Topo

O Vidro de Dragão de Game of Thrones existe! Conheça a pedra obsidiana

Universa

27/04/2019 04h00

(Foto: Reprodução HBO)

E se a gente te disser que o famoso Vidro de Dragão, de Game of Thrones, existe mesmo? Estamos falando da Obsidiana, uma pedra bastante polêmica e muito difundida no meio terapêutico e esotérico.

Enquanto na série o vidro é o único material capaz de combater os White Walkers, na vida real ele já foi usado por Maias, que faziam facas de sacrifício com o material, um artefato vendido até hoje como souvenir.

Veja também

Também não é a primeira vez que a Obsidiana surge em um filme ou seriado: é desse material o famoso espelho da Branca de Neve. Os espelhos negros de Obsidiana são muito usados em tradições de bruxaria, como instrumentos que servem para revelar a verdade oculta das coisas e refletir o mal.

Diferentemente de um cristal, que tem uma ordenação perfeita de átomos e moléculas, a Obsidiana é, na verdade, uma lava de vulcão vitrificada. Lançada à distância, ela resfria com a temperatura do vento e se solidifica em um vidro. Portanto, é uma pedra comum e facilmente achada em regiões com vulcanismo recente e erupções riolíticas no mundo todo.

(Foto: Commons)

"Por sua formação não ser cristalina, ou seja, organizada em um sistema de cristalização, ela ressona com a energia vibracional do caos, que pode influenciar em nossa vida promovendo a verdade muitas vezes de forma caótica e dolorosa", explica Angélica Lisanty, litoterapeuta e fundadora do Espaço Cristalino.

Em seu trabalho, Angélica não usa a Obsidiana, justamente por ela vibrar no caos. "Independentemente da cor, todas as Obsidianas são caóticas. E elas são lindas mesmo, sedutoras, mas, por não serem organizadas, podem alterar o comportamento de maneira negativa e atrair brigas", diz a terapeuta.

É preciso cautela e responsabilidade, além de conhecimento teórico, para manipular a pedra. Afinal, se ela é a grande responsável por combater os caminhantes da noite, imagina o que ela não é capaz de fazer com a gente, não é mesmo?

Modismo

Nos últimos anos, tem se difundido a prática de utilização de ovos de Obsidiana em trabalhos ritualísticos para o feminino. Angélica alerta que o yoni egg, como é conhecido, pode deixar rastros do mineral, já que é solúvel e pode soltar parte de sua matéria.

"É bastante perigoso usar na parte interna do corpo, pode causar irritação e outros desequilíbrios. Para essa prática, o legal é usar pedras não solúveis e não tóxicas", diz.

Por ser uma pedra encontrada em diversos lugares do mundo, seu valor é baixo, tornando-a acessível para todos os tipos de público.

Enquanto as modas esotéricas estão com tudo, Angélica Lisanty deixa o lembrete de que é preciso estar atento àquilo que usamos sem um propósito ou sem conhecimento. Colares com pingentes de Obsidiana, por exemplo, podem ser prejudiciais ao funcionamento do chakra laríngeo. Além disso, podem agir de uma maneira negativa sem que nos demos conta.

Por mais que seja uma pedra que ajuda a florar o que está oculto, é sempre bom lembrar que podemos escolher um caminho mais amigável para isso.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.