Topo

Áries é temperamental: como o ascendente afeta o comportamento desse signo

Universa

28/03/2019 04h00

(Foto: iStock)

Áries, a primeira das casas zodiacais e um dos signos mais polêmicos do horóscopo. Conhecido pelo temperamento forte, tem seu lado impulsivo e controverso, já que não faz muita questão de agradar ninguém.

O ariano é direto e impaciente. Ao mesmo tempo, é cheio de garra, vitalidade e atitude, mostrando-se pioneiro e corajoso. "Também é idealista e adora lutar por ideais e peitar um bom desafio", comenta a astróloga Serena Salgado, do Astrocentro. Isso tudo é influência do elemento Fogo e do planeta Marte, seus regentes.

Veja também

Mas tais características sofrem alterações, mudanças ou adaptações, dependendo do signo ascendente de cada ariano. "A energia do ascendente representa a forma como manifestamos nossa essência no mundo", pontua a astróloga.

A seguir, com ajuda de Serena, listamos o que é esperado da combinação entre o signo solar e o ascendente, cuja vibração fica mais evidente perto dos 30 anos de idade.

Áries com ascendente em Áries

A presença dupla de Áries torna o cenário mais explosivo. O Fogo regente provoca atitudes impulsivas, acelerando ações e atropelando atitudes. A impaciência e a ansiedade prejudicam situações que, se fossem trabalhadas com bom senso e moderação, seriam um sucesso. Tal mescla de energia favorece o pioneirismo e a autoconfiança, mas exige equilíbrio e sabedoria.

Áries com ascendente em Touro

A energia do elemento Terra, de Touro, traz  habilidade para o ariano ser mais ponderado em suas ações. Porém, não é uma combinação fácil de ser equalizada. Quando isso não acontece, o nativo sente que tudo em sua vida anda devagar e se sente preso a estruturas (afetivas, profissionais, familiares, materiais…) que não quer, mas precisa manter.

Áries com ascendente em Gêmeos

A combustão entre o Fogo ariano e o Ar geminiano faz esse perfil ser comunicativo e valorizar a liberdade. Não suporta rotinas e situações tediosas e se mostra sempre pronto para algo novo, o que pode acarretar instabilidade de comportamento. Por influência de Gêmeos, vai conhecer muita gente e ter um leque de talentos e vivências. Só que precisa ter foco e disciplina para não se perder em seus projetos, querendo viabilizar tudo ao mesmo tempo ou abandonando-os no meio do caminho.

Áries com ascendente em Câncer

A grande força emocional de Câncer pode desequilibrar o perfil ariano. Como os dois são signos cardinais, há uma forte vontade de liderança – porém, um quer fazer de forma mais direta, e outro, de maneira mais sutil. Essa combinação traz mudanças bruscas de humor e interioriza o nativo numa capa de autoproteção. Ele terá de buscar caminhos mais racionais e temperar toda essa emoção com praticidade e paz interna se desejar sucesso na vida.

Áries com ascendente em Leão

Os dois signos são regidos pelo Fogo, o que pode trazer mais energia, alegria e vontade grande de colocar muitos projetos em andamento – atividades físicas competitivas e artísticas e desejo de empreender, por exemplo. Com Leão (https://universa.uol.com.br/horoscopo/leao/horoscopo-do-dia/), a tendência é que o ariano manifeste desejo de ser reconhecido, pisando no tapete vermelho do sucesso. É uma mistura que gera carisma, vitalidade e energia criativa, mas que pode deixar a pessoa muito autocentrada e um pouco egoísta.

Áries com ascendente em Virgem

O ariano gosta de ter controle de tudo, é sério no que busca e um pouco duro consigo mesmo. Quando se une ao perfeccionista Virgem, entra na vibe de fazer tudo com muita ordem, ficando mais crítico e exigente. Isso traz uma carga racional e analítica, conferindo mais praticidade, capacidade de comunicação e rapidez mental, além de humor ácido e um temperamento, ao mesmo tempo, crítico e meio rude.

Áries com ascendente em Libra

Essa é a reunião de dois opostos complementares. Como falam línguas bem diferentes, as características arianas (impetuosidade, palavras diretas, falta de jogo de cintura) ficam abaladas por volta dos 28 anos, quando Libra entra em ação. Com isso, o ariano passa a ser mais comedido, diplomático e tolerante, sempre vai lembrar que, para tudo, existem dois lados.

Áries com ascendente em Escorpião

Ambos são regidos por Marte, que em Áries se revela com a força e o ímpeto de um guerreiro e em Escorpião, com a estratégia de um general. Mas o ariano tem influência do Fogo (quer tudo rápido, avança sem freios, agindo ora por instintos ora pela mente racional) e o escorpiano, da Água (observa muito antes de agir, desconfia de tudo e todos e sonda ambientes e pessoas até tomar uma atitude). A energia de Áries pode se entediar com o controle de Escorpião. Porém, se houver equilíbrio, tendem a impulsionar a renovação, a força e a garra.

Áries com ascendente em Sagitário

Os dois têm regência do Fogo, o que se revela numa incrível vitalidade para o nativo. Quando a energia de Sagitário se coloca em movimento, a tendência é o ariano seguir a vida mais despreocupadamente, sem tantos pesos e angústias, acreditando que tudo dará certo e que é preciso alçar voos mais altos. Ou seja, se sentirá mais leve, confiante e descontraído com o tempo.

Áries ascendente em Capricórnio

Por volta dos 28 anos, o inconstante Áries vai sentir a ação do ascendente, tentando moldar sua personalidade cheia de vibrações fortes. Isso vai ajudar o ariano a ser mais focado e organizado, a desenvolver o que precisa com calma e a construir solidez em seus passos. O lado criativo e ousado de Áries vai ganhar a força do perfil realizador de Capricórnio.

Áries com ascendente em Aquário

O ascendente Aquário trará ponderação e um lado mais analítico para Áries, que é alguém um tanto quanto individualista. Além disso, vai promover mais sabedoria na vida ariana, trazendo para o nativo a vontade de ser livre, criativo e único.

Áries com ascendente em Peixes.

Na juventude, a energia de Áries impera, mas conforme a maturidade for chegando, o nativo vai sentir tudo mais à flor da pele, graças a Peixes. Assim, vai se magoar com mais facilidade, amar com mais entrega, sentir de maneira pungente as dores do mundo. O ascendente fará o ariano descobrir a vida além dele mesmo, que é preciso se entregar amorosa e espiritualmente e dar mais de si para o planeta e pessoas. Quem nasceu com esse perfil terá de equilibrar as emoções e usar o lado mais prático e racional para conquistar o que deseja.

Claudia Dias, em colaboração para Universa.

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.