Topo

Reiki Cristão: entenda a técnica que promete bem-estar físico e espiritual

Universa

05/02/2018 05h00

A técnica promete promover o bem-estar físico e espiritual (Foto: Unsplash)

"E quando andares por terras estranhas, cure os que estiverem feridos, pois o mal não é o que entra, e sim o que sai da boca do homem." Com essa fala de Jesus de Nazaré, Otávio Leal (Dhyan Prem) explica o motivo de ter sintetizado práticas do cristianismo em uma técnica apelidada de Reiki Cristão.

"Jesus seria a figura perfeita de um terapeuta", acredita ele. Formado em Teologia, Leal é um místico e terapeuta da escola Humaniversidade Holística, de São Paulo, e foi iniciado em diversas tradições como budismo, taoísmo, tantra e xamanismo. Além de coordenar grupos voltados a essas culturas, ministra cursos de Reiki Tibetano e, há 5 anos, de Reiki Cristão.

Veja também:

Mãos, mantras e Santíssima Trindade

Reiki é a técnica japonesa criada pelo mestre budista Mikao Usui, que acredita na manipulação da energia vital através da imposição de mãos e da visualização de símbolos. Ao receber reiki, você fica sentado ou deitado e o terapeuta aproxima as mãos sobre o seu corpo, criando um campo de conexão e troca de energia para harmonizar processos físicos e emocionais.

"A palavra reiki é genérica, virou símbolo para o ato de colocar as mãos. Cada cultura tem um sistema de tratamento diferenciado, como é no espiritismo com o passe, e na Igreja Católica com os carismáticos, que colocam as mãos nas pessoas e rezam. Essa é a prática que mais se aproxima do Reiki Cristão", explica.

Nas terapias essênias — nome que Leal prefere dar ao Reiki Cristão — não são usados os símbolos do reiki tradicional. "Nós temos símbolos próprios, como a Santíssima Trindade e a cruz. Eles são mentalizados durante a entoação de mantras como Joshua, nome de Jesus, Abba, que é o nome de Deus utilizado por Jesus, e Maranatta, traduzido como 'Deus venha'. Isso ao mesmo tempo em que as mãos são posicionadas em determinadas regiões do corpo ou em cima dos chakras", diz.

O teólogo Otávio Leal (Foto: Divulgação)

 

"Cura" como no benzimento das avós

Leal conta como surgiu a prática: "Tive um teólogo chamado Edmundo Pellizari, que me deu muitas aulas e iniciações cristãs. Dentro dos ensinamentos dele, nós sintetizamos juntos essa ideia da imposição das mãos na pessoa e a reza do Pai Nosso em aramaico, com a mentalização de alguns sinais".

Muito parecido com o benzimento das nossas avós, não é? "Não tem nada de novo. Inclusive no Reiki Cristão fazemos o benzimento do Frei Hugolino", conta. Brasileiro, Hugolino foi um frei católico e parapsicológico que, além de ficar conhecido como escritor, também ganhou fama pelo poder de cura com as mãos.

"Mas esse negócio de cura é relativo, né? Se eu pudesse curar alguém de fato, estaria agora no hospital de crianças com câncer, curando cada uma delas. O reiki é uma técnica para viver melhor, com mais harmonia", diz o místico.

Técnica é ensinada em curso

Diferentemente da prática japonesa, aqui a pessoa não passa por um processo de iniciação — é necessário apenas comungar ou ter sido batizado na Igreja Católica. Mas há um curso, no qual são estudados e analisados o terço bizantino, a prática do rosário e a oração de Ave Maria e a magia cristã, baseada nos pantáculos cristãos — os símbolos de grande poder no cristianismo.

"Se eu pudesse resumir em poucas linhas, o Reiki Cristão é por a mão em alguém, baseado nas palavras de Jesus, e fazer o Pai Nosso, que é uma oração muito forte independentemente da crença. O Pai Nosso em aramaico nos coloca em transe. Reiki é acolher, ser carinhoso e gentil. Se alguém acredita que isso é ruim ou do mal, é um problema muito mais de educação e preconceito do que de religião", completa Leal.

 

Por Camila Eiroa, em colaboração para o UOL

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.