Topo

Entenda como cada fase da lua influencia na sua vida - e tire proveito

Universa

04/08/2018 05h00

Elas mudam sua vida – e você podem ganhar com isso! (Foto: iStock)

Crescente, nova, cheia e minguante: os ciclos da lua envolvem diferentes intensidades de energia que, obviamente, refletem na terra e na vida humana em proporções distintas. Algumas situações são visíveis, caso das marés que oscilam conforme a força gravitacional do satélite e, também, do Sol. Mas não é só a isso que a lua está associada.

Veja também

"Ela influencia as águas do universo de modo geral, inclusive as águas de uma gestação dentro da barriga da mulher. Então nós, que temos o corpo marcadamente preenchido com água, também somos muito influenciados pela lua", ressalta a astróloga Mozana Amorim. Como a especialista observa, cada fase marca um ritmo e é um convite para vivermos determinadas emoções e adotarmos (ou não) certas ações.

Tal qual ocorre com a agricultura, com os ciclos do satélite inspirando decisões e fases de plantio, as mudanças da lua também são uma oportunidade para se mexer no terreno interior, seguindo a melhor hora de semear algo, de colher e de celebrar.

"Quando você se percebe como parte da natureza, se enxerga como integrante desse grande processo que está acontecendo, ciclicamente, no universo e se sintoniza com ele, você flui melhor na vida", afirma Mozana. Por isso, é interessante entender o significado de cada fase. "Podemos somar nossas forças com as forças do universo para nossas chances de sucesso aumentarem", explica a astróloga.

Nova: a lua dos começos

Trata-se de uma lua misteriosa, que coincide com o momento de energias recolhidas no céu. Consequentemente, é um aviso para que as pessoas recolham sua energia pessoal. É a lua dos começos, das gestações, dos projetos. E, como todo começo é incerto, pede passos cautelosos.

"É um período em que a gente tem mais perguntas, então é ideal para gestar projetos, para começar a pensar na mudança, mas não executar nada ainda. Não é o momento de reação; é de olhar para dentro e cuidar de si", explica Mozana.

  • Evite: fazer exames (os resultados podem sair errados), fechar contrato (pode existir uma cláusula que você esqueça de ler), tomar decisão, fazer mudanças, construir.
  • Faça: observe, analise, planeje, projete, enfim: prepare-se para executar.

Crescente: a lua da execução

Depois da fase de preparação, é chegado o momento de concretizar os planos. "Nesse período, a terra e o caminho estão abertos, para você fazer o que precisa ser feito, para arar a terra, cultivar, jogar a semente. Esse é o momento de produzir, de executar", diz Mozana.

Ou seja, se na lua nova você planejou, agora é hora de muita ação, diante do período de prosperidade e abundante crescimento. "É bastante positivo para trabalhar e executar projetos, de tirar os planos do papel e os sonhos da cabeça e colocá-los no universo", resume Mozana. Detalhe: a fase é de energia expandida, tanto para o bom quanto para o ruim, ou seja, pode potencializar más situações.

  • Faça: ótimo para fechar um contrato, abrir um negócio, iniciar relacionamento, viajar, cuidar do corpo, cortar cabelo ou seja, tudo que precisa crescer, pois as situações são potencializadas.

Cheia: a lua da celebração

Tudo o que era promessa na lua nova e foi trabalhado na crescente encontra seu ápice na fase cheia. É  a lua da potência máxima. É o momento de celebrar e comemorar as conquistas, olhar para o que foi feito e o que deu certo.

O período é de fertilidade máxima. É a hora da exposição e de se abrir. É o período de momento de evolução e de iluminação.

  • Faça: bom ciclo para falar, se expor, dividir segredo, compartilhar informação, divulgar eventos.

Minguante: a lua das finalizações

Chegou o momento de deixar para trás o que não precisa mais ser usado e desapegar para o fluxo seguir adiante. É o período de fechamento, de conclusões, de encerramento de ciclos.

  • Faça: limpeza nas gavetas físicas e nas memórias dos sentimentos velhos, desapegue, finalize projetos, coloque um ponto final no relacionamento ruim, encerre uma sociedade.

Ligação com o passado

Como observa Mozana, a lua é a memória do tempo e a representação das emoções mais primitivas, especialmente das mulheres, que são fortemente influenciadas pela energia lunar.

"Além disso, também temos uma memória emocional daquilo que vivemos nos nossos primeiros respiros de vida e com nossa resposta instintiva", diz. Outra coisa: a lua tem relação com o nosso humor e com a maneira como respondemos algo subitamente.

Segundo a astróloga, a lua é uma ferramenta de autoconhecimento porque ajuda a entender como funcionamos por dentro, incluindo nossas emoções. "Quando conheço como elas funcionam, as emoções do meu parceiro, do meu colega de trabalho, do meu chefe, enfim, consigo me relacionar melhor com todas as pessoas", comenta.

A lua também pode refletir em características para a vida, de acordo com a fase que coincidir com o nascimento das pessoas:

  • Quem nasce na lua nova normalmente tem características introspectivas. São pessoas com uma natureza mais recolhida, pouco espontâneas e expansivas.
  • Nascidos sob a lua crescente têm muita energia de trabalho e força de vontade. São realizadoras, com bastante capacidade de execução e produção.
  • Quem nasce na lua cheia é uma pessoa que gosta de brilhar, de aparecer, de ser reconhecida e estar em evidência, que se coloca e toma a frente para liderar processos.
  • Pessoas de lua minguante são boas para fechar, deixar ir embora, pois não têm dificuldade de se desfazer de coisas.
  • Já quem nasce em troca de fase – período chamado lua fora de curso, quando tudo acontece fora do controle – é alguém que não lida com a realidade concreta e material como um todo mundo, porque está vibrando na energia de mudança.

Claudia Dias, em colaboração para Universa

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.