de posse no mapa, vai respirar flexibilidade, já que tem necessidade muito grande de uma vida social agitada. Entretanto, também pode demonstrar ciúme quando não conhece bem as pessoas do círculo social do par ou sente que está sendo excluído dele.

Peixes

Por ser muito compassivo e distribuir amor com facilidade, acaba sendo mais livre na hora de amar. Além disso, não é de fazer cobranças. A não ser que seu mapa astral apresente aspectos que reforcem o contrário, o nativo de Peixes não costuma ser possessivo. Mas como é muito sensível, pode se sentir preterido, caso o parceiro não retribua o romantismo que ele costuma dedicar à relação. E por ser bastante intuitivo, é possível que implique com detalhes comportamentais que geralmente passam despercebidos para a maior parte das pessoas.

Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.