Topo

Como descobrir seu ascendente no signo? Entenda como isso é definido

Saber o seu ascendente ajuda a entender traços da sua personalidade - sololos/Getty Images
Saber o seu ascendente ajuda a entender traços da sua personalidade Imagem: sololos/Getty Images

Caimila Eiroa

Colaboração para Universa

10/11/2022 10h19

Diga-me seu ascendente, e te direi quem és. Quem vive cercado de amigos que gostam de astrologia, sabe que é comum na roda de conversa surgir a seguinte pergunta: mas qual o seu ascendente? Esse signo é um dos principais elementos para que se possa entender as influências astrais em cada pessoa. Porém, nem todo mundo tem acesso a essa informação.

Antes de mais nada, é preciso saber que o ascendente recebe esse nome por ser o signo que estava despontando no céu no momento do nascimento.

Por isso, fala sobre as características que se manifestam logo de cara e os traços mais fortes da personalidade de cada um.

Para saber qual o seu ascendente, é essencial ter em mãos os dados completos de nascimento, normalmente encontrados na certidão: data completa, horário e local.

Como é definido o ascendente?

O ascendente muda a cada duas horas, aproximadamente. Por isso o horário de nascimento é um fator essencial para descobri-lo.

No entanto, existem algumas técnicas que permitem supor, ainda que com uma margem de erro, o ascendente de uma pessoa que não tem conhecimento sobre o horário que nasceu.

"Quando analisamos o posicionamento do ascendente e lemos as casas de um mapa astral, basicamente estamos lendo a jornada e a história de vida daquela pessoa. Por isso, nossos desafios pessoais, nossa sorte, nossa sombra, nossa luz e nossas potencialidades são todas descritas conforme esse posicionamento", explica a astróloga Nataly Maciel.

Segundo ela, através do signo ascendente é possível aprender diversas lições sobre a nossa própria natureza e aprofundar, ainda mais, o autoconhecimento.

A partir da análise astrológica, o conjunto de informações do mapa vai trazer as chaves para compreender a individualidade de cada ser. Por isso, não é possível descrever uma pessoa apenas pelo seu signo solar ou pela sua Lua.

"O ascendente, por traduzir a forma como nos mostramos ao mundo e exercemos nossa personalidade, traz lições infinitas ao longo de toda a vida. Com ele, é possível analisar possíveis conflitos entre outras posições do mapa, como aquelas exercidas pelos planetas pessoais, que exercem influência direta em como sentimos e manifestamos nossas intenções", acrescenta a astróloga.

Como descobrir o seu ascendente?

Software de astrologia

Existem alguns softwares usados por astrólogos e estudantes de astrologia para fazer o cálculo dos trânsitos planetários. Além de ser uma ferramenta que permite navegar nas efemérides do passado e dos tempos atuais, ela gera gráficos para análises que podem ser pessoais, profissionais e até empresariais.

Ainda assim, os dados completos de nascimento da pessoa ou do negócio são necessários para poder gerar o mapa e descobrir o ascendente. Geralmente são programas pagos por assinatura e próprios para o uso no computador.

Sites

Hoje em dia há diversos sites que fazem o cálculo do mapa astral gratuitamente. Basta escolher o de sua preferência, preencher com seus dados completos e exatos de nascimento — dia, mês, ano, horário e local — e esperar o gráfico ser gerado. Atente-se: nestes casos, o ascendente geralmente é denominado como "AC".

Cálculo por suposição

Essa é uma modalidade manual que exige alguns conhecimentos, embora possa servir quando a tecnologia não está à disposição. Ainda assim, é uma técnica com margem de erro e deve ser checada por um astrólogo ou uma ferramenta profissional.

Para começar, é preciso saber a ordem dos signos, que começa em Áries e termina em Peixes. A próxima informação importante é: a roda astrológica possui 12 casas que representam cerca de duas horas cada, aproximadamente.

Devido ao fato de o ascendente estar posicionado na casa 01 do mapa, que abrange o horário das 06h às 08h, é possível deduzir em qual casa o Sol está pela aproximação do horário do nascimento, seguindo a ordem dos signos e rodando a mandala astrológica casa por casa.

Não sei o meu horário de nascimento, e agora?

A astróloga Nataly Maciel conta que, sabendo o dia do aniversário, é possível descobrir o ascendente de duas formas: caso tenha ao menos o horário aproximado do nascimento é possível presumir o ascendente, já que ele muda a cada 2 horas. Além disso, o Sol sempre vai nascer com o ascendente localizado no mesmo signo em que ele está.

Porém, existe uma técnica avançada chamada retificação de horário, ideal para quem não possui registros ou informações sobre o horário aproximado de nascimento. Essa técnica deve ser desempenhada por um astrólogo profissional, que vai entender os principais eventos da sua vida e utilizá-los para deduzir a hora exata do seu nascimento.

Os trânsitos são analisados através de acontecimentos como datas de casamento, mudanças, nascimentos de filhos, morte dos pais, crises financeiras e até cirurgias. Há, ainda, outras técnicas de retificação mais profundas, como a Trutina de Hermes, que observa a posição da Lua no mapa de concepção para identificá-la como ascendente.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.