Topo

É treta! Como cada signo reage quando é provocado

Universa

26/04/2019 04h00

(Foto: iStock)

Bom seria se o clima de paz reinasse no mundo todo. Mas como isso não existe nem em contos de fadas, precisamos aprender a fazer o mínimo, que é tratar todo mundo com gentileza e evitar guerrinhas desnecessárias.

Só que nem todo mundo se controla em tempo integral, sobretudo se é, de alguma maneira, provocado. Alguns conseguem se conter mais que outros e, por trás dessa diferença de comportamento, costuma estar o signo de cada pessoa.

Veja também

A astróloga e terapeuta holística Cristiane Toledo conta como as casas do zodíaco reagem quando se veem diante de uma provocação.

Áries

A fama não é à toa: impulsivo, raivoso, pavio curto, Áries é enquadrado na lista de encrenqueiros. Quando provocado, fala o que não deve e pode partir pra cima. Entra em confusões mais do que deveria, pois não aceita levar desaforo pra casa. Tudo é "culpa" de Marte, o deus da guerra, seu regente.

Touro

Este signo já é mais controlado e, quando incitado, Touro costuma ficar na dele — até o momento que não aguenta mais e se enfurece. Nessas horas, é melhor sumir de perto, pois o nativo com raiva tende a ficar agressivo e atingir a outra pessoa verbalmente de forma bem desagradável.

Gêmeos

Não é que Gêmeos não saiba lidar com provocações, mas por ser tão impulsivo, dá respostas sem pensar. A comunicação é uma arma geminiana, e ele usa o recurso para se defender – ou ofender. Depois, com calma, percebe seu erro e volta atrás, pedindo desculpas.

Câncer

Foge de confrontos e, se por acaso for provocado, acaba escapando para o lugar em que se sente protegido: sua casa. O nativo de Câncer costuma ser uma pessoa sensível, avessa a brigas e discussões. Entretanto, se a pressão for muito grande, torna-se bastante cruel com as palavras.

Leão

O nativo é um cara equilibrado, na dele, desde que não seja provocado. Por ser regido pelo elemento Fogo, Leão retruca rispidamente e até parte para a agressão física, em casos extremos. Isso porque não sabe lidar com quem desafia seu orgulho nato.

Virgem
O virginiano detesta confusões, muito mais ainda a ideia de entrar numa briga – acha que é tempo gasto à toa, o que o leva a não dar muita atenção quando é provocado. Mas Virgem também tem outro lado: quando perde o controle, sabe atingir o outro de maneira bem cruel, no ponto fraco que ele provavelmente conhece bem, graças à sua observação constante a tudo e a todos.

Libra

Com Libra, a convivência é quase sempre harmônica. Signo da diplomacia, foge de brigas e quer que todo mundo viva em paz. Até quando é provocado, costuma responder de forma cordial, como se nada estivesse acontecendo com ele. O comportamento só será diferente se a provocação continuar — e aí todos vão conhecer o lado deselegante do libriano.

Escorpião

É um mau negócio provocar o nascido em Escorpião, alguém que não tem muita tolerância para a raiva e é mais briguento que o resto da turma. Costuma reagir de forma intensa, quase cego de rancor. A questão pode evoluir até para vingança, já que ele não costuma esquecer quem o ofende.

Sagitário

Outro signo regido pelo Fogo, Sagitário também tem seu lado impulsivo, briguento, agressivo. Não controla muito o que fala e, por isso, sua resposta desafiadora pode soar como nova provocação. Detalhe: costuma se sair melhor que todo mundo nos bate-bocas.

Capricórnio

É a casa do zodíaco mais discreta e abomina discussões. Tanto que é raridade Capricórnio se envolver em um conflito verbal violento. O mais provável é que deixe a outra pessoa falando sozinha, indo se isolar no seu mundo de discrição.

Aquário

Por ser ligado ao elemento Ar, Aquário é impulsivo e mais inconsequente do que deveria ser. Não vai deixar barato quando alguém o desafiar. Aliás, há grandes chances de ele ser o provocador em vez do provocado, porque gosta de um duelo com palavras, sobretudo para defender seus pontos de vista. Da mesma forma, é bem difícil evoluir para agressão física.

Peixes

O dia em que um pisciano se envolver numa discussão, será cena das mais raras. Peixes é o mais sensível dos signos e prefere fugir de todo e qualquer confronto. Opta sempre pela conversa, pelo diálogo, inclusive com pessoas que não lhe fazem bem. Sua arma é a apelar para o coração para resolver qualquer problema.

Claudia Dias, colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.