Topo

Signos opostos se atraem? Saiba qual te complementa

Universa

19/07/2018 05h00

O relacionamento que dá certo pode estar escrito nas estrelas mesmo! (Foto: Isotock)

Os opostos se atraem? Para a Astrologia, sim: existe o signo oposto complementar, aquele que é contrário ao seu e que te complementa. A equação é simples: os signos de elemento ar são opostos complementares aos de fogo, e os de terra, opostos complementares aos de água.

No entanto, não são todos os signos de fogo que complementam os de ar, assim como os de terra com os de água. Se lembrarmos que o Zodíaco é representado por uma roda (360 graus), conseguimos observar que cada signo se posiciona ao lado de outro, assim como as casas, formando diversas angulações entre si e entre os astros. Para que um signo seja oposto complementar de outro, é necessário que eles estejam a 180 graus de distância.

Por isso, quando dois signos se encontram posicionados exatamente em oposição, são considerados partes de um todo. Por terem características e especificidades muito distintas, se complementam entre si e podem denunciar relações muito harmoniosas, sejam elas de amor ou amizade. É como na natureza: o ar alimenta o fogo e a água deixa a terra mais fértil.

Relacionamentos amorosos

Então quer dizer que preciso encontrar um parceiro do signo oposto ao meu? Não necessariamente! Quando encontramos pessoas com personalidade diferente da nossa, pode ser que role aquela identificação com o que o outro tem e nós não. Mas é importante lembrar que além do signo solar, nosso mapa astral é recheado de elementos que podem manifestar características diferentes até entre pessoas do mesmo signo.

Outro ponto importante é o signo ascendente. Se nosso ascendente é como nos mostramos para o mundo, provavelmente o signo oposto complementar ao nosso ascendente terá características que também vão nos atrair.

A atração não é decisiva na hora de firmar um relacionamento, até porque, características tão diferentes podem gerar atritos no dia a dia, causando aquela inconstância no afeto. O segredo é absorver o que há de melhor no outro, proporcionando um equilíbrio não só para o relacionamento, como para pontos e características individuais que são necessários para nossa evolução.

Qual o elemento do meu signo?

Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

 Quais são os signos complementares?

 Áries + Libra

O nativo de Áries é conhecido por ser cabeça dura, e toda a impulsividade deste signo às vezes precisa de um pouquinho de equilíbrio. Equilíbrio, inclusive, é a palavra que representa a busca incessante dos librianos, que pensam muito nos outros e nas consequências de tudo que é feito. Por isso, nativos de Libra podem perfeitamente ensinar um ariano a ponderar mais seus impulsos e controlar a agressividade. Por outro lado, existe uma dificuldade de os librianos tomarem decisões e perder o medo de agir, que vai ser um grande ensinamento dos arianos.

Touro + Escorpião

Está aí: dois signos que gostam de uma sensualidade. Enquanto os nascidos sob Escorpião possuem inclinação à possessividade e uma intensidade mais forte que os taurinos, os nativos de Touro pedem um pouco mais de calma e estabilidade. A maior troca entre os dois é os taurinos entenderem as emoções escorpianas e entrega àquilo que sentem, já que são mais ligados ao plano material. Enquanto isso, escorpianos vão ser desafiados a provar lealdade e deixar o sentimento de vingança de lado, já que os nativos de Touro precisam se sentir seguros dentro de uma relação, seja ela de amor ou amizade.

Gêmeos + Sagitário

A versatilidade geminiana interessa muito aos nativos de Sagitário, que têm como principal ideal de vida a liberdade. Essa busca por se libertar de padrões pode trazer inflexibilidade aos sagitarianos, o que resulta em um comportamento mandão e até mesmo sarcástico. Para o signo de Gêmeos, expandir as possibilidades é uma atitude natural e pode conquistar os sagitarianos. Quando conseguem encontrar o equilíbrio juntos, a tendência é uma comunicação leve e fluída, pra lá de interessante, além de diversas possibilidades de viagens e projetos.

Câncer + Capricórnio

Um é mais sentimental, enquanto o outro é mais prático. Esse é o segredo do equilíbrio! Com fama de metódico, os capricornianos podem trazer mais segurança e amadurecimento para os nativos de Câncer, que por sua vez podem fazer os nativos de Capricórnio abrirem o coração e se entregarem aos sentimentos. É muito provável que haja irritação de ambas as partes envolvidas nessa relação, o importante é lembrar que, sim, são temperamentos diferentes, mas que se complementam para a evolução individual de cada um.

Aquário + Leão

Nascidos sob Leão gostam de aparecer, enquanto os aquarianos detestam qualquer tipo de gabação alheia. Esse é o maior desafio da relação. Porém, das diferenças pode nascer um diálogo honesto, com debates calorosos sobre os mais diversos assuntos e um after pra lá de quente nos lençóis. É importante manter todas as ideias sempre às claras, isso vai fazer com que os nativos de Aquário se inspirem na dinâmica de pensamento dos leoninos, que por sua vez podem aprender a ser mais altruístas e pensar não só em si, mas no todo.

Virgem + Peixes

Virginianos geralmente têm necessidade de organizar tudo em compartimentos, ainda que eles sejam mentais. Enquanto isso, os nativos do signo de Peixes costumam ser mais emotivos e sonhadores. Essa equação tem tudo para dar errado: o virginiano pode se sentir cansado por todas as "viagens" dos piscianos, enquanto eles podem automaticamente se afastar do parceiro de Virgem ao menor sinal de controle. O segredo dessa relação é, para virginianos, aprender a silenciar um pouco a mente racional. Para os piscianos, entender que compartilhar do seu mundo interno com o parceiro é extremamente importante.

*Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.