Topo

Como cada signo lida com a solidão (spoiler: nem todo mundo sofre com isso)

Universa

29/03/2019 04h00

(Foto: iStockphoto/Getty Images)

Solidão não é uma palavra atraente para muita gente. Há quem abomine a ideia de não ter alguém por perto, enquanto outras pessoas apresentam predisposição natural para se sentirem confortáveis quando desacompanhadas.

Tais características podem ser identificadas, inclusive, numa análise do horóscopo, já que cada casa do zodíaco tem uma relação diferente com o isolamento. Com ajuda de Fêh Fêrri, astróloga do Meditation 4 You, vamos analisar os signos pela ótica de como cada um lida com os momentos a sós.

Veja também:

"É uma visão genérica. Numa análise individual, o posicionamento dos outros planetas 'temperam' e podem equalizar essas informações com mais ou menos intensidade em alguns casos", observa a especialista.

Áries

A iniciativa é uma das principais características de Áries e, por ser inquieto e fazer mil coisas ao mesmo tempo, dificilmente estará sozinho. A tendência é gostar mais do movimento do que da calmaria, podendo se entediar facilmente com a solidão. Mas também pode se sentir solitário, mesmo rodeado de gente – o que não é nenhum drama, já que o ariano tem dentro de si a habilidade necessária para se beneficiar disso.

Touro

Por valorizar tanto de vida boa e conforto, Touro tem maior predisposição para viver momentos solitários, sentindo muito prazer em tais ocasiões. Como é uma pessoa mais seletiva nas diversões, muitas vezes prefere a própria companhia. Ele tira vantagens disso, uma vez que seu processo mental é muito ativo e aproveita para refletir sobre suas atitudes e conhecer-se ainda mais.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos gosta muito de conversar e trocar ideias, inclusive com estranhos. Além disso, fica feliz quando se relaciona com gente – aliás, quanto mais pessoas por perto, maior a diversidade de assuntos que ele resgata em seu repertório. Já que precisa de tempo para se informar, não se importa em ficar sozinho, desde que nestas horas absorva algum tipo de conhecimento.

Câncer

O nativo de Câncer tem facilidade para experimentar a solidão, parte por conta da sua ligação com acontecimentos passados e da boa memória, parte porque sua mente ativa o leva a imaginar mil e uma situações. Deve, porém, aproveitar esses momentos sem sobrecarregar a mente com pré-julgamentos, além de aprender a usar a inteligência do seu processo mental, focando no bom conhecimento de si mesmo e dos outros.

Leão

O leonino apresenta um pouco mais de dificuldade para a introspecção. Não curte muito estar sozinho, porque precisa de pessoas por perto para poder falar, se expor, opinar. Desacompanhado, sem ninguém para ouví-lo, parece que nada é prazeroso. Nessas horas, a tendência de Leão é se sentir melancólico.

Virgem

Taí alguém que aprecia ficar sozinho e valoriza o tempo desacompanhado para fazer tudo o que tem que ser feito, do jeito que considera melhor.  Virgem, geralmente, não tem grande necessidade de se divertir em tempo integral. Por isso, tende a sentir prazer e conforto na própria intimidade. Os momentos solitários o ajudam a elaborar passos para seus sonhos e projetos grandiosos.

Libra

Para ele, companhia é uma necessidade, tanto amorosa como dos amigos. Libra se  sente melhor ao lado de alguém. Quando está sozinho, começa a se autoanalisar demais, se prendendo a detalhes sem importância. Ou seja, solidão não significa serenidade e, sim, momentos de tensão pelo excesso de autocríticas. O nativo precisa relaxar e abandonar os excessos do processo mental.

Escorpião

Gosta de ficar sozinho e tem prazer na solidão, apreciando os momentos de intimidade consigo mesmo. Não que Escorpião seja avesso a outras pessoas, mas sua mente pede e tem necessidade de ocasiões de paz, especialmente se o isolamento for em lugares bonitos e refinados.

Sagitário

Amante do movimento, está sempre em busca de mais uma diversão, interagindo com quem estiver ao redor. Mas Sagitário também se adapta ao afastamento, pois sua mente trabalha em ritmo intenso e de modo investigativo, levando-o a mergulhar em questões que ele precisa lidar em seu consciente. Tem, inclusive, facilidade para o autoconhecimento.

Capricórnio

Este é um signo com perfil mais solitário, sério, menos voltado para as diversões e para o social, o que leva à vivência natural de muitos momentos sozinho. Para Capricórnio, a solidão não é uma experiência temida, como costuma ser para outros signos, pois nessas ocasiões ele tem altas inspirações e reflexões até filosóficas.

Aquário

Não é toda hora que Aquário quer gente por perto. Ele precisa de um tempo sozinho para processar seus pensamentos. Tanto que considera esses momentos importantíssimos no seu dia a dia. O nativo vê na solidão uma boa oportunidade para refletir de forma responsável sobre questões mais importantes, principalmente assuntos coletivos e práticos do cotidiano.

Peixes

O processo mental de Peixes na solidão é tão cheio de insights e agitação interna que ele realmente precisa ter seus momentos sem ninguém ao redor. É quando ele entra em contato mais fácil com sua intuição, o que afeta sua criatividade. Tem consciência da importância desse isolametno, tanto para autoconhecimento como para sua evolução.

Claudia Dias, colaboração para Universa.

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.